Olรก pessoal, bom dia!

Ontem tivemos o Hangout Como Alavancar Vendas Usando Blog, do Social 175. Conforme prometido segue aqui um resumo com as dicas mais importantes que comentei ontem sobre o assunto:

Dividi as informaรงรตes mais valiosas pra alavancar as vendas usando blog em 3 fases:

  1. Conteรบdo รฉ realmente rei: Blog รฉ conteรบdo, e principalmente qualidade de conteรบdo. Gostar do seu serviรงo / produto para poder divulgar com vontade รฉ essencial.
  2. Infraestrutura: Ferramentas para levantar o seu blog de alta qualidade e a melhoria contรญnua.
  3. Rentabilizar: Programas de afiliados, Publipost, e-mail marketing, adsense, Planejamento de Marketing.

Vamos lรก?

1. Conteรบdo รฉ rei: Amor pelo que vocรช escreve.

  • ร‰ necessรกrio ser apaixonado pelo seu negรณcio. Desta forma o conteรบdo flui naturalmente e escrever torna-se uma prรกtica simples e gostosa de realizaรงรฃo.
  • Seja interessante, desperte a curiosidade desde o tรญtulo do artigo atรฉ o final do conteรบdo.
  • Leia o livro Neuromarketing Aplicado ร  Redaรงรฃo Publicitรกria. Para comprar vocรช pode utilizar o cรณdigo da promoรงรฃo “vitamina” no site da Editora Novatecย que disponibiliza 20% de desconto. Vamos escrever uma resenha do livro mais aprofundada em breve, mas os pontos principais que vocรช deve se lembrar quando escrever em seu blog sรฃo: ย “discurso fechado” – tenha sempre um comeรงo, meio e fim, e o “discurso quadrifรกsico”. As 4 fases que o seu texto devem ter sรฃo: 1. Exรณrdio: princรญpio do discurso (pode ser um elogio, um conselho, uma censura). 2.ย Narraรงรฃo (รฉ a histรณria da matรฉria propriamente dita), 3.ย Provas (por que tudo que vocรช escreveu รฉ verdade?) e 4. Peroraรงรฃo ou epรญlogo, que รฉ a assinatura, a conclusรฃo que visa incitar a paixรฃo e incentivar o leitor a alguma aรงรฃo, o nosso famoso call-to-action.
  • Objetivo: Lembre-se de linkar o seu conteรบdo com os seus produtos e serviรงos indiretamente. O intuito รฉ criar relacionamento, confianรงa, credibilidade e vender lรก na frente, no futuro.
  • Atente-se ร  ortografia, regras gramaticais e concordรขncia.
  • Crie um conteรบdo exclusivo. Cรณpia de matรฉrias sรฃo ruins para o SEO. Conteรบdo รบnico รฉ excelente.

Mas, qual conteรบdo? O que eu devo falar no meu blog?

ร‰ neste ponto que estรก o segredo: Marketing de conteรบdo. Vocรช deve conhecer o seu cliente profundamente, e para isto รฉ necessรกrio planejamento. Segundo rockcontent.com/blog.br:

ย โ€œรฉ uma tรกtica de marketing de criar e distribuir conteรบdo relevante e valioso para atrair e envolver um pรบblico-alvo bem definido e entendido โ€“ com o objetivo de impulsionar para a aรงรฃo e adquirir um cliente rentรกvel.ย Basicamente, marketing de conteรบdo รฉ a arte de se comunicar com seus futuros clientes sem a ansiedade de vender algo a eles logo de cara.โ€

  • Seja interessante

  • Ganhe a confianรงa

  • Gere envolvimento

  • Sejaย diferenciado

  • Forneรงa um espaรงo de conexรฃo com os clientes

  • Exiba e fortaleca o vรญnculo atravรฉs de valores

Em um estudo realizado pela Roper Public Affairs, 80% dos responsรกveis pela tomada de decisรฃo em empresas afirmaram preferir obter informaรงรตes sobre produtos e serviรงos em uma sรฉrie de artigos, ao invรฉs de uma propaganda. Para 70% dos entrevistados, o marketing de conteรบdo os faz sentir mais prรณximo ร  marca, gerando credibilidade e estimulando a compra. – http://rockcontent.com/marketing-de-conteudo/#sthash.uOBcT3zS.dpuf

Um outro artigo bem bacana tambรฉm รฉ o Desenhando a sua Estratรฉgia de Conteรบdo do Webinsider.ย 

Faรงa “Marketing Educacional / Educativo”

O Tips4Life ย รฉ um fenรดmeno no Instagram. Criado pela Gabriela Pugliesi, dรก dicas de saรบde e comeรงou recomendando produtos que a escritora realmente gostava, e assim as marcas foram atrรกs dela para que recomendasse outros produtos. Hoje รฉ um dos blogs mais acessados do Brasil.

