Depois de aprender como atrair clientes e vender como profissionais de mídias sociais, vamos entender o que os especialistas devem saber.

No artigo anterior, demos 5 dicas fundamentais para iniciantes nas mídias sociais.

Agora vamos para algumas dicas avançadas que vão ajudar o seu engajamento e compartilhamento.

1. Planejamento

A sua buyer persona e o planejamento de conteúdo para o ciclo de vida do cliente são o início do seu planejamento.

Com esta documentação, compartilhar nas mídias sociais tem como base o conteúdo de fundação do seu negócio, e tudo faz mais sentido não apenas para o seu cliente, mas para você.

Outras formas de planejamento também são fundamentais:

  • Calendário editorial para seu blog, que vai ajudar a organizar as publicações
  • Calendário editorial para as redes sociais.

Lembre-se que você precisa compartilhar primeiro no seu blog, e depois nas redes sociais.

Desta forma você traz as pessoas para o seu site, e consequentemente mais próximo da sua marca. Este é o momento da capturar o e-mail, e continuar o relacionamento por e-mail e pelas redes sociais.

É essencial ver o marketing digital como um todo, e não apenas as mídias sociais.

O agendamento das publicações nas redes sociais também é fundamental.

Torne o agendamento um hábito.

Muitas marcas publicam conteúdos que poderiam ser mais compartilhados em um outro momento.

Conteúdo é rei, e contexto é ouro.

Pense quando seria mais oportuno publicar este conteúdo que você vai compartilhar, e realize o agendamento.

Você também pode manter uma base no Evernote, por exemplo, de conteúdos interessantes para compartilhamento ou usar ferramentas como o Buffer para adicionar o seu conteúdo em uma fila para publicação.

2. Não esqueça do conteúdo

  • 61% dos consumidores dizem que se sentem melhores sobre uma empresa que fornece conteúdo personalizado.
  • 90% dos consumidores acham útil encontrar conteúdo personalizado.
  • 78% dos consumidores acreditam que as empresas que fornecem conteúdo personalizado estão interessadas em construir bons relacionamentos.
  • Conteúdo interessante é uma das top 3 razões para as pessoas seguirem marcas nas mídias sociais.
  • 58% dos consumidores confiam em conteúdo editorial.
  • Os usuários gastam 100% mais tempo em páginas com vídeos do que páginas sem.
  • As mídias sociais e blogs são responsáveis por 23% de todo o tempo gasto on-line.
  • 64% dos usuários são mais propensos a comprar de marcas que seguem no Twitter.
  • A experiência de marca aumentou em 30% a lealdade do cliente depois de estabelecer uma presença em mídias sociais.

3. Parte social, parte mídia

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É importante lembrar, mesmo que você não seja como os profissionais de mídias sociais,  ou mídia em geral, dos flights, da exposição do seu conteúdo e do alcance para a sua audiência.

É essencial republicar o seu conteúdo, principalmente os que tiveram maior engajamento.

Da mesma forma que uma marca não faz diversos excelentes comerciais por mês, você não precisa criar e compartilhar uma grande quantidade de conteúdo por dia ou semana.

É essencial lembrar da qualidade, e é melhor publicar conteúdo de qualidade repetido do que uma grande quantidade de conteúdo sem qualidade.

4. Open Graph

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Você não precisa entender de programação para ser um bom social media, operacionalmente ou estrategicamente. Mas estamos falando de uma mídia eletrônica, digital, e que é intimamente ligada com tecnologia.

Quase todas as redes sociais utilizam tags HTML OpenGraph embutidas que geram previews para que os leitores possam visualizar o conteúdo da página antes de clicar para ler o post.

Este simples trecho de código informa a rede social qual imagem, título e descrição usar quando um post for publicado.

A algum tempo tivemos um problema com o OpenGraph do artigo As 22 Leis da Marca.

Para você ter uma ideia da perda de resultado, este artigo teve apenas 53 likes via Facebook em 24h porque não apresentava as tags corretas.

Já o artigo As 22 Leis do Marketing que estava com as tags corretas atingiu mais de 1.100 compartilhamentos do artigo dentro do Vitamina Publicitária.

Configurar e testar essas tags requer algum tempo, mas vale a pena.

As tags OpenGraph podem ajudar a melhorar as taxas de clique significativamente como você pode perceber no exemplo de ontem.

Se você estiver usando WordPress, o WordPress SEO Plugin by Yoast faz um excelente trabalho para todas as grandes redes.

Caso contrário, teste como seu link aparece nas mídias sociais:

5. Métricas

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E não poderíamos nos esquecer das métricas. Como um profissional avançado de mídias sociais, estar com os seus dados principais em dia é importante.

A Resultados Digitais tem materiais gratuitos que são boas bases para ajudar a mensurar o que é necessário.

Foto do planejamentoquadro e likes via Shutterstock.