No nosso terceiro webinar para vocรช designer freelancer e criativo empreendedor, falamos sobre 6 Passos para Atrair, Vender e Fidelizar Clientes na Internet.
Vocรช tambรฉm pode acessar o vรญdeo da aula dentro da pรกgina consultoria na รกrea de membros do Vitamina Publicitรกria.
Confira o รกudio da aula e aprenda:
- Como atrair clientes na internet.
- Qual รฉ o caminho ideal para vender na internet.
- Como usar as principais estratรฉgias de marketing na internet.
- O que vocรช deve fazer com os visitantes do seu site.
- Porque o e-mail รฉ fundamental para fidelizar na internet.
- Como viralizar nas redes sociais.
Ouรงa oย Podcast Mรญdia, Nรฃo Marketing, abaixo…
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Notas do Show:
Transcriรงรฃo
DANIEL: Seja bem-vindo ao webinar Seis passos para Atrair, Vender e Fidelizar Clientes na Internet. Eu me chamo Daniel Chohfi, vou ser o seu apresentador hoje acompanhado de Michele Garbin, nossa colunista e professora do curso Redaรงรฃo Publicitรกria com foco em Produรงรฃo de Conteรบdo. Michele, รฉ um prazer estar aqui com vocรช hoje, boa noite, seja muito bem-vinda.
MICHELE: Boa noite, Daniel. Boa noite pessoal. ร um prazer estar novamente aqui com vocรชs, para dividirmos experiรชncias, trocarmos uma ideia e, principalmente, para aprendermos muito junto.
DANIEL: Legal, vamos lรก. Vamos aguardar mais um minuto atรฉ as pessoas irem chegando, se acomodando por aqui. Enquanto isso, pedimos para vocรช enviar o seu nome e a cidade de onde vocรช estรก falando no chat. E tambรฉm pega o seu papel e caneta para anotar as respostas que vamos abordar aqui hoje.
Hoje vocรช vai aprender qual que รฉ o caminho que orientamos para um empreendedor ou para um profissional de marketing e comunicaรงรฃo atrair, vender e fidelizar clientes na internet. No final da nossa conversa, vamos um espaรงo para vocรช que estรก nos assistindo ao vivo, enviar as suas dรบvidas, mas a qualquer hora vocรช pode enviar uma nova dรบvida tambรฉm aqui no chat.
Nรณs recomendamos que vocรช desligue os possรญveis downloads que vocรช possa estar fazendo e feche outras abas de internet, Facebook, Youtube, etc., para vocรช ter uma conexรฃo de internet melhor e uma experiรชncia mais tranquila nesse evento. Ok? Vamos lรก? Sรณ mais um minutinho aqui atรฉ o pessoal ir chegando. Vamos lรก, Michelle?
MICHELE: Vamos lรก.
DANIEL: Ok. Entรฃo uma breve apresentaรงรฃo nossa. A Michelle Garbin รฉ redatora publicitรกria na 2OP propaganda, gerente de pauta, produtora de conteรบdo. Graduada em Letras, colunista do Vitamina Publicitรกria hรก dois anos, รฉ professora do curso Redaรงรฃo Publicitรกria com Foco em Produรงรฃo de Conteรบdo e mรฃe de um menino curioso de seis anos que divide o seu dia entre aumentar os seus conhecimentos em produรงรฃo de conteรบdo e nรฃo esquecer de estender a roupa lavada nรฃo รฉ, Michele?
MICHELE: ร, lรก sempre dizemos que aprender รฉ importante, mas viver tambรฉm รฉ importante. Hoje nรณs vamos entender um pouco como produรงรฃo de conteรบdo estรก realmente atrelada a esse dia a dia, como aprendemos com essas aรงรตes que consideramos automรกticas, manuais e que elas podem trazer um conhecimento bacana, podemos tirar uma liรงรฃo para produรงรฃo de conteรบdo em toda aรงรฃo do dia a dia.
DANIEL: Com certeza, com certeza. Eu me chamo Daniel Chohfi um nome um pouco incomum, sou empresรกrio, publicitรกrio, consultor de marketing e comunicaรงรฃo, estou hรก 15 anos no mercado. Fui dono de algumas agรชncias de marketing digital aqui no Brasil, morei em Berkeley nos Estados Unidos, sou o atual editor chefe do Vitamina Publicitรกria, professor dos cursos Mรญdia, nรฃo Marketing e Segredos das Mรญdias Sociais, e a Copyblogger me considera um destaque de sucesso na internet. Quem acompanha um pouquinho o meu trabalho sabe que eu sou fรฃ de carteirinha da Copyblogger assim como da Apple, e a Copyblogger รฉ a bรญblia do marketing de conteรบdo na internet considerada pela (VentureBeat) como uma das maiores em marketing de conteรบdo, inclusive na concepรงรฃo que eu sigo, eles que fundaram o termo marketing de conteรบdo, Brian Clark assim como todas as pessoas da equipe sรฃo realmente pessoas especiais, por isso que seguimos e tentamos trazer essa estratรฉgia, filosofia de trabalho deles, aqui para o Brasil.
A visรฃo geral do que vamos fazer hoje aqui. Vamos ver um caminho para comunicar e empreender na internet. Basicamente, vamos falar como e por que que essa ordem รฉ interessante. Entender o cliente, trabalhar conteรบdo, e-mail, o site e depois as redes sociais. Por que que isso รฉ tรฃo importante, tรก?
Vocรช estรก no lugar certo se vocรช quer saber como atrair clientes pela internet, vender pela internet, fidelizar clientes pela internet, usar as principais estratรฉgias de marketing em internet, produzir conteรบdo, viralizar nas redes sociais e quais ferramentas usar para produzir conteรบdo e divulgar na internet.
A minha jornada rapidamente. Eu sempre gostei de escrever e desenhar, trabalhei no Mercado Livre, vendia roupas e cursos de inglรชs. Depois trabalhei como assistente de marketing no e-commerce no shopping Morumbi aqui em Sรฃo Paulo capital. Com 19 anos eu abri minha primeira agรชncia de marketing digital, nรฃo conseguia fazer a empresa decolar, comprei o Vitamina Publicitรกria de um colega da faculdade, aรญ eu conheci o que era marketing de conteรบdo e os clientes comeรงaram a decolar com o marketing de conteรบdo que fez toda a diferenรงa, nรฃo sรณ para os clientes, mas para mim tambรฉm.
O Vitamina Publicitรกria tem mais de 250 mil seguidores hoje nas mรญdias sociais, temos uma mรฉdia de 60 mil acessos por mรชs, mais de trรชs mil alunos, 1.700 artigos publicados, sete anos de histรณria. Somos reconhecidos como formador de opiniรฃo e considero pela Hub Spot como um dos melhores blogs de marketing do Brasil.
A sua jornada, o que entendemos de vocรช que estรก nos acompanhando aqui hoje? Vocรช รฉ um profissional de comunicaรงรฃo, um publicitรกrio, um social media, um designer, um escritor, um empreendedor, vocรช quer comunicar melhor e vender mais, precisa melhorar o seu marketing, a sua comunicaรงรฃo, nรฃo sabe o que fazer para melhorar o marketing e a comunicaรงรฃo da sua empresa sem investir muito, precisa aprender a usar a internet para marketing e comunicaรงรฃo, nรฃo sabe por onde comeรงar a usar a internet, ou jรก usa, ou quer saber como usar a internet para atrair, vender e fidelizar clientes, vocรช vรช muitas estratรฉgias, mas poucos caminhos prรกticos que tragam realmente o resultado, nรฃo consegue reconhecimento no trabalho. Se vocรช trabalha dentro de alguma empresa, nรฃo รฉ um empreendedor, vocรช procura por cursos de marketing e comunicaรงรฃo, vocรช basicamente precisa de ajuda e nรณs estamos aqui para ajudar.
Hoje nรณs vamos falar sobre seis passos para atrair, vender e fidelizar clientes na internet.
- Passo 1: Conheรงa o seu cliente ideal.
- Passo 2: Produza o seu conteรบdo de fundaรงรฃo.
- Passo 3: Publique conteรบdo.
- Passo 4: Comunique com e-mail marketing.
- Passo 5: Crie o seu site.
- Passo 6: Promova nas mรญdias sociais.
Michele vocรช gostaria de complementar aqui?
MICHELE: ร importante ressaltar, Daniel, que esses seis passos, apesar de aparecer pouco, principalmente para quem pensa em iniciar uma produรงรฃo de conteรบdo, o que acontece? Eu penso assim โpoxa, produzir conteรบdo รฉ um negรณcio que dรก muito trabalhoโ. Mas a gente consegue, se vocรช verificar esses seis passos, eles nรฃo vรฃo muito alรฉm de quem jรก estรก no ramo empresarial faz, mas nรฃo na produรงรฃo de conteรบdo. Vocรช procura, vocรช busca conhecer o seu cliente, vocรช quer saber quem ele รฉ. O seu conteรบdo de fundaรงรฃo, na sua empresa provavelmente vocรช que jรก trabalha nela, sabe mais do que ninguรฉm sobre ele e utilizar de canais que aproximem essa relaรงรฃo, tambรฉm รฉ importante e sรฃo canais conhecidos, sรฃo canais que utilizamos no dia a dia.
A produรงรฃo de conteรบdo รฉ muito interessante porque ela nรฃo รฉ focada para quem รฉ da รกrea somente, quem estรก empreendendo pode desenvolver uma produรงรฃo de conteรบdo tรฃo ou mais qualitativa quanto um profissional da publicidade. Esses seis passos realmente certificam isso, qualquer pessoa que seja, que tenha em si o hรกbito da pesquisa, a vontade de aprender, pode desenvolver uma estratรฉgia de conteรบdo de sucesso.