Utilize o princรญpio de pareto (Regra 80/20) para blogs corporativos. 80% do conteรบdo voltado ao mercado, dicas e informaรงรตes educativas. 20% do conteรบdo voltado ร s vendas de seus produtos, serviรงos e soluรงรตes.

Disponibilizeย .pdfโ€™s com conteรบdo relacionado ao seu mercado, produtos e serviรงos: resumindo, agregue valor.

O essencial: blog รฉ uma grande porta de entrada, um portal para novos clientes em potencial que sรฃo propensos a comprarem os seus produtos e serviรงos porque jรก estรฃo buscando algo relacionados a eles no Google, que รฉ o maior, ou um dos maiores veรญculos de entrada para seus consumidores. Este deve ser o foco do conteรบdo que vocรช necessita em seu blog.

Conte com o seu departamento de marketing e especialmente com o departamento tรฉcnico. No caso da Polyorganic, o departamento tรฉcnico estรก totalmente alinhado com o planejamento de marketing e comunicaรงรฃo a fim de identificar as tendรชncias, oportunidades, ameaรงas e informaรงรตes importantes que precisam ser divulgadas. Utilizamos um chat prรณ-ativo chamado SnapEngage que disponibiliza com que os clientes que acessam o blog possam comprar os produtos comercializados pelo prรณprio blog.

Leia o livro Business Model Generation: Inovaรงรฃo em Modelos de Negรณciosย e defina o modelo de negรณcios da sua empresa / blog. Se vocรช quer tratar o blog como um negรณcio, ele necessita de um Modelo de Negรณcios. Este livro faz parte daย cabeceira dos grandes empreendedores do momento. Leia tambรฉm.

2. Ferramentas:

Nesta sessรฃo vamos comentar sobre como fazer um blog. Seguem algumas das principais ferramentas que vocรช pode (deve!) utilizar para a criaรงรฃo do seu blog e gestรฃo do negรณcio como um todo:

Lembre-se de que todos os links que levam o usuรกrio para fora do seu blog devem abrir em uma nova janela! (_blank).

3. Rentabilizar:

E como rentabilizar o meu blog efetivamente? ร‰ necessรกrio muito esforรงo para que qualquer blog ou site seja conhecido. O segredo estรก em ser reconhecido, e para isto รฉ necessรกrio tornar-se referรชncia em sua รกrea. Para alavancar vendas usando blogs, รฉ necessรกrio planejamento de conteรบdo. Vocรช precisa saber o que o seu pรบblico quer ler dentro do seu mercado, do seu setor, do seu segmento e sobre as suas linhas de produtos. Assim vocรช gera credibilidade, confianรงa e futuramente as vendas serรฃo realizadas.

3.1. Publiposts:

Sรฃo os posts patrocinados. As marcas virรฃo atrรกs de vocรช para que o seu blog divulgue os produtos e serviรงos deles. Para que isto aconteรงa, foque na qualidade de seu conteรบdo. Assim as marcas solicitarรฃo que vocรช as divulgue, e nรฃo ao contrรกrio.

Crie um Mรญdia Kit. Busque no Google por exemplo ou veja um bem simples e bacana em nossa pรกgina Anuncie.

3.2. Programas de afiliados

Programa de afiliados fazem vocรช ganhar dinheiro atravรฉs da indicaรงรฃo da venda de algum produto ou serviรงo. Normalmente รฉ realizado atravรฉs de um link exclusivo do anunciante.

O VP utiliza faz parte do programa de afiliados do GraphicRiver, um centro de design especializado excelente.

3.3. Google Adsense.

Mesmo que nรฃo faรงa praticamente ninguรฉm ficar rico, o AdSense gera algum valor que pode ser significativo para o seu blog.

3.4. Venda os seus serviรงos e produtos atravรฉs do seu blog.

Este รฉ o ponto mais importante. O seu blog deve gerar relacionamento, credibilidade e confianรงa na sua marca. ร‰ branding, para que futuramente o seu cliente compre os seus produtos, serviรงos e soluรงรตes. Para isto, comece com planejamento de marketing do seu negรณcio:

Qual รฉ a sua Filosofia Empresarial? Defina a sua missรฃo, visรฃo e valores do seu negรณcio ou seu blog.

