Recentemente, tive o prazer de participar de um workshop breve, mas absurdamente interessante sobre gestão criativa.

Na condição de aprendiz de publicitário, toda e qualquer informação que encontro (na minha incessante busca) é válida e tem serventia (se não for para aprender é para não fazer).

Eu leio. Leio tudo. Até aquilo que acho desnecessário, eu leio. Não importa se é diretamente sobre publicidade, sobre redação, sobre marketing, sobre qualquer coisa, eu simplesmente destino minha atenção pra leitura. Acredito que é melhor pecar pelo excesso de informação (para depois filtrá-la e selecionar o que realmente é válido naquele momento) do que achar que você sabe o suficiente.

Você precisa ler para ter argumentos válidos e coerentes. Você precisa ler para não ser enganado. Você precisa ler para oferecer o melhor ao cliente – do seu cliente. Não importa o motivo, a razão ou a circunstância: você PRECISA ler.

O jornal, o portal de notícias, o site de dicas, seu signo, as tirinhas, seu feed de notícias são todos, sem exceção, fontes de informação. Umas, mais confiáveis; outras, de inspiração. A leitura é diferencial não só para o mercado, é alimento pra alma, pra criatividade, pra enfrentar a vida. A leitura torna você apto a emitir sua opinião sobre determinado assunto.

Ler abre caminhos para novos olhares que antes não eram vistos. Ler torna uma ideia impensada em uma possibilidade. Mas, fique atento e não se engane: quanto mais você lê e menos você sabe, mais sábio você se torna. Sua busca pelo conhecimento e pela sabedoria em usá-lo é crucial para a sua argumentação. Ou você ainda acha que é possível que qualquer conversa boba, recheada de termos técnicos, é capaz de enganar seu cliente? Se você acredita nisso, eu sinto muito por você.

Minha dica pra hoje (pra amanhã, pra sempre) é LEIA. Leia para você ser uma pessoa melhor; o “destacar-se” será só uma boa consequência!

Foto do livro via Shutterstock.