DANIEL: Maravilha, vamos lรก. Vamos iniciar.
Tudo comeรงa com o cliente. O cliente รฉ o motivo da empresa existir, sem cliente nรฃo existe empresa, sem cliente nรฃo existe negรณcio, nรฃo existe departamento financeiro, nรฃo existe logรญstica, transporte, produto, nรฃo existe nada. O cliente รฉ e deve ser visto como a coisa principal e mais valiosa de qualquer empresa. E tudo comeรงa com o cliente. Entender o cliente รฉ essencial para que possamos, nรฃo sรณ comunicar melhor, mas criar e construir produtos, serviรงos e soluรงรตes melhores dos que as que jรก estรฃo no mercado.
Nรณs vamos iniciar aqui, com essa imagem aqui do Digital Commerce Institute, que mostra o seguinte. Temos aqui cรญrculos concรชntricos que vรฃo de fora para dentro e mostram como se fosse o funil de vendas, mas aqui sรฃo cรญrculos de vendas tรก? A ideia รฉ a seguinte: social network followers, os seus seguidos das mรญdias sociais, esse รฉ o รบltimo cรญrculo, รฉ a forma mais distante que as pessoas podem ter de contato com a sua empresa, com o seu negรณcio. E vamos passando para o cรญrculo atรฉ chegar no centro do cรญrculo que sรฃo os seus clientes fiรฉis, os seus clientes fidelizados.
De social network followers, das pessoas que seguem vocรช nas mรญdias sociais, vocรช pode levar essas pessoas para serem os seus seguidores, sรฃo as pessoas que acham vocรช dentro dos mecanismos de busca.
Depois temos a sua audiรชncia geral de conteรบdo, a sua audiรชncia especรญfica de e-mail, os seus consumidores, os seus clientes e depois os seus clientes fiรฉis. A ideia aqui รฉ que as pessoas vรฃo de fora para dentro, de fora do cรญrculo para dentro do cรญrculo.
O grande problema que acontece normalmente รฉ que as empresas tentam fazer a venda direto da rede social, todas as comunicaรงรตes vรฃo, de fora, do รบltimo, da parte mais distante, do mรญnimo (inint 11:15), da mรญnima confianรงa que as pessoas tรชm com a marca, jรก para ir direto para virar um cliente, onde รฉ muito mais fรกcil vocรช vender atravรฉs do e-mail ou de alguรฉm que te acha no Google.
Basicamente, รฉ isso aqui que nรณs vamos falar nessa estratรฉgia bรกsica. Entรฃo vamos lรก.
Passo nรบmero um, conheรงa o seu cliente ideal.
Vamos falar aqui sobre um mapa de empatia.
Mapa de empatia รฉ uma ferramenta criada dentro do Instituto de Design de Stanford que entendeu o seu cliente como se fosse um personagem comprador, uma buyer persona, mas basicamente, ela vai responder a: o que o seu cliente pensa e sente, o que ele vรช, o que ele fala e faz e o que ele ouve. Empatia รฉ provavelmente uma das coisas mais interessantes que podemos ter para tentar entender uma outra pessoa.
Quando falamos, โse coloca no lugar de outra pessoaโ isso รฉ empatia. Isso รฉ o que vamos fazer, vamos se colocar no lugar do cliente para entender o que ele pensa, o que ele sente principalmente, o que ele faz, o que ele ouve, quais sรฃo as dores, quais sรฃo os problemas que ele passa, quais sรฃo os objetivos de vida dele, e a partir daรญ, vamos comeรงar a criar conteรบdo e ir mais a fundo, mas tudo inicia com essa parte.
O mapa de empatia, ele pode ser revisto diversas vezes, pode ser revisto uma vez por mรชs, uma vez por semestre, uma vez por ano, sempre que vocรช revisa quem รฉ o seu cliente, vocรช tem mais conhecimento sobre ele e, consequentemente, pode criar produtos, serviรงos e se comunicar melhor.
Michele vocรช gostaria de complementar aqui?
MICHELE: O cliente ideal, quando falamos โah, vocรช tem que conhecer o seu cliente ideal.โ Isso muitas vezes nรฃo รฉ sรณ para quem estรก comeรงando, mas รฉ para quem sentiu uma diferenรงa, sentiu um declรญnio atรฉ no nรบmero de vendas enfim, de engajamento do seu cliente. Por quรช? Porque vocรช nรฃo estรก atingindo quem รฉ o seu potencial cliente de verdade, quem รฉ a pessoa que รฉ capaz e que estรก na mira do seu serviรงo.
O que acontece? Quando vocรช cria essa empatia, porque sabemos sabe que, semanticamente falando, empatia รฉ realmente colocar-se no lugar do outro, quando vocรช assume o posto desse seu cliente ideal, vocรช consegue pensar como ele, vocรช consegue raciocinar como ele, vocรช consegue sentir como ele e vocรช, tendo conhecimento dessas ferramentas, dessas sensaรงรตes, vocรช consegue ir alรฉm e saber exatamente o que ele quer ouvir e como ele quer ouvir isso.
DANIEL: Maravilha, perfeito. Basicamente, a ideia, o objetivo final do mapa de empatia รฉ assim, criar produtos, serviรงos, comunicar melhor. Mas algo, uma pergunta muito importante no meio disso que รฉ responder a: โmeus clientes precisam de uma maneira de?โ. E aรญ vocรช completa, โe por quรช?โ.
Se permita fazer isso agora, pensa lรก, no serviรงo, no produto, que vocรช vende, pensa em como vocรช comunica e tenta responder essa pergunta: os meus clientes precisam de uma maneira melhor de? E aรญ tenta completar o porquรช, o porquรช รฉ fundamental, por que que os seus clientes precisam de uma maneira melhor de fazer isso que eles realmente precisam. Cada vez que revisamos o mapa de empatia, vamos ter essa pergunta melhor respondida.
Esse daqui รฉ o mapa, รฉ uma folha bem simples, dividida em quatro quadrantes aqui, o que o seu cliente pensa e sente, o que ele vรช, o que que ele fala e faz, o que ele ouve. E mais em baixo podemos adicionar quais sรฃo as dores e quais sรฃo as necessidades do seu cliente.
A ideia aqui รฉ que escrevamos dentro do mapa, vocรช pode fazer isso, vocรช pode imprimir esse mapa, escrever isso numa folha, pode imprimir num papel A3 maior, por exemplo, e colar na sua parede, vocรช pode pregar na parede de qualquer forma.
Vamos fazer um exemplo aqui. No nosso caso, acabamos de falar que as pessoas que estรฃo aqui conosco querem comunicar melhor e vender mais. Isso aqui รฉ o nosso mapa de empatia, vamos ver como seria o passo nรบmero dois pegรกssemos esse โquer comunicar melhorโ e โquer vender mais.โ
Passo nรบmero dois รฉ produzir o seu conteรบdo de fundaรงรฃo.
O que รฉ o conteรบdo de fundaรงรฃo? ร o conteรบdo principal do seu negรณcio, que ele quer responder o seguinte: o que o seu cliente precisa saber para fazer negรณcio com vocรช?
Um exemplo: se vocรช tivesse cinco possibilidades de falar com o seu cliente, de transmitir uma mensagem para ele que vocรช sabe que ele vai prestar atenรงรฃo, o que vocรช gostaria que o seu cliente assimilasse para ele saber que vocรช รฉ a melhor soluรงรฃo para ele? ร o melhor produto, รฉ o melhor serviรงo, รฉ a melhor empresa? O que o seu cliente precisa saber para fazer negรณcio com vocรช? Quais seriam os cinco conteรบdos, – e aรญ quando dizemos conteรบdo pode ser qualquer tipo de conteรบdo.
Pode ser: quais sรฃo os cinco vรญdeos, os cinco comerciais, quais sรฃo os cinco artigos de blog, quais sรฃo os cinco podcast, quais sรฃo os cinco anรบncios, por exemplo, de uma revista que vocรช gostaria que o seu cliente visse e realmente assimilasse para ele entender que vocรช รฉ a melhor soluรงรฃo para ele.
No nosso caso, vamos supor que fosse. Mais um exemplo aqui para vocรช ir pensando para vocรช mesmo. O nosso cliente, ele quer comunicar melhor e vender mais, esse รฉ um pensamento, รฉ um sentimento de. Como um conteรบdo de fundaรงรฃo, temos o treinamento Mรญdia, Nรฃo Marketing, se vocรช acessar a home do Vitamina Publicitรกria vocรช vai conferir o treinamento Mรญdia, Nรฃo Marketing, que ensina exatamente o que estamos falando aqui, mas mais a fundo, com uma visรฃo de mรญdia, por que produzir conteรบdo realmente รฉ a forma mais inteligente hoje de se conseguir clientes, conseguir ter negรณcios melhores.
Vamos supor que o seu cliente seja um dentista, ou vamos supor que vocรช seja um dentista. Vamos fazer um outro exemplo aqui, e aรญ o produto รฉ clareamento dental. O pensamento e o sentimento รฉ: aqui dentro do mapa de empatia seria que a pessoa quer dentes mais brancos. O cliente ideal quer dentes mais brancos e tambรฉm quer ser promovido no trabalho, por isso que ele quer dentes mais brancos. Que รฉ um exemplo para vocรช ver como isso daqui seria feito.
