5 Mandamentos do Publicitário de Sucesso

Prêmios e jobs aprovados: a vida de um publicitário é uma estrada que nunca chega ao fim e que oscila, constantemente, entre o sorriso e as lágrimas.

Assim como qualquer profissão (e qualquer outra coisa na vida), ela não tem uma receita pronta e eficaz de sucesso, mas algumas dicas podem fazer a diferença.

1. Não roubarás a ideia alheia

Publicitário vive de ideias, é verdade; mas, se apropriar da ideia do outro é sacanagem, jogo baixo. Dê o crédito a quem merece. Comemore pelo outro. Na próxima vez, pode ser você.

2. Não falarás “logomarca”

Livre-se desse mal – amém! Lembre-se de que logomarca é redundante, segundo sua definição que origina-se no grego. Logotipo, portanto, é o correto!

3. Não plagiar

Não importa se a sua ideia não é a melhor do mundo: use-a e jamais, em hipótese alguma, copie algo. Mais vale uma ideia original mais ou menos do que uma ideia boa plagiada!

4. Farás pesquisa de referência sempre

Exercite o hábito de pesquisar antes de começar. Com a pesquisa, você ganha pontos: sabe o que não fazer e por onde começar!

5. Praticarás a inteligência emocional

Entenda que um dia não é igual ao outro e é preciso adaptar-se a cada situação. Não deixe seu mau humor interferir no trabalho (ou, ao menos, tente) e saiba que criação é trabalho de equipe.

Muito mais do que normas ou mandamentos, essas são condutas de bom senso e, acima de tudo, práticas que são vivenciadas cotidianamente e aprimoradas. Ser publicitário requer muito mais que sacadas de sucesso, requer trabalho duro, pesquisa diária e aperfeiçoamento (profissional e pessoal) constante!

Publicado originalmente em 14 de outubro de 2015.

12 comentários

  1. Como eu amo entrar nos sites relacionados à publicidade. Este por exemplo, sempre que faço uma visita, saio com algo novo em mente. Atualmente estou indo para o quarto período de Publicidade e Propaganda e já tive a oportunidade de trabalhar dentro de uma agência. Esse ponto citado sobre o mal humor, realmente é um ponto muito forte, pois cada dia tem sua peculiaridade e o nosso humor não é constante. Acredito que como você mesma disse, se adaptar é fundamental e sinceramente, usar a criatividade de maneiras distintas a todo momento e todos os dias é uma tarefa um tanto quanto complicada. Por isso digo, publicidade é um curso para quem realmente tem amor pela profissão.

  2. Excelente! Adoro as publicações da Michele! Ela interage de uma forma magnífica com os leitores. ; )

  3. Realmente a publicidade está intimamente relacionada as afetividades e relacionamentos das pessoas.. ignorar os sentimentos alheios e o que a publicidade suscita no cliente é tapar os olhos e ouvidos à publicidade….

Os comentários estão encerrados.