Segue um breve resumo dos pontos que podem auxiliar a vocรช saber sobre o que escrever em seu blog de acordo com o seu mercado. Estude o seguinte:

  • Variรกvel Setorial
  • Macroambiente
  • Variรกvel Cultural
  • Variรกvel Econรดmica
  • Variรกvel Demogrรกfica
  • Variรกvel Polรญtica-legal
  • Variรกvel Tecnolรณgica
  • Microambiente
  • Consumidor
  • Demogrรกfico
  • Psicogrรกfico
  • Produtos
  • Concorrentes
  • Anรกlises
  • SWOT
  • M.I.R.
  • GE
  • BCG
  • Diagnรณstico
  • Plano de Posicionamento
  • Objetivos
  • Estratรฉgias de Marketing
  • Plano de Aรงรฃo
  • Sistemas de Controle

Utilize o Contactually a fim de gerar relacionamento com os seus clientes utilizando o blog como ferramenta de comunicaรงรฃo. Os programas de marketing do Contactually sรฃo excelentes para esta finalidade.

Como falei bastante do Contactually, seguem os templates de e-mail que utilizamos que vocรช pode usar como exemplo e criar o seus prรณprios para levar o seu cliente para o seu blog com esta ferramenta:

Assunto: Seja bem vindo ร  Next4!

Olรก NOME DO CLIENTE!

Gostaria de dar as boas vindas a vocรช e a toda a sua empresa em nome da Next4. A Next4 รฉ uma agรชncia 360ยบ, especializada em marketing digital e dentre os principais serviรงos que oferecemos, trabalhamos com criaรงรฃo de sites administrรกveis, e-mail marketing, links patrocinados, hospedagem corporativa, gestรฃo de conteรบdo,traduรงรฃo, fotografia, web writing, SEO, comercio eletrรดnico e outras soluรงรตes especiais vocรช.

Gostaria de convidรก-lo a acessar o nosso site, conhecer a nossa empresa e curtir a nossa pรกgina no Facebook.

Nos prรณximos dias vamos enviar alguns e-mails com dicas de como melhorar o seu marketing digital. Esperamos que goste e vamos dar continuidade aos nossos serviรงos para vocรชs.

Abraรงos!

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Esta รฉ a primeira aรงรฃo que realizamos. No dia seguinte, jรก convidamos o cliente a acessar nosso blog:

Assunto: [Programa de Marketing Digital Next4] Crie um site de alta qualidade.

Olรก NOME DO CLIENTE, tudo bem?

โ€‹Gostaria de compartilhar um artigo em nosso site que apresenta algumas dicas importantes para que nรณs possamos criar um site de alta qualidade para vocรช.

Confira nesse artigo um passo-a-passo do que รฉ necessรกrio para que vocรช possa de uma maneira profissional desenvolver um site para sua empresa. Lembrando que รฉ muito importante que conheรงa algumas funcionalidades e que esteja atualizado com as informaรงรตes e tendรชncias deste mercado, para que assim sua empresa obtenha maior visibilidade.

Clique aqui para ler a matรฉria.

Espero que goste.

Abraรงos!

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No segundo dia, enviamos o e-mailย [Programa de Marketing Digital Next4] 7 principais benefรญcios para ter um site. E assim por diante dentro dos 7 primeiros dias que o cliente entrou em contato conosco. Vocรช pode criar programas de marketing para clientes que jรก compram da sua empresa e levar eles para outros artigos em seu blog, com dicas sobre a utilizaรงรฃo de novos serviรงos, e muito mais. Imagine as possibilidades.

Resumindo, conteรบdo รฉ rei, e “pessoas sรฃo reis”. A tendรชncia รฉ que vocรช tenha que gerar conversas dentro do seu blog atravรฉs dos comentรกrios, discussรตes saudรกveis, e com isto os usuรกrios voltarรฃo em seu blog, em seu site, e comprarรฃo os seus produtos e serviรงos.

Realize parcerias com blogs e pรกginas em redes sociais que tenham clientes em potencial para o seu negรณcio. Chame este trรกfego para o seu blog.

O Medium รฉ uma nova plataforma tem promete muito tambรฉm.

Espero que tenham gostado e comece hoje a escrever o seu blog:

Pessoal:ย http://wordpress.com

Profissional:ย next4.com.br

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Busque patrocinadores. Eles garantem uma renda fixa e se beneficiam muito com um blog de alta qualidade.

Espero que estas dicas ajudem!


Daniel Z. Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi รฉ empresรกrio, publicitรกrio, e ajuda empreendedores a construรญrem seus negรณcios com aย internet.

Hรกย mais de 15 anos no mercado, jรก foi dono de agรชncias de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e รฉ editor-chefe do Vitamina Publicitรกria, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bรญblia do marketing de conteรบdo pela VentureBeat.

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