Antes de começar, é bom explicar o que é SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites. É o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Esse “conjunto de estratégias” envolve uma parte de conteúdo, (repetindo no texto palavras-chave relevantes sobre um determinado assunto), uma grande parte de programação e divulgação, para conseguir links de forma natural. Tudo para tentar garantir que o site esteja entre os primeiros resultados nas buscas do Google.
Mas esse sistema está sendo transformado pelas mídias sociais. Como? Eu explico.

Você já deve ter reparado que visualiza no Facebook apenas as atualizações dos amigos com quem mais interage. É a chamada Web Semântica, uma web com toda sua informação organizada para que as máquinas possam entender você.

A Web Semântica incorpora significado às informações da web, tudo para ajudar você a encontrar sempre conteúdo relevante. E isso também acontece no Google, por isso, a busca de um mesmo termo nunca dará os mesmos resultados para duas pessoas. Por mais técnicas de SEO que sejam empregadas.

Então isso acaba completamente com o SEO? Não, apenas muda o foco. Uma frase já muito repetida se torna ainda mais importante: o conteúdo é o rei. Agora, o foco esta mais no conteúdo que na programação. Conteúdo interessante garante compartilhamento, e isso ressalta a importância das mídias sociais.

Mudanças nos mecanismos de busca devem ser vistas como novas oportunidades e não como um problema em SEO.
Será que as empresas já estão trabalhando essa nova forma de SEO da maneira correta?

Autora: Poka Nascimento

Gostou? Então leia também:
- 10 Técnicas de Design para Fotos com Textos
- O Segredo dos Social Medias

Saiba mais sobre Inbound Marketing