O conteรบdo de fundaรงรฃo, como eu comentei, pode ser um artigo de blog ou um vรญdeo. Vamos supor que fizรฉssemos um artigo de blog, precisamos primeiro fazer o tรญtulo desse artigo de blog. Esse tรญtulo tem que ser um tรญtulo que realmente chama atenรงรฃo. Da mesma forma que vocรช vai num cinema, vocรช vai, por exemplo, assistir um filme, o tรญtulo daquele filme tem que chamar atenรงรฃo entre os outros que estรฃo disponรญveis. E na internet รฉ assim, em qualquer local que vocรช produz conteรบdo, que vocรช comunica, vocรช precisa chamar atenรงรฃo, nรฃo adianta ter o melhor conteรบdo lรก dentro, se o tรญtulo realmente nรฃo chamar a atenรงรฃo e nรฃo cortar em meio a todo esse barulho que estรก acontecendo, que existe.
โPor que o clareamento dental pode trazer a sua promoรงรฃoโ รฉ um exemplo. Mas รฉ um tรญtulo interessante para uma pessoa que quer dentes mais brancos e tambรฉm que quer ser promovida no trabalho. Eu coloquei aqui como exemplo porque รฉ algo que eu vou fazer agora de novo, na semana que vem. Eu estava fazendo os slides hoje e jรก fazem uns seis meses que eu nรฃo faรงo o clareamento aqui no dente e quem trabalha com marketing e comunicaรงรฃo sabe que a quantidade de cafรฉ que tomamos รฉ uma quantidade bem significativa. Eu falei โbom, estรก na hora de novo, vamos fazer.โ Estรก marcado para semana que vem. Eu estava pensando nisso.
Vamos supor que o nosso cliente quer dentes mais brancos e quer ser promovido no trabalho, aรญ vamos escrever esse artigo, โpor que o clareamento dental pode trazer a sua promoรงรฃo.โ Dentro desse artigo podemos abordar os seguintes tรณpicos:
- O benefรญcio do clareamento dental.
- Por que a apresentaรงรฃo pessoal รฉ importante no ambiente de trabalho.
- Por que a saรบde bucal รฉ vista como profissionalismo.
- Como as pessoas que sorriem mais sรฃo mais confiantes.
- Por que a confianรงa รฉ fator decisivo para promoรงรตes.
Aqui รฉ sรณ um exemplo tรก? E aรญ dentro de cada ponto discorrerรญamos sobre esses pontos e teria um artigo. Mas, basicamente, precisamos entender lรก no mapa de empatia.
Voltando aqui. Nรณs precisamos entender quais sรฃo as coisas realmente principais que o nosso cliente pensa e sente, e que ele fala e faz, e que ele vรช e que ele houve. Porque podemos listar aqui normalmente dezenas, centenas de coisas, mas nรณs precisamos tentar extrair quais que sรฃo os reais, as mais importantes para o nosso cliente.
Vamos voltar, aqui รฉ um outro exemplo. Como ser mais confiante no trabalho. Isso aqui pode ser um outro artigo interessante para um profissional, para uma empresa que queira vender clareamentos dentais, e aรญ no final do artigo fala sobre clareamento dental.
Por exemplo, como ser mais confiante no trabalho. Aqui รฉ um exemplo, temos um tรญtulo, temos uma imagem, temos um conteรบdo desse artigo e, no final, temos um botรฃo que leva para que a pessoa, aรญ pode ser comprar, agendar uma consulta com o dentista, comprar um 3D White, enfim, que tem agora produtos que vocรช compra atรฉ na farmรกcia para clareamento dental. Normalmente, o que vamos querer fazer aqui รฉ pegar o e-mail da pessoa que estรก lendo esse conteรบdo, รฉ essa aqui a estratรฉgia, o passo a passo que queremos deixar bem claro nesse webinar.
Se vocรช pegar o e-mail dessa pessoa, no final desse conteรบdo vocรช tem como se comunicar depois com ela, e isso vamos falar um pouquinho mais para a frente, que รฉ para evitarmos ter intermediรกrios no meio dessa comunicaรงรฃo.
O prรณximo passo รฉ publicar o seu conteรบdo. Estรกvamos falando do planejamento, agora vamos comeรงar a colocar esse conteรบdo no ar, online, disponรญvel para as pessoas. E a maioria dos negรณcios… aรญ รฉ que estรก um grande problema, a maioria dos negรณcios ficam nesses dois pontos principais. Atรฉ antes do que esses dois pontos principais, ficam no planejamento estratรฉgico, muitos bons negรณcios nem sรฃo lanรงados. E รฉ isso que uma estratรฉgia de mรญdia, nรฃo marketing coloca, รฉ importante publicar. O Seth Godin diz: (Ship).ย Lanรงa o que vocรช estรก fazendo porque sรณ ao lanรงar o que estamos fazemos, vamos melhorar, vamos poder (improve) aquilo, vamos poder realmente ter o melhor resultado com o tempo. Nรฃo espere estar perfeito para lanรงar e principalmente o seu conteรบdo, porque o conteรบdo, principalmente na internet, vocรช consegue mudar esse conteรบdo depois, vocรช consegue alterar o seu artigo, vocรช consegue tirar um vรญdeo do ar. ร diferente de uma televisรฃo, รฉ diferente de uma revista, um jornal que jรก foi para o mercado e vocรช nรฃo vai ter mais como alterar aquele conteรบdo. Publique o seu conteรบdo.
O passo nรบmero trรชs, e o passo nรบmero quatro e cinco, eles poderiam ser juntados, mas estรก dividido aqui porque vamos falar de uma coisa chamada Sharecropping, e isso รฉ muito importante.
Sharecropping significado meaรงรฃo em portuguรชs, que seria uma espรฉcie de aluguel, รฉ como se fosse um aluguel. Quando vocรช for publicar o seu conteรบdo uma das principais preocupaรงรตes que a gente deve ter รฉ: nรฃo publique o seu conteรบdo em terras de terceiros, em terras alugadas. Se vocรช รฉ um profissional de social media, vocรช deve estar acompanhando aรญ nos รบltimos dias que o Facebook lanรงou agora uma nova atualizaรงรฃo do algoritmo e, consequentemente, o alcance das pรกginas caiu mais ainda, que jรก era muito pequeno, caiu mais ainda. E exatamente รฉ o objetivo deles, o Facebook quer que as pessoas, que as marcas paguem para espalhar o seu conteรบdo na internet. E รฉ o negรณcio deles.
O que devemos evitar como comunicadores, รฉ depender de outros meios de comunicaรงรฃo. A ideia aqui รฉ que sejamos o meio de comunicaรงรฃo. E o e-mail faz isso. O e-mail รฉ uma forma de vocรช se comunicar com a sua audiรชncia sem depender de intermediรกrios, e o e-mail entrega esse conteรบdo para todos. Ele custa, sim um e-mail marketing custa, รฉ possรญvel atรฉ comeรงar de graรงa, mas um e-mail marketing custa. Enquanto um Facebook, enquanto um Medium, enquanto um Twitter, qualquer rede social, ou a televisรฃo, por exemplo, vocรช tem que sempre pagar para anunciar novamente. E a ideia do e-mail marketing รฉ que vocรช รฉ realmente o dono da sua comunicaรงรฃo. Entenda o meio de comunicaรงรฃo que vocรช vai publicar.
Aqui รฉ um exemplo รฉ um artigo de blog. Em um artigo de blog a ideia รฉ que sempre tenhamos uma boa pesquisa, e essa pesquisa inicia no seu mapa de empatia, inicia na sua buyer persona, no seu personagem comprador. Para quem estรก um pouquinho mais dentro do mercado conhece jรก o termo buyer persona, que รฉ como vocรช entender para quem vocรช estรก falando. Preferimos fazer o mapa de empatia que, na nossa visรฃo, รฉ um pouquinho mais aprofundado que a buyer persona, claro que vai depender de como vocรช vai fazer isso para ser mais aprofundado ou nรฃo, o tempo e esforรงo que vocรช coloca em cima daquilo.
Depois temos um tรญtulo, uma imagem, uma boa formataรงรฃo, um subtรญtulo, a revisรฃo, a estruturaรงรฃo e a conclusรฃo com nosso call to action.
O ponto para ficar claro aqui รฉ: que a sua conclusรฃo, o seu call to action por padrรฃo deve tentar manter o relacionamento com quem entra no seu conteรบdo, com quem te dรก a chance de se comunicar com aquela pessoa.
Michele vocรช gostaria de complementar aqui?
MICHELE: O que รฉ interessante que vocรชs podem estar percebendo que, temos passos, mas os passos sรฃo altamente interligados, tanto que o Daniel jรก falou, quanto o que vai ver, vocรชs vรฃo entender que uma coisa depende da outra, as coisas estรฃo correlacionadas. Para vocรช conseguir dar sequรชncia ร estratรฉgia vocรช precisa ter cada passo muito bem embasado, muito bem pensado. Por quรช? Porque se eu nรฃo tiver um buyer persona bem definida, bem concisa, bem clara, eu vou acabar escrevendo o artigo.
Vamos pegar o exemplo aqui de artigo de blog que ele vai ter um tรญtulo que nรฃo vai ser aquele tรญtulo para aquele momento, eu vou acabar escolhendo uma imagem que nรฃo vai vir ao encontro do conhecimento visual da buyer persona, eu nรฃo vou formatar ele de uma forma correta, eu vou deixar passar uma revisรฃo talvez. ร tudo muito interligado, tudo depende, os pontos dependem entre si para chegarmos em uma estratรฉgia de sucesso.
