5 Mandamentos do Publicitário de Sucesso

Prêmios e jobs aprovados: a vida de um publicitário é uma estrada que nunca chega ao fim e que oscila, constantemente, entre o sorriso e as lágrimas.

Assim como qualquer profissão (e qualquer outra coisa na vida), ela não tem uma receita pronta e eficaz de sucesso, mas algumas dicas podem fazer a diferença.

1. Não roubarás a ideia alheia

Publicitário vive de ideias, é verdade; mas, se apropriar da ideia do outro é sacanagem, jogo baixo. Dê o crédito a quem merece. Comemore pelo outro. Na próxima vez, pode ser você.

2. Não falarás “logomarca”

Livre-se desse mal – amém! Lembre-se de que logomarca é redundante, segundo sua definição que origina-se no grego. Logotipo, portanto, é o correto!

3. Não plagiar

Não importa se a sua ideia não é a melhor do mundo: use-a e jamais, em hipótese alguma, copie algo. Mais vale uma ideia original mais ou menos do que uma ideia boa plagiada!

4. Farás pesquisa de referência sempre

Exercite o hábito de pesquisar antes de começar. Com a pesquisa, você ganha pontos: sabe o que não fazer e por onde começar!

5. Praticarás a inteligência emocional

Entenda que um dia não é igual ao outro e é preciso adaptar-se a cada situação. Não deixe seu mau humor interferir no trabalho (ou, ao menos, tente) e saiba que criação é trabalho de equipe.

Muito mais do que normas ou mandamentos, essas são condutas de bom senso e, acima de tudo, práticas que são vivenciadas cotidianamente e aprimoradas. Ser publicitário requer muito mais que sacadas de sucesso, requer trabalho duro, pesquisa diária e aperfeiçoamento (profissional e pessoal) constante!

Publicado originalmente em 14 de outubro de 2015.

Related Articles

Responses

  1. Como eu amo entrar nos sites relacionados à publicidade. Este por exemplo, sempre que faço uma visita, saio com algo novo em mente. Atualmente estou indo para o quarto período de Publicidade e Propaganda e já tive a oportunidade de trabalhar dentro de uma agência. Esse ponto citado sobre o mal humor, realmente é um ponto muito forte, pois cada dia tem sua peculiaridade e o nosso humor não é constante. Acredito que como você mesma disse, se adaptar é fundamental e sinceramente, usar a criatividade de maneiras distintas a todo momento e todos os dias é uma tarefa um tanto quanto complicada. Por isso digo, publicidade é um curso para quem realmente tem amor pela profissão.

    1. Obrigado pelo comentário José! Realmente, publicidade é pra quem tem amor pela profissão.

  2. Excelente! Adoro as publicações da Michele! Ela interage de uma forma magnífica com os leitores. ; )

    1. Obrigado Barbara, a Michele é fera e vai adorar ler o seu comentário!

  3. Realmente a publicidade está intimamente relacionada as afetividades e relacionamentos das pessoas.. ignorar os sentimentos alheios e o que a publicidade suscita no cliente é tapar os olhos e ouvidos à publicidade….

  4. Não podemos negar que a publicidade é uma estratégia que deve estar aliada ao estudo das emoções, e cada dia mais as pessoas fazem de tudo para liberá-las.. vamos trabalhar coma publicidade dessa maneira sutil..
    seoparaafliado2017funciona

Comentários fechados.

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!