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Por menos informado que você esteja, tenho certeza que você em algum momento já ouviu falar, leu ou aprendeu algo sobre Marketing de Conteúdo.

E provavelmente você já sabe também que ele funciona e vem reformulando a maneira de fazer publicidade (com resultados de verdade).

O que, talvez, você não saiba é que a parte dos resultados é a ponta do iceberg dessa revolução toda. Trabalhar efetivamente com Marketing de Conteúdo é uma tarefa bastante árdua.

Diferente do que você possa pensar, é um processo que não tem fim. Atrair, converter, se relacionar, vender e analisar são passos que andam em um looping eterno. Vamos aos passos!

1. Atrair

Se você já tentou conquistar alguém, tem uma noção básica de como isso dá trabalho. E nos negócios não é diferente. Você precisa buscar incessantemente o melhor, o novo, o criativo, porque é através dele (e da pertinência que ele tem) que você se torna referência para quem está buscando a solução de um problema.

2. Converter

OK; você chamou a atenção e seu potencial cliente já sabe da sua existência. Agora, é a hora de mostrar ainda mais o quão benéfica pode ser essa relação entre vocês. Mostre a ele como você tem a solução que ele busca e, além disso, outros benefícios que SÓ você oferece.

3. Relacionar

Agora ele já é um lead bastante qualificado. Relacione-se e aproxime-se ainda mais dele. Deixe claro que o sucesso dele é tão (ou mais) importante do que o seu.

4. Vender

Depois de ganhar a atenção e a admiração dele, é hora de efetivar a venda. Ele está pronto para comprar (apesar de ele nem imaginar isso). Ele já é um admirador seu e dificilmente recusará sua oferta se os passos anteriores foram executados com sucesso.

5. Analisar

Se você acredita que após a venda tudo está OK, seu negócio está fadado ao (in)sucesso. O pós-venda é essencial para que esse cliente adquira outros serviços ou indique você para conhecidos.

Se você prestar atenção, vai entender como cada parte é importante para o sucesso do todo e que cada uma tem que ser pensada com cuidado e muito planejamento.

De nada adianta, por exemplo, conquistar um potencial cliente se você o abandona no pós-venda. Ele vai te ver como um aproveitador. E isso não é nada bom!

Se você está executando o Marketing de Conteúdo e está achando fácil, sinto lhe dizer, mas há duas opções: ou você está fazendo errado ou não está fazendo.

O seu cliente sempre espera mais de você, por isso, qualquer pequena falha que você cometer pode ser crucial para a venda. Apesar de trabalhoso, o Marketing de Conteúdo dá resultados. Pense nisso!

Poção do amor via Shutterstock.


Michele

Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.

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