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Ferramentas para Redes Sociais

A gente sabe que as redes sociais são ferramentas indispensáveis para as empresas hoje em dia.

Se você quer ter sucesso com a sua estratégia de inbound marketing, ou otimizar as suas ações de marketing digital, as mídias sociais são excelentes para criar relacionamentos com seu público, criar uma audiência fiel, encontrar influenciadores, divulgar um blog e até aumentar as suas vendas!

Mas sem um gerenciamento bem montando, uma boa organização de posts, compreensão da persona e o acompanhamento  de métricas, fica difícil mandar bem nas suas ações sociais.

Pensando nisso, separamos as 9 melhores ferramentas de redes sociais que você precisa conhecer!

Vamos lá? Acompanhe!

1. Sprout Social

sprout

Para abrir bem essa lista, vamos começar com a ferramenta de gerenciamento de redes sociais mais completa que há no mercado hoje.

A Sprout Social é mais uma criação do Neil Patel. O guru do marketing digital moderno já criou soluções como a Hello Bar, CrazyEgg, QuickSprout e KISSmetrics, e o Sprout Social é a ferramenta mais recente.

Basicamente, é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais, mas com funções analíticas e de acompanhamento bem interessantes.

É possível selecionar palavras-chave e hashtags para serem acompanhadas constantemente nas redes sociais.

Existem diversos relatórios bem completos para ajudar na mensuração dos KPI’s – indicadores-chave de performance.

Além, claro, de ser possível agendar e publicar no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn remotamente.

É uma ferramenta bem interessante para times e empresas, já que é possível cadastrar diferentes projetos, e colaboradores com níveis de permissão personalizados.

Como você deve imaginar, é uma ferramenta paga, mas se você quer realmente levar a sua estratégia de redes sociais para o patamar dos líderes do mercado, ela é muito valiosa!

2. Buffer

buffer

O Buffer é uma das plataformas de redes sociais mais conhecidas no mercado.

Você pode acompanhar diferentes redes sociais, gerenciar e automatizar postagens, e até descobrir o melhor horário para publicar em cada uma delas.

Diferente do Sprout, existe uma versão grátis bem interessante que permite o acompanhamento de até 4 redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+). Se você quer testar ou gerenciar seus perfis pessoais (e até profissionais) essa é uma boa opção para começar.

As versões pagas expandem as possibilidades de redes sociais a serem gerenciadas, e também o número de perfis que você pode cadastrar.

É possível emitir alguns relatórios de rendimento, mas o acompanhamento de influenciadores, KPIs e interações não é tão completo.

3. Hootsuite

hootsuit

Para fechar o gerenciamento, vamos falar de mais uma plataforma bem conhecida pelos gerentes de social medias. O Hootsuite é mais uma opção para quem deseja gerenciar diferentes perfis nas redes sociais, e também com uma versão gratuita!

Ele trabalha com streams, janelas diferentes que você pode selecionar diferentes redes sociais para acompanhar todas em uma só tela.

Isso permite visualizar, em tempo real, diversos feeds de notícias.

Também é possível agendar postagens em diferentes redes sociais e a versão gratuita limita o acompanhamento a 3 perfis, incluindo Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e até do WordPress.

4. Google Analytics

GA

Se você quer monitorar qualquer plataforma digital, o Google Analytics é sempre a escolha certa.

A plataforma de monitoramento do Google permite que você acompanhe blogs, sites, anúncios do AdWords e qualquer página que tenha um pixel de acompanhamento.

Para as redes sociais, você pode utilizá-lo de uma maneira um pouco diferente. Ele acompanha a origem do tráfego de cada uma das suas páginas, sendo assim, você pode identificar as redes sociais que levam mais visitantes para o seu blog, qual é o fator “visualizações vs. visitas/cliques” e várias outras correlações relevantes.

Ah! E ele é totalmente gratuito!

5. Cyfe

cyfe

Dashboards são excelentes ferramentas para times que acompanham várias redes sociais ao mesmo tempo.

E se você quer uma completa, o Cyfe é a melhor opção.

É possível criar diversos quadros com informações sobre diferentes mídias sociais.

São tantas opções que é fácil se perder na hora de decidir o que você vai acompanhar!

Além das métricas mais comuns, como número de curtidas e tuítes, existem outras mais avançadas que transformam a sua análise em um acompanhamento bem detalhado.

Você pode encontrar fatores negativos que podem ter gerado descurtidas ou tuítes que resultaram em perda de seguidores e muito, muito mais!

E o melhor de tudo isso? Ele é grátis! Existe uma versão premium, mas a free já é suficiente para a maioria dos negócios.

6. BuzzSumo

buzzsumo

Muitas das ações nas redes sociais têm como objetivo criar buzz, ou seja, gerar engajamento dos seus seguidores e atrair atenção para a sua marca.

O BuzzSumo é uma ferramenta que te ajuda a medir exatamente isso!

É possível acompanhar quantas vezes um link foi compartilhado, qual é a página que mais faz sucesso no seu blog ou site, e qual rede social gera mais engajamento.

Ele te mostra os compartilhamentos das suas páginas por redes sociais, quantos cliques ela recebeu e qual está perfurando melhor.

A versão gratuita limita o número de buscas, mas já é uma opção para você consultar pelo menos uma vez por dia.

Também existe uma versão paga que libera diversas funcionalidades bem interessantes.

7. HowSociable

howsociable

A influência que a sua marca tem nas mídias sociais é um excelente indicador para a sua estratégia.

A HowSociable é uma maneira de acompanhar a relevância da sua marca em diferentes redes, através do acompanhamento de citações, curtidas, likes e compartilhamentos.

A versão gratuita oferece funcionalidades bem limitadas, mas existem planos mensais, trimestrais, semestrais e anuais bem interessantes.

8. Quintly

quintly

O Quintly é uma ferramenta de análise de dados que você precisa conhecer.

Ela é famosa por ajudar empresas a criar benchmarks do mercado e de seus concorrentes. Assim, fornece diversos dados relevantes para o planejamento e execuções de campanhas nas redes sociais.

Esse acompanhamento ajuda a entender se os resultados das ações estão sendo alcançados, sendo possível investir nas ações que realmente funcionam.

9. AgoraPulse

agorapulse

A AgoraPulse tem ganho destaque no cenário nacional após ser reconhecida globalmente como uma das melhores ferramentas do mercado. Vamos publicar um infográfico nos próximos dias com mais informações sobre esta excelente plataforma aqui no Vitamina Publicitária.

O que achou da nossa lista de ferramentas para redes sociais?

Essas são algumas das que consideramos indispensáveis para uma boa execução de ações nas redes sociais!

Existem diversas opções e você pode optar por contratar as que são mais relevantes para a sua estratégia!

Para você continuar mandando bem na sua estratégia de redes sociais, confira o Kit completo de marketing nas redes sociais que a Rock Content criou para você. Aproveita que é grátis!

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.

Troféu via Shutterstock.


Vitor Peçanha

Co-fundador da Rock Content, maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil e evangelista sobre o assunto. Viciado em tudo relativo a marketing, startups e empreendedorismo.

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