Mas รฉ importante lembrar que, apesar dessa dependรชncia desses tรณpicos, ter esse conhecimento, ter esse mapa da empatia muito bem traรงado, ele รฉ essencial para que o restante vรก fluir de uma forma muito tranquila. O artigo de blog em especial hoje, ele รฉ muito utilizado, mas jรก vemos tendรชncias de que o vรญdeo, ele vรก ganhar um espaรงo muito mais considerรกvel, enfim nas timelines e em outros meios. Mas independente do formato รฉ importante que toda forma, todo meio de comunicaรงรฃo que vocรช for utilizar, vocรช mantรฉm uma identidade de comunicaรงรฃo, ou seja, eu vou comunicar a mesma coisa em todos os lugares, mas eu preciso adaptar essa forma que eu vou comunicar, eu nรฃo vou comunicar da mesma forma no Facebook e no e-mail, e รฉ por isso que eles sรฃo tรฃo especรญficos, porque ali vocรช consegue atender essa tua buyer persona de uma maneira รบnica.
DANIEL: Perfeito. Qualquer meio de comunicaรงรฃo tem as suas peculiaridades, a TV tem as suas peculiaridades, o rรกdio, o vรญdeo, vรญdeo para a televisรฃo vai ter as suas peculiaridades. Existe toda uma parte de roteiro, de estruturaรงรฃo, de ediรงรฃo, cada mรญdia vai ter a suas peculiaridades e a sua estrutura, mas tudo comeรงa em entender o cliente, para quem vocรช quer comunicar. Portanto, nรฃo pule passos.
Se nรฃo estรก dando certo para vocรช, se a sua comunicaรงรฃo nรฃo estรก dando certo, se o seu negรณcio nรฃo estรก dando certo, entender o cliente, entender para quem vocรช realmente quer falar, quem vocรช quer servir pode fazer toda a diferenรงa. Revisar a sua buyer persona, o seu mapa de empatia, pode fazer vocรช ver as coisas de um outro modo. E isso acontece direto comigo, eu reviso a minha buyer persona, eu faรงo um novo mapa de empatia e eu entendo peculiaridade dos nossos clientes, da nossa audiรชncia, seja para mim, seja para clientes, que eu nรฃo tinha visto antes. Ou ร s vezes vocรช viu aquilo, mas vocรช nรฃo viu daquela forma. ร realmente questรฃo de aprofundar o seu trabalho, de fazer isso de novo, de estar com aquela pessoa, aquele seu cliente ideal na cabeรงa 24 horas por dia, saber exatamente com quem vocรช estรก falando e estudar, sempre lembrar โo meu cliente precisa de uma maneira melhor de? E por quรช?โ. Realmente ir a fundo nisso.
MICHELE: O que รฉ importante tambรฉm ressaltar, Daniel, sรณ para complementar, รฉ que vocรช vai revisitar essa tua persona porque pode ter passado alguma coisa em branco. Mas tambรฉm por quรช? Porque as pessoas, elas sรฃo mutรกveis. A minha persona, em um primeiro momento que eu defini ela, ela tinha um determinado interesse, passou-se algum tempo pode ser que esse interesse tenha sido desmembrado, ou tenha sei lรก, ganhado um outro viรฉs, e isso รฉ muito importante para ela e eu nรฃo posso desconsiderar essa mudanรงa dela, essa mudanรงa de perspectiva de atitude, de pensamento, de posicionamento, porque รฉ isso que vai enriquecer a minha estratรฉgia.
((mรบsica))
Passo nรบmero quatro: comunique com e-mail marketing.
E-mail รฉ o segredo da comunicaรงรฃo na internet, podemos ir atรฉ um pouco mais a fundo, o e-mail รฉ e vai ser cada vez mais o segredo da comunicaรงรฃo e do empreendedorismo e da comunicaรงรฃo de uma forma geral. Por quรช? Com o e-mail vocรช รฉ o dono da comunicaรงรฃo, vocรช evita aquele problema de meaรงรฃo, de Sharecropping que a gente falou antigamente.
Vocรช ter o seu domรญnio prรณprio รฉ essencial para o seu e-mail, para vocรช ter um e-mail marketing profissional. Contrate o seu e-mail profissional no Google Apps. Uma coisa รฉ vocรช ter o seu e-mail da empresa, outra coisa รฉ vocรช ter uma ferramenta de e-mail marketing, jรก vamos falar de ferramentas. Depois contrata a sua soluรงรฃo de e-mail marketing. Para um e-mail normal a gente indica o Google Apps que รฉ a soluรงรฃo mais confiรกvel do mercado, รฉ o Gmail do Google, e para o e-mail marketing a gente jรก vai falar de duas ferramentas que a gente indica, e depois automatize o seu conteรบdo de fundaรงรฃo. ร o que quem estรก dentro da indรบstria, quem estรก dentro desse mercado conhece como autoresponder, que รฉ vocรช automatizar o envio do seu conteรบdo de fundaรงรฃo.
Todo mundo que entrou no seu conteรบdo e absorveu aquele conteรบdo que vocรช passou, pode ou deve continuar a receber o seu conteรบdo de fundaรงรฃo, o seu melhor conteรบdo. Como? Atravรฉs de e-mail marketing. Essa pessoa se cadastra no seu e-mail marketing e depois vocรช comeรงa a enviar periodicamente aqueles conteรบdos a cada dois dias, a cada sete dias, a cada mรชs, por exemplo. Claro vai depender da peculiaridade de cada empresa, de cada negรณcio, de cada serviรงo.
O mais importante รฉ que vocรช consegue automatizar isso. A maioria das pessoas que acessam o site, numa mais volta naquele site. O objetivo principal รฉ realmente pegar o e-mail daquela pessoa para vocรช conseguir se comunicar depois com ela. O que รฉ um erro รฉ que a maioria dos sites tenta fazer isso, quem tenta fazer isso faz da forma errada, porque nรฃo deixa nem a pessoa absorver o conteรบdo e ter confianรงa naquele fornecedor, naquela empresa, naquela marca para pegar o e-mail. Jรก aparece pop-up um, jรก aparece pop-up dois, jรก aparece um monte de anรบncio na pรกgina, a pessoa nรฃo consegue nem ler o conteรบdo porque a marca estรก tรฃo preocupada em jรก pegar o e-mail daquela pessoa ou jรก vender alguma coisa na hora, a pessoa acabou de te conhecer, acabou de vir das mรญdias sociais para o seu site e aรญ a empresa jรก quer vender ou jรก quer pegar o e-mail ou jรก quer ganhar num anรบncio, num AdSense, aquele centavo do centavo do centavo de um clique de um anรบncio que o Google paga para essas pessoas, para a marca.
A tendรชncia hoje do design, a tendรชncia da internet รฉ ser o quanto mais clean possรญvel e ter um objetivo sรณ na pรกgina. Se o seu objetivo รฉ pegar o e-mail daquela pessoa, – que รฉ o que estamos mostrando aqui como sendo um dos objetivos mais inteligentes que podemos ter hoje dentro de uma estratรฉgia de marketing digital, deixa primeiro a pessoa confiar na sua marca. Porque se a pessoa foi embora, nรฃo terminar de ler o seu conteรบdo e for embora, a sua marca nรฃo era ideal para ele, vocรช nem quer aquele e-mail, vocรช nem quer continuar porque se essa pessoa nรฃo vai se tornar um cliente hoje… Muitas vezes a gente pensava โah, mas tรก bom, nรฃo vai ser um cliente agora, mas quem sabe daqui um ano, dois anos, trรชs anos, cinco anos.โ Sim รฉ possรญvel, agora nรณs precisamos ponderar se vale a pena vocรช ter uma grande parte do mailing de pessoas que nรฃo valem a pena vocรช se comunicar, ร s vezes isso normalmente pode tambรฉm te dar uma falsa impressรฃo de que a sua comunicaรงรฃo nรฃo estรก sendo efetiva, de que as pessoas nรฃo estรฃo abrindo o seu e-mail porque tem alguma coisa de errado com o seu conteรบdo, com o seu produto, com o seu serviรงo, mas, na verdade, vocรช atraiu as pessoas erradas, vocรช lutou ali para pegar o e-mail de uma pessoa que nรฃo valia tanto a pena e que รฉ uma pessoa errada para a sua comunicaรงรฃo. Isso รฉ muito importante, primeiro atrair as pessoas corretas para a nossa comunicaรงรฃo.
Hoje com as ferramentas, como anรบncios no Facebook, anรบncios no Google e o prรณprio Google orgรขnico mesmo com prรณprios mecanismo de busca, conseguimos atingir pessoas que sรฃo qualificadas realmente para o nosso negรณcio. Nรฃo รฉ mais necessรกrio lutar com o leitor para ver quem ganha. Nรฃo, pelo contrรกrio, deixamos a pessoa assimilar aquele conteรบdo para depois ela poder dar o e-mail dela de boa vontade.
Um conceito bรกsico de tudo o que temos aqui por trรกs รฉ marketing de permissรฃo, a permissรฃo รฉ fundamental para vocรช poder se comunicar com as pessoas. Estamos indo de um marketing interruptivo para um marketing permissivo, รฉ um marketing de permissรฃo, onde temos a permissรฃo e a honra de se comunicar com aquelas pessoas.
