O melhor planejamento estratégico deve começar com a criação de conteúdo.
Com a criação de uma audiência, é possível compreender essas pessoas e construir negócios, produtos ou serviço que elas querem.
Assim é possível educar o seu cliente para que ele entenda que o seu produto é o que ele precisa.
Essa é a diferença fundamental na base de um negócio de sucesso do século XXI.
Ao invés de criar um produto ou serviço e anunciar mais ou melhor, o objetivo é entender o que as pessoas que tem uma visão de mundo, desejos ou problemas em comum querem.
Os 4 passos para criar um negócio com mídia, não marketing, são:
Passo número 1: Publique conteúdo na internet sobre o que você entende.
Passo número 2: Entenda as pessoas que acessam o seu conteúdo. Assim você pode equilibrar o conteúdo que você já publica com o conteúdo que elas buscam.
Passo número 3: Entenda o que essas pessoas querem comprar.
Passo número 4: Crie um produto mínimo viável para que o seu negócio comece a gerar renda.
Estes são os 4 passos para construir negócios que as pessoas querem.
Continue publicando conteúdo para fortalecer o relacionamento e a confiança com a sua audiência.
Assim você vai construir a base para sempre criar os produtos que os seus clientes querem e consequentemente comprem de você.
Essa é a melhor forma de transformar pessoas que não conhecem você e a sua marca em clientes e promotores do seu negócio.
O Treinamento Mídia, Não Marketing, ensina como fazer o básico dessa estratégia acontecer. E o seu negócio nunca mais será o mesmo. Pelo contrário, será um negócio que começa com a parte mais importante: as pessoas.
Em vez dos métodos antigos de marketing, que interrompem os clientes potenciais, como comprar espaços para anunciar a sua marca e outras táticas que atrapalham o que as pessoas estão fazendo, o que funciona atualmente é educar o seu público, através de conteúdo de qualidade, que atrai as pessoas para a sua empresa e produtos.
Para atrair os clientes, é necessário produzir conteúdo, que é tudo que informa, educa ou entretém os consumidores.
Este conteúdo pode ser uma notícia, um video, um filme, um guia, um ebook, um artigo de blog, perguntas e respostas, depoimentos, relatórios, infográficos e por aí vai.
É esse conteúdo que vai garantir a fidelização dos clientes ao agregar valor antes da compra.
Assim o seu negócio se aproxima do cliente e acaba com as suas dúvidas e objeções, antes mesmo dele ligar para a sua empresa.
O seu know-how, experiência, diferenciais, networking, conhecimento sobre seu cliente, produto, serviço, mercado, como produzir e como vender, deve ser usado como a principal estratégia para a venda.
E para vender com esse conhecimento, é necessário publica-lo. E não há ainda, nenhum lugar para publicar mais eficiente e eficaz do que na internet.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.