8 etapas para construir um conteúdo de sucesso

Não existe uma fórmula mágica para que seu conteúdo de sucesso te dê o retorno esperado. O que funciona é seguir um processo lógico, organizado, que te norteia para a escolha da melhor forma de passar a mensagem.

A essência do Content Marketing é concentrar-se na criação de algo que seja realmente interessante para seu público, informando algo, entretendo e, sempre que possível, educando.

Mas, como escrever algo que prenda a atenção deste público em meio a tantas informações disponíveis?

Conheça agora 8 dicas essenciais que farão o seu conteúdo ser referência no mercado em que atua:

1) Defina o tamanho do texto

Seu texto é um post para o Facebook? Um artigo para blog? Uma noticia para site? Você, tendo a consciência do tamanho de seu texto, poderá incluir ou não mais detalhes. Se o texto for curto, o ideal é ir direto ao ponto (qual mensagem deseja transmitir). Se for longo, o processo de pesquisa para incluir mais informações é outro e a linguagem também é outra. Este é o primeiro passo.

2) Formate e estruture suas ideias

Definido o objetivo da mensagem, coloque no papel todas as ideias que tiver. Pesquise sites do assunto, busque curiosidades fora dele também, mas que atenda ao público-alvo.

Exemplo: se você é uma imobiliária que deseja informar que existem empreendimentos que necessitam de investidores, pense em quais campos este investidor está inserido:

  • O que ele gosta de fazer nas horas vagas?
  • Quais páginas nas redes sociais eles curtem?
  • Quais marcas são fieis?

A partir destas informações, pesquise campanhas relacionadas e verifique qual a linguagem, como se comunicam, quais são os assuntos abordados. Em conteúdo, é muito importante “sair da caixa” para divulgar sempre novas ideias e assuntos que fazem parte do dia a dia de seu público, não só necessariamente o que você vende.

3) Faça a rede semântica

Este é um excelente norte para qualquer texto. Se você for escrever sobre “redes sociais”, por exemplo, faça uma lista de palavras que compõe este assunto:

  • Conexão
  • Curtir
  • Compartilhar
  • Audiência
  • Acessar
  • Velocidade
  • Agilidade
  • Conteúdo
  • Interação

Pense no máximo possível de palavras que se encaixam no tema que vai escrever. Se tiver em mãos esta lista, a construção das frases ficará muito mais fácil, principalmente para as chamadas criativas.

4) Pesquisa, pesquise, pesquise…

A etapa “pesquisa” é, sem dúvida, a mais importante. É a partir dai que as ideias surgem. Para cada palavra de sua rede semântica, pesquise: campanhas realizadas, blogs que escrevem a respeito, grupos fechados sobre o assunto, imagens relacionadas. Quanto mais informação você estiver munido, melhor seu texto ficará e mais fácil será para desenvolvê-lo.

5) Parágrafos curtos

Com tanta informação disponível, se você elaborar seu texto com longos parágrafos, a possibilidade de desistência no meio de seu conteúdo de sucesso será muito maior. Estamos lidando com pessoas conectadas 24h por dia, com velocidade absurda de milhões de informações e você necessita passar sua mensagem de forma rápida e clara.

Faça parágrafos curtos, bem definidos e “limpos” – fundamental para webwriting.

6) Linguagem simples

Principalmente quando somos experts no assunto abordado, temos tendência a incluir vocabulário técnico no conteúdo. Pensando a “grosso modo”, seu público-alvo saberá do que você está falando.

Mas, com a internet, é fato que sua mensagem chegará ainda mais além do público que está acostumado com sua empresa. Se você é uma empresa de comunicação, divulga um post “O método perfeito para fazer sua análise swot” e um seguidor ou cliente compartilha esta informação, os amigos desta pessoa, inevitavelmente, vão ver a postagem.

Óbvio que vai interessar para aquela pessoa que realmente está por dentro do assunto. Mas, se o titulo fosse: “O método perfeito para analisar o ambiente interno e externo de sua empresa” a audiência seria, com certeza, maior.

Lembre-se que o foco aqui é o digital, que tem como característica a velocidade da informação, ou seja, preferência com linguagem mais simples possível, pois a maioria dos internautas não gostam de ler textos longos e com palavras difíceis na internet. Procure focar nos sinônimos destas palavras e, principalmente, nos benefícios.

7) Você é um solucionador de problemas

O principal objetivo sempre é aniquilar um problema. Focar na dor de seu público, nos problemas que eles enfrentam durante o dia e propor soluções, é sucesso imediato. Por isso, inclua sempre em seu cronograma de conteúdo de sucesso este assunto, para todos os produtos e serviços de sua empresa.

8) Todo mundo é curioso

Trabalhe de maneira eficiente as curiosidades sobre a essência de sua empresa e sobre os costumes, preferências e hábitos de seus consumidores. Qualquer assunto, seja ele qual for, tem suas peculiaridades, histórias interessantes e desconhecidas. Conte algo instigante, envolva o leitor para que ele descubra, no final do texto, o grande objetivo da mensagem.

Como dissemos no inicio, estas 8 dicas servem para nortear a construção de seu conteúdo. Não existem regras definidas. Mas processos são sempre importantes para organizar as ideias e ajudar na estrutura de seu texto.

ebook-marketing-de-conteudo

Foto do destaque via Shutterstock.

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!