Todos vocรชs que estรฃo aqui hoje, eu tenho a honra de poder estar falando com vocรชs hoje, a Michele tambรฉm, e รฉ dessa forma que nรณs precisamos tratar o nosso cliente e tomar muito cuidado, balancear isso para ser uma experiรชncia legal primeiro para o cliente, depois para a gente e balancear isso.
Automatizar o seu conteรบdo de fundaรงรฃo atravรฉs de um autoresponder, atravรฉs do seu e-mail marketing รฉ o objetivo.
Aqui algumas ferramentas que temos de e-mail marketing.
Michele vocรช gostaria de complementar?
MICHELE: Sรณ complementando realmente com essa coisa da permissividade. Alรฉm de vocรช ter o ok do seu cliente dizendo assim โnรฃo, vocรช pode vir conversar comigo, eu quero te ouvirโ vocรช tem a relevรขncia. ร importante que alรฉm de ter essa permissividade vocรช se torne relevante, vocรช relembre o seu mapa de empatia e ofereรงa alguma coisa que vai fazer a diferenรงa na vida dele, que vรก agregar valor aos objetivos que ele tem.
E aรญ o autoresponder, ele vem exatamente nesse sentido. Por quรช? Porque a gente vรช muita reclamaรงรฃo de cliente dizendo o seguinte โeu deixei o meu e-mail em um determinado site e eu nunca mais tive um retorno deles.โ Quando vocรช cria, quando vocรช inicia o autoresponder, apesar de contraditรณrio รฉ exatamente isso que vocรช faz, vocรช automatiza um processo, de uma maneira a humanizar um contato. Apesar de parecer contrabalancear, vocรช vai me dizer โMichele, vocรช estรก falando de automatizaรงรฃo, vocรช estรก falando de software, vocรช estรก falando de sistema, estรก falando de plataforma e vocรช estรก falando de humanizaรงรฃo?โ. Mas รฉ exatamente isso, nรณs usamos esses meios para criar um relacionamento de confianรงa, que รฉ isso que o e-mail marketing permite e faz com muita excelรชncia.
DANIEL: Exatamente. O automatizar hoje dรก a possibilidade de personalizarmos melhor a comunicaรงรฃo. Pelo contrรกrio, nรฃo รฉ para tornar as coisas mais robรณticas, รฉ exatamente pelo contrรกrio, รฉ para automatizar o que pode ser automatizado e ter mensagens mais personalizadas para as pessoas realmente terem mais empatia com o nosso conteรบdo. Conseguimos automatizar uma sรฉrie de conteรบdo. Por exemplo, para clientes, conseguimos automatizar uma sรฉrie de e-mails automรกticos para clientes, conseguimos automatizar uma sรฉrie de e-mails para pessoas que nรฃo sรฃo clientes, para pessoas que estรฃo, por exemplo, numa sรฉrie de conteรบdo nosso. No Vitamina Publicitรกria temos um autoresponder para quem se inscreve no treinamento Mรญdia, Nรฃo Marketing. Temos uma outra sรฉrie de conteรบdo para quem se inscreve no treinamento da Michele, de Redaรงรฃo Publicitรกria com foco em produรงรฃo de conteรบdo. Temos uma outra sรฉrie para quem se inscreve na nossa Trilha de Educaรงรฃo de Mรญdias Sociais. Cada automatizaรงรฃo de e-mail, nesse sentido, tem um conteรบdo diferenciado, e aรญ vocรช consegue ir muito mais alรฉm. Eu consigo depois mudar esses conteรบdos automรกticos, se uma pessoa รฉ cliente de um curso, mas nรฃo รฉ do outro, eu consigo ter um e-mail diferente para uma que รฉ de um e nรฃo รฉ do outro. Vocรช consegue balancear e se ter uma comunicaรงรฃo muito mais personalizada a partir do momento que a gente automatiza o que pode ser automatizado.
O objetivo nรฃo รฉ tornar as coisas mais robรณticas, pelo contrรกrio, รฉ personalizar e deixar elas mais humanas. No final das contas, dรก mais trabalho no sentido de que nรณs precisamos criar mais conteรบdo porque estamos falando, se comunicando de formas diferentes com uma sรฉrie de pessoas diferentes.
Essas daqui sรฃo as principais ferramentas que a gente indica. Hoje para e-mail, o Google Apps que รฉ o e-mail do Google, รฉ a forma mais confiรกvel de vocรช ter um e-mail hoje, um e-mail profissional. ร sรณ acessar google.com/apps.
O MailChimp รฉ a ferramenta padrรฃo de e-mail marketing da indรบstria, vocรช consegue ter atรฉ 12 mil e-mails, para atรฉ dois mil contatos de graรงa. Vocรช consegue ter esse e-mail marketing para essa quantidade. A automatizaรงรฃo nรฃo, para a automatizaรงรฃo รฉ necessรกrio vocรช pagar, se eu nรฃo me engano sรฃo planos a partir de 10 dรณlares por mรชs. Para qualquer pessoa que realmente quer entrar sรฉrio na internet รฉ necessรกrio, ou qualquer tipo de comunicaรงรฃo, รฉ necessรกrio investir um pouquinho.
Temos que tomar cuidado โah รฉ รฉpoca de crise, eu nรฃo quero investirโ a primeira coisa que corta รฉ o marketing. ร pelo contrรกrio, รฉ aรญ que nรณs precisamos investir mais em fidelizar quem quer comprar e trazer novos clientes, investir para o futuro. ร necessรกrio investir em alguma coisa, quanto mais investimos, maior o retorno. ร aquela coisa, รฉ o ROI, รฉ o Retorno Sobre o Investimento. Nรฃo pode se esquecer disso.
O AWeber รฉ uma outra ferramenta padrรฃo no mercado tambรฉm, รฉ uma ferramenta muito boa e a gente usa a Rainmaker Platform que, para nรณs รฉ a melhor ferramenta do mercado, o Vitamina Publicitรกria usa Rainmaker Platform que tem a integraรงรฃo com um outro sistema de e-mail. A Rainmaker Platform, ela tem tudo de baixo do mesmo braรงo, tem e-mail, tem conteรบdo, tem autoresponder, tem formulรกrio, tem seguranรงa, tem tudo. Se vocรช quiser mais informaรงรฃo vocรช pode acessar lรก rainmakerplatform.com e รฉ a melhor ferramenta que nรณs indicamos hoje para quem quer fazer acontecer.
Aqui รฉ um print screen de dentro do Rainmaker. Por exemplo, o nosso treinamento principal, o Mรญdia, Nรฃo Marketing tem esse autoresponder aqui.
Como eu comentei, o treinamento Mรญdia, Nรฃo Marketing, รฉ como se fosse o nosso primeiro artigo de fundaรงรฃo, mas ele nรฃo รฉ sรณ um artigo, ele รฉ um treinamento inteiro, รฉ um treinamento que tem horas de treinamento lรก dentro, tem vรกrios conteรบdos adicionais รฉ um conteรบdo supertop, mas vocรช nรฃo precisa fazer um treinamento que demorou meses para ficar pronto, principalmente ainda para dar de graรงa. Nรฃo, nรฃo รฉ isso, vocรช nรฃo precisa fazer isso para ter um conteรบdo de fundaรงรฃo bem feito, mas o mais importante รฉ vocรช realmente entender o seu cliente e agregar valor para ele.
Cada vez vai ser mais difรญcil e vocรช realmente conseguir cortar dentro do barulho que tem no mercado, e disponibilizar um conteรบdo que realmente agrega valor comparado aos outros que estรฃo no mercado. Quanto antes a gente comeรงa, melhor. Mas aqui para vocรช entender como รฉ que funciona a nossa automatizaรงรฃo.
ร enviado imediatamente, assim que a pessoa se inscreve no treinamento esse e-mail treinamento โMรญdia, Nรฃo Marketing, vamos comeรงar.โ E aรญ a gente fala: โOlรก! O investimento do seu tempo e atenรงรฃo vocรช vai…โ e enviamos esse primeiro e-mail.
Depois de dois dias da inscriรงรฃo do aluno no treinamento, nรณs enviamos um outro e-mail โtreinamento Mรญdia, Nรฃo Marketing, aula 4โ, porque no primeiro e-mail nรณs jรก enviamos as trรชs primeiras aulas. No e-mail dois enviamos lรก, โaula 4 โ Como criar a sua lista produto e lanรงamentos na internet.โ E logo embaixo tem vรกrios outros e-mails que nรณs enviamos nessa sequรชncia.
Temos lรก um treinamento inteiro, e aรญ todas as aulas desse treinamento automatizadas para o nosso cliente receber, e isso รฉ um conteรบdo de fundaรงรฃo para nรณs, ele funciona como conteรบdo de fundaรงรฃo que vende os nossos outros produtos.
Depois o cliente recebe esse e-mail, โOlรก, com o investimento do seu tempo e atenรงรฃo vocรช vai receber em oito aulas o treinamento de sucesso para aprender a construir o seu negรณcio na internetโ e aรญ temos lรก embaixo o link para a pessoa acessar a aula.
Tudo isso รฉ automรกtico, a partir do momento que vocรช tem o seu conteรบdo de fundaรงรฃo automatizado e vocรช nรฃo precisa ter um site para isso. Vรกrias ferramentas de e-mail marketing te dรฃo uma landing page, te dรฃo uma pรกgina, uma pรกgina que vocรช consegue ter uma pรกgina de aterrissagem para a pessoa se inscrever no seu e-mail marketing. Vocรช nรฃo precisa nem de um site para vocรช ter isso.
