O Pond5, parceiro do Vitamina Publicitária no mercado de mídias criativas e vídeos royalty free, anunciou hoje o lançamento mundial do Projeto Pond5 Domínio Público, a primeira biblioteca de conteúdo em domínio público gratuita feita especialmente para profissionais do audiovisual.
A coleção inicial reúne 10 mil clipes de vídeo, 65 mil fotos e centenas de gravações em áudio e imagens em 3D. “Por muitos anos, todo esse conteúdo incrível de domínio público esteve trancado e inacessível para o produtor médio de conteúdo”, disse o cofundador e CEO do Pond5, Tom Bennett. “Eles merecem mais. Nosso projeto de Domínio Público dá poder aos criadores de conteúdo para utilizar este incrível e rico arquivo que é, por direito, deles também.”
A coleção conta com 5 mil clipes inéditos, digitalizados diretamente da Biblioteca Nacional de Washington D.C. Outros destaques da coleção são as imagens do filme “Le Voyage dans la Lune” de George Meliés de 1902, Jogos Olímpicos de Helsinki de 1952, Guerras Mundiais, lançamento de foguetes da Nasa, de estações espaciais, discursos de personagens históricos como Winston Churchill e John Kennedy, performances completas de obras de compositores como Beethoven ou Chopin.
Desenvolvida especialmente para os criadores de mídia, os metadados padronizados e aprimorados da biblioteca permitem que os usuários procurem conteúdo com facilidade, por qualidades estéticas e técnicas. Além disso, as sequências foram divididas em clipes individuais, economizando incontáveis horas de trabalho dos editores de vídeo e pesquisadores. Todo o conteúdo esta disponível para download imediato, para o compartilhamento em redes sociais e na web.
Acesse o Projeto Pond5 Domínio Público
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.