Você pode criar a identidade não-oficial do aniversário de 450 anos da cidade maravilhosa.
O Rio de Janeiro encanta a imaginação do mundo há anos, mas nunca como nos últimos meses antes de sediar a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas em 2016.
Coincidentemente e em um timing impecável, a cidade também vai celebrar o seu 450º aniversário em 2015. A identidade será revelada em 29 de abril, mas o concurso foi aberto apenas para empresas cadastradas ao invés de indivíduos.
A 99designs criou um concurso não-oficial com prêmio de US$500 para quem criar a identidade escolhida em um concurso comunitário para permitir que os designers enviem as suas propostas para a identidade.
Acesse o concurso agora e envie as suas propostas!
imagem de Justin Vidamo
“Esta festa é para os moradores, para a cidade. Da cidade para a cidade. Uma marca para celebrar a existência e a persistência de uma terra entre o mar e a montanha que encanta o mundo.”
O Desafio
Criar um logotipo simples que incorpore todo o entusiasmo local e orgulho da cidade. Ajudar a representar o atual momento emocionante que está acontecendo na cidade, mas sem esquecer o seu passado histórico. Mas o mais importante é que o logotipo deve ser facilmente reproduzido e utilizado em diferentes contextos de marca.
A História
A principal inspiração para a marca Rio450 é o ‘carioca’ – pessoas que nasceram ou vivem no Rio de Janeiro. Eles foram capazes de transformar a sua cidade de uma zona tropical em uma próspera metrópole cercada de natureza com belas montanhas e florestas. Costumes e tendências locais ainda definem a cultura nacional, e
“O Rio é um lugar para viver, criar, sofrer, comemorar e amar, uma base de inspiração que é capaz de influenciar o mundo inteiro.”
Há 50 anos, o 4º centenário do Rio de Janeiro foi marcado pela transformação radical da infra-estrutura, arte e eventos da cidade. Sua festa é uma referência para o novo projeto!
O logotipo dos 400 anos foi escolhido através de um concurso patrocinado pelo Ministério do Turismo, e apresentou o cotidiano do moradores locais – foi reproduzido nas calçadas, relógios, produtos de limpeza, souvenirs e muitos outros veículos da cidade e do mundo! Tornou-se onipresente, indo muito além de documentos oficiais para as ruas.
E agora nós gostaríamos de ajudar o Rio de Janeiro a construir uma nova identidade que transmita esse sucesso. Inspire-se pela variedade que torna a cidade tão singular, central e periférica, alegre e melancólica, rica e popular, tradicional e inovadora.
Acesse o concurso agora e envie as suas propostas!
Foto do Rio de Janeiro via Shutterstock.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.