E essa forma de fazer รฉ uma forma interessante porque vocรช se preocupa com o que realmente รฉ mais importante, que รฉ entender para quem vocรช estรก falando, construir um bom conteรบdo, colocar isso automatizado no e-mail marketing e aรญ sรณ depois vocรช vai construir o seu site.
A maioria das empresas que querem comeรงar, – e eu falo com propriedade de causa, de jรก ter tido vรกrias agรชncias de marketing digital aqui no Brasil, hรก vรกrios anos -, a maioria das pessoas querem construir um site maravilhoso, um site carรญssimo, cada vez estรก mais barato, mas as pessoas e as empresas investem muito tempo em construir o site quando deveriam estar investindo mais tempo em melhorar o conteรบdo e entender melhor o cliente para, consequentemente, melhorar o conteรบdo e ver como automatizar isso de uma forma humana, de uma forma bacana, mas automatizar, e sรณ entรฃo ir fazer o seu site.
Hoje tem vรกrias ferramentas grรกtis para vocรช construir o seu site. O ponto nรบmero um รฉ ter um domรญnio prรณprio, conteรบdo รฉ rei, construir um bom conteรบdo. Vocรช nรฃo precisa de uma agรชncia, a nรฃo ser que vocรช precise fazer um sistema, um site sistema, alguma coisa mais complexa e, mesmo assim, muitas vezes vocรช tambรฉm nรฃo precisa construir tudo do zero. Hoje inclusive numa rede social vocรช tem o script do Facebook aรญ a rodo na internet, vocรช tem o script do Twitter, vocรช tem. Hoje vocรช consegue tudo o que jรก estรก feito alguรฉm jรก copiou, pode ter certeza, com certeza jรก deve existir um clone do Instagram que vocรช pode comprar na internet. A ferramenta mais poderosa para criar sites รฉ o WordPress.
Michele vocรช gostaria de complementar aqui?
MICHELE: O que รฉ interessante, Daniel, รฉ que esse ponto, ele deixa muito claro o que nรณs viemos falando atรฉ entรฃo. Qualquer um pode produzir conteรบdo, qualquer um pode garantir uma presenรงa digital de qualidade. Por quรช? Porque com o avanรงo da tecnologia, – o que รฉ clichรช falar nessa expressรฃo -, mas principalmente com a possibilidade de acesso a essas ferramentas, as pessoas, elas conseguem dominar isso de uma forma muito tranquila e obter bons resultados. ร o que a gente falou no nosso blog, no nosso (Gastpost) na verdade, lรก no rockcontent.com/blog, e รฉ exatamente isso, nรณs podemos fazer.
O Eduardo estรก atรฉ comentado aqui, estava lendo umas perguntas. โNรฃo precisa de uma agรชncia? WordPress? Poxa, judiou das agรชncias.โ Na verdade, assim, Eduardo, quando a gente fala que nรฃo precisa de uma agรชncia, รฉ que as pessoas que nรฃo tรชm acesso principalmente financeiro para manter uma agรชncia, podem vir criar uma presenรงa digital bacana. Claro que se vocรช tiver um apoio de conhecimento, ter essa agรชncia, ela vai complementar essa sua estratรฉgia, ela vai dar um up na sua estratรฉgia que vai com certeza fazer diferenรงa.
Como vocรช disse agora a questรฃo do SO, nem todo mundo sabe disso, mas com prรกtica, organizando, estudando, pesquisando, vocรช consegue chegar a algo bacana. Em nenhum momento aqui dissemos que… A questรฃo รฉ nรฃo precisa necessariamente de uma agรชncia, nรฃo รฉ sรณ porque โpoxa a minha empresa nรฃo tem uma agรชncia porque eu nรฃo tenho cash para manter uma agรชnciaโ eu nรฃo vou ter uma estratรฉgia, em alguma maneira, ela vai ter uma estratรฉgia, talvez nรฃo tรฃo boa, talvez sim, a prรกtica รฉ que vai dizer isso.
DANIEL: Exatamente. Existem muitos anos e muita energia em estudo aqui para fazer a coisa acontecer. A ideia aqui รฉ passar um passo a passo bem abrangente, seja um profissional de comunicaรงรฃo, seja um empreendedor, seja alguรฉm que estรก comeรงando ou alguรฉm que jรก tenha um bom tempo de estrada na รกrea. Inclusive, nรณs aprendemos cada dia mais estudando essa estratรฉgia bรกsica que, otimizando isso e cada ponto disso. Mas se vocรช puder contratar fornecedores que vรฃo te ajudar e vocรช pode contratar fornecedores aqui em vรกrios pontos, em todos esses pontos dessa jornada, vocรช pode contratar pessoas para ajudar, o resultado vai ser muito melhor.
Que nem o Eduardo comentou โpรด, a parte de SOโ eu nรฃo estou vendo a perguntas, tรก, Eduardo? Vamos ver mais no final, jรก jรก eu vou complementar um pouquinho melhor o que vocรช deve ter comentado.
Mas sรณ o que a Michele comentou, em relaรงรฃo a SO, sรณ a parte de otimizaรงรฃo, mecanismo de busca, que รฉ o que o Eduardo estรก comentando aqui, a parte de (inint 00:49:29) รฉ uma matรฉria que tem que รฉ superaprofundada, รฉ muito importante conhecer disso tambรฉm. Se vocรช puder contratar fornecedores em algum ponto da jornada e vocรช tiver essa verba, vale a pena contratar. O que nรณs estamos falando รฉ que nรฃo รฉ necessariamente essencial fazer isso, vocรช consegue sim iniciar sozinho, e o mais importante… Porque ร s vezes, a pessoa jรก tem anos de estrada, jรก tem um negรณcio superavanรงado, realmente entende o cliente, entende o que essa pessoa precisa, onde que esse cliente estรก nessa jornada de compra, ร s vezes uma coisa mais simples possรญvel, ela jรก agrega muito valor ao negรณcio dela, ร s vezes com um site simples e conteรบdo de fundaรงรฃo bรกsico.
Nรณs vemos muitos sites aรญ que tรชm trรชs artigos e o site bomba, o site estรก superbem e ร s vezes nem tem e-mail marketing nem tem nada, ร s vezes com uma coisa bem simples a pessoa jรก consegue um resultado muito grande. Mas a maioria das vezes nรฃo.
Que nem o Eduardo estรก falando, eu jรก tive agรชncia, a Michele trabalha dentro de uma agรชncia inclusive, tambรฉm, uma agรชncia agrega muito valor, mas รฉ possรญvel iniciar sozinha.
A ferramenta mais poderosa para criaรงรฃo de sites hoje รฉ o WordPress, basta acessar wordpress.com tem lรก โcrie o site gratuitamenteโ e vocรช pode criar um site que รฉ otimizado para dispositivos mรณveis, centenas de design, design diferenciados. ร fรกcil de usar, vocรช pode ter o seu domรญnio prรณprio lรก, otimizado para as buscas.
Quando eles falam assim โo wordpress.com รฉ otimizado para SEOโ รฉ o seguinte, o bรกsico que estรก lรก รฉ muito bem-feito e esse bรกsico รฉ importante. A estruturaรงรฃo de um site, a coisa bรกsica de um site, estar bem-feita, รฉ o bรกsico do bรกsico. Isso รฉ muito importante, todas peculiaridades depois dentro de um conteรบdo ou que vรฃo balizar o site como um todo podem ser melhoradas praticamente infinitamente, vocรช pode ir muito alรฉm em cada artigo. No site de uma forma geral, vocรช pode ir muito alรฉm. E aรญ isso que uma agรชncia, que um fornecedor especializado pode fazer com vocรช.
Agora, รฉ muito importante que o conteรบdo que estรก lรก realmente o melhor. Muitas vezes uma agรชncia de SEO hoje, uma agรชncia mais avanรงada, ela sabe disso, alguns anos atrรกs nรฃo, โnรฃo tem que melhorar o cรณdigo, sรณ o cรณdigo do site, sรณ melhorar o cรณdigo do site jรก colocamos na primeira pรกgina.โ
Nรฃo รฉ o caso hoje, รฉ necessรกrio um conteรบdo, um conteรบdo bem-feito, inclusive a mรกxima: conteรบdo รฉ rei. Enfim, รฉ importante ter conteรบdo, รฉ essencial, sem conteรบdo hoje nรณs nรฃo conseguimos ir a lugar nenhum.
O WordPress tem suporte, รณ como eles colocam aqui, โ50 mil novos sites por dia.โ Sรฃo de organizaรงรตes como Times e CNN a blogs como Vitamina Publicitรกria, personalidades da internet, personalidades da televisรฃo, enfim, o WordPress movimenta, 26% da internet รฉ feito com WordPress.
A prรณpria Rainmaker Platform, que รฉ o sistema que a gente usa, รฉ WordPress, sรณ que รฉ uma plataforma que pega o WordPress, junta com outros serviรงos e faz a melhor plataforma do mercado para vocรช ter tudo debaixo do mesmo telhado, e isso economiza anos de trabalho. Mas estamos falando aqui do bรกsico do bรกsico para comeรงar a fazer acontecer.
Passo nรบmero seis: promova nas mรญdias sociais.
