Eu já “blogo” há 7 anos.

Na verdade eu tenho blogs desde a época em que criar um blog era uma forma bacana e virtual de ter um diário on-line. Já tive blogs de tudo que foi assunto, sobre música, sobre ideias absurdas que eu tinha, sobre carros (uma de minhas paixões) e sobre até criatividade e inspiração.

Em 2009 eu percebi que poderia fazer mais com blogs e criei um dos primeiros blogs sobre redes sociais e comunicação digital do Brasil: o Mídia Boom, o qual vendi no final de 2014. Este blog foi realmente um projeto grande, tendo diretamente mais de 70 pessoas escrevendo e alcançando grandes e boas repercussões.

Desde a criação deste blog eu me aventurei em estudar o que traz sucesso no meio digital e como blogueiros de sucesso conseguem faturar tanto, serem reconhecidos pelo que fazem e terem tempo livre, na maioria das vezes trabalhando de casa ou viajando o mundo.

Estes estudos me ajudaram a criar blogs de extremo sucesso para clientes e alunos dos meus cursos sobre marketing e empreendedorismo on-line. Usei também essas técnicas e muitas outras para criar a minha mais recente empresa, o Olhe Fora da Caixa, que nasceu através de um blog e hoje tem faturamento maior do que muitas empresas com suas dezenas de funcionários.

Mas o que traz sucesso para blogs, de qualquer nicho, não é a sorte, não é apenas a habilidade que estes blogueiros descobrem que tem em escrever e produzir ótimos conteúdos, são diversos fatores e entre eles os três mais importantes que encontrei são:

1 – Saiba com quem você esta falando, mermão!!!

Esse é o famoso “descobrir seu avatar”. Avatar é uma forma bonita, mas que eu acho estranha, de definir qual é o público que você atinge. É meio Alice no País das Maravilhas quando ela pergunta para o gato qual caminho seguir:

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É a mesma coisa, só que você troca “caminho” por “público” neste diálogo entre Alice e o gato.

Quando não sabemos com quem estamos falando, nada pode ser produzido. Não sabemos qual dor o público tem, não sabemos quais necessidades, desejos e soluções eles buscam. Não sabemos se preferem um texto mais informal, tipo zuera das galáxias, ou um texto mais formal, tipo prezado Sr. Sem saber nada sobre o público que vamos atingir com nossos artigos, vídeos e infográficos de nada adianta criar um blog.

2 – Simplicidade é melhor do que seu belo layout

Eu vejo pessoas criando blogs e sites e antes mesmo de saberem quem é seu público e como irá se posicionar na sua atuação como blogueiro(a), já querem um blog lindo e maravilhoso, querem criar sua marca – e marca se cria com o tempo, é uma evolução – e já tentam se tornarem, na primeira semana, o blogueiro top do momento.

O progresso leva um certo tempo, mesmo de forma planejada. Mas pra que começar com a melhor versão do seu blog, sendo que essa nem será a melhor versão do seu blog? Comece com algo simples e foque no que é realmente importante para quem acessa seu projeto: o conteúdo.

Foque e destine todas as suas forças e energias na produção de conteúdo de ótima qualidade, que resolva os problemas de quem esta acessando seu site ou blog. Com o tempo, direcionamento e investimento você poderá criar blogs mais arrojados e bonitos, mas mantendo o padrão de qualidade e o foco no seu conteúdo.

Veja este exemplo da primeira e segunda versão de um dos meus projetos.

Layout-Antigo-do-OFC

Comecei este projeto com um template simples, de graça, sem logotipo e com uma foto bizarra minha. Mas comecei, publiquei artigos e fui evoluindo. Somente depois de 6 meses que decidi mudar o layout do blog, mas poderia ter ficado muito mais tempo com o layout básico pois era muito funcional.

3 – Consistência e constância, o segredo do progresso!

Constância que até parece nome de mulher, apenas de algumas terem este nome, não é. Estou falando em seguir sempre o mesmo sistema, o que foi planejado e não parar, jamais.

O palestrante e professor Clóvis de Barros diz “Para trás, nem para pegar impulso!” e este é o grande segredo do sucesso de quem Empreende com Blog ou com projetos online. Análise a história de grandes blogueiros, como o Maurício Cid do Não Salvo, Rodrigo Fernandes do Jacará Banguela e até YouTubers como a Kéfera, por exemplo.

Todos eles não começaram ontem, já produzem conteúdo há anos e estão constantemente produzindo mais e mais.

O grande segredo, se é que existem um, é a produção consistente e constante de conteúdo relevante e de alta qualidade. Não precisa ser dezoito artigos por semana, pode ser apenas um ou dois, mas produzo de forma consistente e faça com que seu público saiba disso.

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Estes 3 pequenos passos me fizeram criar blogs que realmente converteram em resultados e crescimento. Um deles, minha atual empresa, já atinge diretamente mais de 100 mil pessoas e já ajudou cerca de 200 alunos que passaram pelos meus projetos de cursos e treinamentos on-line no ano de 2015.

Um destes projetos é o Empreendendo com Blog, onde mostro o passo a passo que utilizo para criação de blogs que trazem reconhecimento, tempo livre e renda para quem quer trabalhar de casa ou de onde quiser.

Este projeto terá uma aula gratuita, dia 20 de Janeiro às 20h30, totalmente online.

Para se cadastrar, acesse: www.empreendendocomblog.com