O briefing โ€“ completo ou estilo charada โ€“ chegou, os criativos trabalharam duro, alteraram โ€œsabeselรกquantasvezesโ€, o cliente aprovou e a campanha/o job foi pra rua.

Sinos tocaram, as taรงas โ€œtilintearamโ€ e o sucesso foi comemorado. Sinto acabar com a sua alegria, mas, seu trabalho nรฃo termina aรญ.

Foram dias โ€“ talvez, meses โ€“ de trabalho duro. Atendimento, criaรงรฃo e mรญdia estiveram debruรงados em encontrar a melhor opรงรฃo para a campanha dar resultado para o cliente… รฉ aqui que chegamos no ponto chave.

Depois de todo esse processo, vocรช reuniu sua equipe para discutir e avaliar os resultados? Vocรช se programou para sentar com eles e aprender com os erros cometidos ou buscar novas maneiras para otimizar o tempo e a produtividade? Se sim, parabรฉns; caso contrรกrio, acho que vocรช precisa repensar alguns conceitos.

ร‰ clichรช, รฉ jargรฃo, mas รฉ a verdade: todo mundo precisa de feedback. Positivo ou negativo, o feedback tem seu papel. Aprendemos, evoluรญmos, crescemos, desenvolvemos com ele.

Recentemente, li o extraordinรกrio livro de Ed Catmull, Criatividade S.A. e, entre uma histรณria ou outra, ele deixou claro: o sucesso da Pixar, atualmente, se deve, principalmente, ร  cultura interna do feedback.

Por isso, algumas dicas podem auxiliar na implementaรงรฃo dessa prรกtica:

  • Nรฃo รฉ nada com vocรช: no seu ambiente de trabalho, todo comentรกrio, sugestรฃo, opiniรฃo ou sugestรฃo nรฃo รฉ sobre vocรช. Ele รฉ sobre o seu trabalho. Seu potencial produtivo nรฃo estรก em questรฃo.
  • Quem conhece pode falar: somente quem esteve inserido no processo pode โ€œdar pitacoโ€. Os sujeitos que realmente trabalharam na execuรงรฃo do projeto precisam ver no feedback uma ferramenta de crescimento nรฃo sรณ pessoal, como de equipe e profissional. Alรฉm disso, essa troca de anรกlises gera mais confianรงa entre os membros da equipe.
  • Nรฃo adianta ficar sรณ no โ€œblรก, blรก, blรกโ€: o feedback precisa se tornar aรงรฃo. As falhas identificadas e as sugestรตes propostas precisam tomar forma e gerar uma evoluรงรฃo. Se ele ficar no papel ou no papo, ele nรฃo cumpriu seu papel.

Linearidade no processo de comunicaรงรฃo auxilia na implementaรงรฃo da cultura do feedback. Se as pessoas sabem que podem trocar ideias, dar sugestรตes umas ร s outras, sem que haja uma ordem de comunicaรงรฃo a seguir, o feedback se torna mais leve e mais produtivo.

Nรฃo รฉ da noite pro dia que isso acontece: รฉ preciso tempo e esforรงos para que as pessoas adotem e pratiquem essa ideia. No entanto, os resultados sรฃo sempre positivos e evolutivos.

O feedback รฉ uma ferramenta que cria vรญnculo, gera resultados, melhora o convรญvio e proporciona crescimento. Vale o esforรงo porque quem fornece se sente mais responsรกvel pelo processo e quem recebe cresce e evolui com ele!

Imagem do feedback via Shutterstock.


Michele

Redatora publicitรกria, gerente de pauta e leitora assiduamente assรญdua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteรบdo. Entre em contato no Facebook.

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