Depois de tudo isso, depois de vocรช ter feito a liรงรฃo de casa, comeรงando lรก do passo nรบmero um, pegamos todo esse trabalho que foi realizado e publica nas redes sociais. E aรญ sim podemos usar tรฉcnica de mรญdias sociais, copywriter, redaรงรฃo, coloquei aqui o PAS que significa Problem, Agitation Solution. ร o problema, vocรช publica o problema, o texto, aqui estamos falando de uma tรฉcnica de redaรงรฃo. Vocรช fala sobre o problema, vocรช agita aquele problema, vocรช agrava aquele problema, fala novamente sobre ele e agrava ele, e aรญ depois vocรช dรก a soluรงรฃo. E aรญ com isso as pessoas vรฃo clicar naquele conteรบdo, naquele anรบncio, naquele post, por exemplo, no Facebook, nas redes sociais e aรญ elas vรฃo cair no seu site.
Atraia as pessoas da rede social para o seu site e a incentiva a conversรฃo do seu site para o e-mail marketing. Lembra que quando mostramos aquela imagem no inรญcio, nรณs tรญnhamos as redes sociais como o รบltimo cรญrculo, atรฉ o e-mail marketing como o cรญrculo anterior aos seus clientes. O objetivo รฉ trazer as pessoas das redes sociais ou atรฉ pessoas que estรฃo um pouco mais prรณximas de vocรช, dos mecanismos de busca, para o seu site e aรญ pegar o e-mail dessas pessoas para agregar valor e continuar se comunicando com elas, por algum tempo, e aรญ vocรช vai conseguir a venda, e aรญ vocรช vai conseguir realmente transmitir a confianรงa necessรกria para aquela pessoa comprar de vocรช.
Hoje o que ocorre รฉ: todo mundo quer vender na hora. โPรด, รฉ crise nรณs precisamos vender, como que eu vou esperar construir uma relaรงรฃo de confianรงa durante o tempo com o meu cliente para vender.โ ร meu amigo, mas agora รฉ assim, รฉ mais difรญcil do que antigamente, onde vocรช colocava um anรบncio na televisรฃo e vendia.
Quando surgiu a televisรฃo basicamente era isso, quem tinha a verba necessรกria, quem podia estar na televisรฃo, colocava o anรบncio e vendia, era fรกcil, a internet democratizou tudo isso, mais ainda, alรฉm de vรกrios outros fatores, mas agora รฉ mais difรญcil, fazer isso da forma correta รฉ o desafio e รฉ criar confianรงa com as pessoas. E aรญ a ideia รฉ vender pelo e-mail marketing, e-mail vende 40 vezes mais do que as mรญdias sociais, nรฃo รฉ 40% a mais, รฉ 40 vezes mais. ร รฉ e-mail que fecha a venda.
Michele vocรช quer complementar?
MICHELE: ร, o que รฉ interessante que o Daniel trouxe nesse passo รฉ o seguinte: รฉ demorado? ร, mas o tempo que vocรช leva para conquistar esse cliente, ele vai estar depois refletido no tempo que esse cliente vai permanecer usando o teu serviรงo ou comprando outros produtos da tua marca ou da tua empresa. Ele nรฃo รฉ um tempo jogado fora pensando โah esse tempo que eu estou aqui, nutrindo esse determinado cliente com conteรบdo eu poderia estar vendendo para muitos outros.โ
A questรฃo รฉ exatamente o contrรกrio disso, o tempo que eu estou nutrindo esse meu cliente para levรก-lo durante a jornada de comprar e aรญ fazer com que ele realmente efetue essa compra, รฉ o tempo que depois eu nรฃo vou precisar gastar novamente e, principalmente, รฉ o tempo que eu estou fidelizando ele para que ele se torne um brand lover da minha empresa, para que ele seja um defensor nas redes sociais, para que ele seja um indicador, que ele saiba que se alguรฉm do cรญrculo dele ou, enfim, alguรฉm que solicitar uma indicaรงรฃo de ramo de serviรงo que seja o teu, ele provavelmente vai ser a pessoa a indicar.
DANIEL: Perfeito. Maravilha. Exatamente.
E senhoras e senhores o curso Redaรงรฃo Publicitรกria com foco em produรงรฃo de conteรบdo tem hoje como o รบltimo dia para as inscriรงรตes a 295 reais, a partir da meia-noite de hoje, vamos subir esse valor para 395.
Se vocรช tem interesse em fazer parte do curso conosco, acesse vitaminapublicitaria.com.br/redacao. O preรงo vai subir porque nรณs adicionamos novas aulas e novas aulas online de perguntas e respostas, como estamos fazendo aqui, sรณ para alunos, exclusivos para alunos, fora alguns outros conteรบdos tambรฉm. Estamos agregando mais valor e o preรงo precisa subir. Posteriormente, vamos fechar as inscriรงรตes, mas para agora vamos subir o valor das inscriรงรตes, hoje ร s 23:59 horรกrio de Brasรญlia. Se vocรช tiver interesse basta acessar lรก vitaminapublicitaria.com.br/redacao.
E, Michele, vocรช gostaria de falar um pouquinho sobre o curso?
MICHELE: Isso. O curso, eu acredito que o foco dele, a รชnfase dele e a essรชncia dele estรก realmente nessa questรฃo da produรงรฃo do conteรบdo na prรกtica, como que eu vou me preparar, como รฉ que eu vou entender, por que a produรงรฃo รฉ tรฃo importante, por que isso vem sendo falado com tanta รชnfase. A chamada que estรก na tela agora inclusive, que o Daniel colocou, ela realmente resume isso.
O marketing tradicional, ele nรฃo funciona mais, nรณs sabemos que hoje o nosso foco รฉ o cliente e aรญ vocรช vai entender como que a produรงรฃo de conteรบdo vai realmente te levar por esse โnovo marketingโ e fazer vocรช ter uma estratรฉgia de sucesso.
DANIEL: Perfeito. Vocรช vai aprender a ter a sua audiรชncia, ter grandes ideias, planejar estratรฉgia e escrever รณtimos conteรบdo.
Aqui รฉ o currรญculo do curso, sรฃo trรชs mรณdulos: preparaรงรฃo, prรกtica e extras. Lรก na pรกgina, acessa a pรกgina que vocรช vai conseguir ter todos os detalhes com mais calma, quem somos, quem รฉ a Michele Garbin, uma breve espiada aqui dentro do curso.
Nรณs mudamos um pouquinho o layout porque teve uma atualizaรงรฃo na plataforma que entrou ontem. Vocรช chegou a ver, Michele?
MICHELE: Sim, dei uma olhada sim. Fico muito bacana. A usabilidade, ela ficou ainda melhor do que ela jรก era.
DANIEL: Ficou mais bacana, nรฃo รฉ? Vamos lรก.
Pessoal, รฉ com garantia e sem risco, o risco estรก conosco, tรก? Vocรช pode testar 15 dias, se vocรช ver que o curso nรฃo รฉ para vocรช, vamos ficar feliz em devolver o seu dinheiro, nรณs precisamos de pessoas que queiram estar conosco e entendam que a estratรฉgia รฉ uma estratรฉgia que รฉ bem estudada, demora, nรฃo รฉ uma estratรฉgia de curto prazo. Mas funciona e esse รฉ o ponto principal.
Se vocรช bateu um pouco de cabeรงa aรญ, vocรช sabe que nรฃo รฉ fรกcil fazer acontecer. Vocรช ter pessoas para trabalhar junto รฉ muito importante e queremos trabalhar com pessoas sรฉrias, com pessoas que querem estar conosco. Se vocรช acreditar que o curso รฉ para vocรช, entra, se inscreve, vocรช tem 15 dias para testar, se vocรช nรฃo estiver satisfeito, devolvemos o seu dinheiro sem complicaรงรฃo nenhuma. O investimento como eu falei รฉ de 295 reais atรฉ hoje ร s 23:59 no horรกrio de Brasรญlia, 395 reais apรณs.
Benefรญcios do conhecimento. Apรณs o curso vocรช vai ser capaz de definir uma estratรฉgia atravรฉs de um planejamento estruturado e relevante para a sua audiรชncia, saber por onde comeรงar e como produzir conteรบdo de sucesso, como divulgar e criar conteรบdo para as redes sociais, qual que รฉ o tipo certo de conteรบdo para cada pรบblico, como desenvolver um conteรบdo engajador e muito mais.
Michele, gostaria de complementar?
MICHELE: ร, eu vou ressaltar mais uma vez porque eu gosto muito da essรชncia do curso que รฉ essa prรกtica, eu nรฃo estou lรก, nรณs nรฃo estamos lรก para trabalhar conceitos. ร assim, eu tenho um pรบblico-alvo, eu tenho um negรณcio, eu quero ver esse negรณcio decolar da internet. ร exatamente nesse sentido que o nosso curso vem, ele vem para vocรช entender desde o primeiro passo, eu vou definir quem รฉ a minha persona, eu vou saber como escrever um Blogspot realmente de sucesso, que ele vรก engajar, que ele vai principalmente converter. O conhecimento que se tem ali, ele รฉ realmente prรกtico, vocรช assiste a aula e vocรช consegue visualizar isso acontecendo.
DANIEL: Maravilha.
Prรณximo passo pessoal, vitaminapublicitaria.com.br/redacao vocรช vai ver esses detalhes que falamos antes, e vai ter essa parte da chamada para aรงรฃo.
Comeรงa agora o curso Redaรงรฃo Publicitรกria com foco em produรงรฃo de conteรบdo, vocรช clica em โinscrever-se no curso agoraโ, vocรช vai cair na pรกgina de checkout, vocรช completa com os seus dados. ร sรณ o primeiro nome, segundo nome. Esses detalhes estรฃo aqui em inglรชs porque a nossa plataforma usa a Rainmaker Platform, sรณ esses detalhes sรฃo em inglรชs.
Tivemos alguns alunos comentando โputz, mas tem algumas em inglรชsโ, mas รฉ sรณ isso, sรฃo sรณ alguns detalhes como o login, por exemplo, isso รฉ em inglรชs, mas o resto รฉ tudo em portuguรชs, todo o conteรบdo รฉ em portuguรชs.
Os nossos webinars tambรฉm tรชm os e-mails em inglรชs e a pรกgina da inscriรงรฃo tambรฉm รฉ em inglรชs, porque nรณs tambรฉm usamos o GoToWebinar, que รฉ a ferramenta padrรฃo da indรบstria pra webinars, a ferramenta mais confiรกvel que existe.
Se vocรช teve hoje uma boa experiรชncia, se o meu รกudio nรฃo falhou, se tudo funcionou bem hoje, se a qualidade da tela que vocรช estรก vendo รฉ boa, รฉ por isso, รฉ porque รฉ a principal ferramenta do mercado. As outras ferramentas, existem vรกrias ferramentas que sรฃo nacionais, ferramentas que sรฃo atรฉ internacionais, mas conseguimos traduzir, elas nรฃo sรฃo tรฃo boas, e a qualidade final nรฃo รฉ tรฃo boa. Nรณs preferimos ter alguns detalhes em inglรชs, mesmo com a maioria dos nossos alunos sendo brasileiros, falando portuguรชs, alguns alunos nรฃo tem o inglรชs tรฃo avanรงado, mas nรฃo รฉ necessรกrio o inglรชs avanรงado para acompanhar o que estamos fazendo. Todas as aulas, todo o curso รฉ em portuguรชs.
E aรญ vocรช vai ver lรก (inint 01:03:36) รฉ o รบnico mรฉtodo de pagamento dentro do Vitamina Publicitรกria, dentro do site, รฉ o Paypal, se vocรช quiser pagar via boleto, via transferรชncia bancรกria, via cartรฃo de crรฉdito, mas que nรฃo seja pelo Paypal, entra em contato conosco, vocรช pode mandar um e-mail no suporte@vitaminapublicitรกria.com.br ou no [email protected] e nรณs encaminhamos um e-mail do Bcash do PayU, que รฉ um outro sistema de pagamento nacional que aรญ vocรช consegue fazer o pagamento mais fรกcil ainda e nรณs criamos a sua conta pra vocรช.
No Paypal, vocรช entra com os seus dados do Paypal ou cria a sua conta do Paypal. Se vocรช nรฃo conhece o Paypal, o Paypal รฉ a maneira mais rรกpida e segura de pagar online, sem compartilhar o seu nรบmero de cartรฃo de crรฉdito ou conta bancรกria. Se vocรช quiser outra soluรงรฃo, entra em contato conosco e aรญ vocรช vai estarรก do curso de Redaรงรฃo Publicitรกria com foco em produรงรฃo de conteรบdo. Parabรฉns, vocรช tomou uma sรกbia decisรฃo, vocรช vai receber um e-mail com as informaรงรตes adicionais e vocรช pode acessar a aula 1 e iniciar. Vocรช tem o primeiro mรณdulo disponรญvel assim que vocรช se inscreve.
Primeira aula como conhecer a sua audiรชncia, aqui jรก รฉ uma print screen da parte nova, eu deveria ter tirado um print screen da tela anterior, nรฃo รฉ, Michele? Mas fica para o prรณximo webinar. E aรญ vocรช tem os vรญdeos das aulas. Vocรช vai receber os e-mails, tem um e-mail de confirmaรงรฃo, sรฃo dois e-mails de confirmaรงรฃo.
Pessoal, agora vamos abrir espaรงo para dรบvida. Se vocรช tiver alguma dรบvida sobre o conteรบdo que passamos aqui com seis passos para atrair, vender e fidelizar clientes na internet ou dรบvidas sobre o curso, por favor, o espaรงo estรก aberto aqui, sรณ fazer a sua dรบvida. Eu vou minimizar um pouquinho a tela aqui. Deixa eu ver aqui o que entrou de dรบvida.
O que entrou de dรบvida, Michele?
MICHELE: O Eduardo, ele teve algumas consideraรงรตes do momento que estรกvamos falando da questรฃo da agรชncia e tal. E nรณs respondemos ร s dรบvidas dele naquele momento. Por enquanto รฉ isso.
Pessoal, se alguรฉm tiver alguma dรบvida, quiser fazer alguma consideraรงรฃo fica ร vontade.
DANIEL: Opa. Legal. Deixa eu dar uma olhada aqui. Como eu estou compartilhando a tela, nรณs estamos ouvindo mais dรบvidas.
Michele, eu vou fazer o seguinte, eu vou manter aqui o screen sharing. Eu vou sรณ passar aqui pelos prรณximos detalhes e nรณs deixamos na รบltima tela de dรบvidas, tรก, pessoal?
Aqui sรฃo os depoimentos de alunos do lanรงamento do outro curso que nรณs tivemos, Os Segredos das Mรญdias Sociais que estรก com as inscriรงรตes encerradas nesse momento. Aqui รฉ sรณ para o pessoal ver alguns depoimentos. Pessoal costuma gostar bastante do que que a gente faz.
O prรณximo passo vitaminapublicitaria/redacao e nรณs nos vemos lรก dentro, pessoal.
Esse espaรงo para as dรบvidas, Michele, vocรช que viu algumas dรบvidas ao longo do conteรบdo, o que vocรช gostaria de considerar aqui?
MICHELE: ร, o que nรณs vemos รฉ que o pessoal realmente estรก interessado em comeรงar, mas fica um pouco assustado porque nรฃo tem muito conhecimento para isso. E, realmente, esse nosso webinar, ele trouxe uma prรฉvia bem bacana sobre como organizar essa produรงรฃo de conteรบdo e aรญ atrair, vender e fidelizar clientes na internet e muito mais. Como o pessoal mesmo disse aqui nos comentรกrios, terรก dentro do curso, vai ter de uma forma muito mais organizada, vai ter muitas pessoas que vรฃo se identificar e isso para dizer assim โpoxa, eu nรฃo tenho uma grande empresa, mas eu posso fazer isso, isso pode me trazer sucesso.โ
DANIEL: ร. Inclusive, como nรณs deixamos claro aqui, qualquer um pode fazer, nรฃo รฉ necessรกrio contratar uma agรชncia, apesar de uma agรชncia, de profissionais no mercado realmente agregarem muito valor ao longo dessa jornada. E nรณs tambรฉm nรฃo dissemos para fazer amadoramente, o que dizemos รฉ: รฉ melhor feito do que perfeito. ร importante iniciar, fazer a coisa acontecer, colocar o seu produto no mercado, lanรงar o que vocรช estรก fazendo e nรฃo postergar, nรฃo deixar para depois porque o depois pode nunca chegar.
O mais importante รฉ ir lรก, colocar a cara para bater, essa รฉ a parte mais difรญcil, รฉ ter coragem de realmente ir lรก e coloca, fazer a coisa acontecer, รฉ dar esse pulo, รฉ tirar o Band-Aid. Acredito que esse รฉ o principal desafio que todo mundo passa, nรฃo รฉ sรณ vocรช, sรฃo todos que resolvem ou empreender ou atรฉ apresentar uma estratรฉgia diferenciada na sua agรชncia, no seu trabalho, esteja vocรช dentro de um departamento de marketing, de uma empresa dentro de uma departamento de comunicaรงรฃo, qualquer que seja o seu desafio com o objetivo de atrair, vender e fidelizar clientes na internet, apresentar isso nรฃo รฉ fรกcil, รฉ sim um desafio. E o que queremos fazer รฉ ajudar as pessoas a chegarem lรก.
Tem algumas consideraรงรตes aqui, Michele, para passarmos ou nรฃo?
MICHELE: Nรฃo, podemos finalizar, Daniel.
DANIEL: Tรก certo, pessoal. Bom, muito obrigado pela presenรงa de todos, prรณximo passo vitaminapublicitaria.com.br/redacao. Se vocรช precisar de boleto ou de alguma outra forma de pagamento, entra em contato conosco. Hoje 23:59 horรกrio de Brasรญlia subiremos o preรงo e queremos ter vocรช lรก dentro conosco, tรก?ย Se vocรช tiver qualquer dรบvida, qualquer receio entra em contato conosco. Como eu comentei, existem 15 dias de teste, nรณs devolvemos o seu dinheiro se vocรช nรฃo estiver satisfeito, se vocรช ver que o curso nรฃo รฉ para vocรช.
Estamos ร sua disposiรงรฃo. Vamos encerrar aqui o webinar.
Michele, muito obrigado pela sua participaรงรฃo hoje, pela sua presenรงa.
MICHELE: Obrigada, Daniel. Obrigada pessoal pela companhia nessa hora, espero que tenha sido bastante produtivo para quem estava aqui, que possa ter aprendido e que se junte conosco no curso para que possamos melhorar ainda mais, aprender ainda mais.
DANIEL: Maravilha. Muito obrigado a todos que compareceram aqui hoje, nos vemos dentro do curso ou no Vitamina Publicitรกria. Um abraรงo a todos. Um abraรงo Michele.
MICHELE: Atรฉ. Tchau, tchau.
DANIEL: Tchau, tchau.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi รฉ empresรกrio, publicitรกrio, e ajuda empreendedores a construรญrem seus negรณcios com aย internet.
Hรกย mais de 15 anos no mercado, jรก foi dono de agรชncias de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e รฉ editor-chefe do Vitamina Publicitรกria, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bรญblia do marketing de conteรบdo pela VentureBeat.