Tempo de Leitura: 7 minutos.
Dificuldade: Básico.
Como um profissional de inbound marketing, a capacidade de deixar pegadas do nosso conteúdo é diretamente relacionada a de melhorar a nossa otimização para mecanismos de busca, aumentar a nossa posição de liderança como pensadores e gerar novos clientes potenciais para vendas.
Neste post vamos apresentar quatro pilares fundamentais, que quando implementados, vão ajudar você a construir uma estratégia especializada em blog voltada para as metas do seu negócio. Seja um iniciante ou blogueiro experiente, este post serve como um recurso bacana para os seus esforços em construir blogs de sucesso.
1) Estabeleça as Metas do Blog
A primeira coisa importante a fazer é estabelecer as suas metas a curto e longo prazo. Seu blog tem como objetivo ampliar a exposição do seu negócio, apresentar conhecimento para ser reconhecido como uma autoridade da sua indústria, gerar novos clientes em potencial, melhorar a otimização do seu site para os mecanismos de busca ou um pouco de tudo isso?
Solidificar as metas antes de iniciar a blogar vai certificar que você está utilizando as táticas certas de acordo com os objetivos da sua empresa. Mais importante que as suas metas, é entender as metas dos seus leitores. O seu leitor típico normalmente tem uma das três metas ao consumir o seu conteúdo:
- Buscam aperfeiçoar os seus conhecimentos em uma área em particular.
- Buscam aprender algo novo.
- Buscam aguçar a sua curiosidade sobre um assunto de interesse.
Como um blogueiro de sucesso, você precisa balancear as prioridades dos seus leitores com as do seu negócio.
2) Entenda Seus Clientes
A próxima prioridade fundamental que você deve ter no lugar antes de escrever o primeiro post é um conhecimento avançado do seu target. Para criar conteúdo relevante e que engaje seus leitores você precisa entender as suas preocupações, dificuldades, problemas e prioridades. Sem esta base de conhecimento não há forma efetiva de gerar conteúdo original para o seu público em potencial.
Por isto que é importante reservar um tempo pra conversar com alguns clientes e entender as pressões que sofrem em seus negócios. Envie um breve questionário para a sua base e verifique onde estão as oportunidades de melhorias. Com uma boa quantidade de informação sobre os problemas de seus clientes atuais e potenciais, você terá assuntos variados pra começar a escrever conteúdo realmente original.
3) Crie Conteúdo Original
A parte mais difícil para desenvolver o conteúdo do seu blog pode ser a criação de conteúdo realmente original. Porém é possível utilizar as melhores práticas disponíveis para desenvolver ideias de assuntos e simplificar seus esforços:
Conteúdo do Blog Orientado a Soluções: A forma mais básica e simples para blogs de negócio é baseada em conteúdo orientado a soluções. Já falamos deste ponto antes, entretanto um blog orientado a conteúdo de soluções envolve entender os problemas principais da sua audiência e disponibilizar soluções tangíveis para aliviá-los.
Tecnologias Emergentes: O ritmo acelerado nas mudanças tecnológicas tem abastecido os blogueiros com novos conteúdos e ideias sobre todos os tipos de assunto. Escreva sobre os efeitos da tecnologia no mercado em que você está, e como a tecnologia vai afetar os seus clientes.
Assuma uma Posição Controversa: Dependendo da ocasião, usar uma posição controversa da sabedoria popular pode angariar uma grande visibilidade para o conteúdo do seu blog. Se utilizar esta tática, use moderadamente, e tenha bons argumentos de suporte para o seu posicionamento controverso.
Cobertura de Vanguarda: Ser o primeiro blogueiro a cobrir uma mudança no seu mercado que ninguém ainda comentou. Esta tática, mais do qualquer outra, pode atrair novos visitantes para o seu blog.
Pergunte por Ideias: Pergunte a seus leitores sobre ideias de conteúdo e você vai receber uma chuva de sugestões. Ligue, entreviste, envie uma pesquisa ou enquete para levantar suas ideias.
4) Seja Eficiente
Como um marketeiro B2B, existe muito conteúdo a ser desenvolvido e muitos assuntos para falar. Aprenda a ser eficiente com as técnicas de criação de conteúdo e não dilua a qualidade do seu conteúdo. Abaixo apresentamos algumas técnicas para repostar conteúdo, usar um calendário para gerenciar as suas postagens e solicitar material para outros experts do seu mercado para criar blogs de sucesso.
Reposte Conteúdo Existente: Uma forma interessante de fazer isto é coletar conteúdo de uma pesquisa ou ebook e repostar como uma série de posts no seu blog, em duas ou três semanas. Esta técnica permite distribuir o conteúdo do ebook para seus leitores que não teriam normalmente tempo de ler o ebook. Além disto, pegue apresentações executivas populares, videos e estudos de caso e reposte no conteúdo do seu blog.
Crie um Calendário do Blog: Como um blogueiro experiente diria, desenvolver conteúdo religiosamente diariamente ou semanalmente pode ser difícil. Uma forma inteligente de fazer isto é criar um calendário e mapear os tópicos principais que você gostaria de postar durante o ano. Assim vá criando mais materiais específicos que você gostaria de discutir a cada semana.
Disponibilize Espaço para Blogueiros Visitantes: Uma outra forma de desenvolver o conteúdo do seu blog simultaneamente a construir um network é disponibilizar espaço para outros blogueiros da sua indústria postarem no seu blog. Vá atrás de outros blogueiros experientes no seu mercado e pergunte se gostariam de escrever no seu blog. Eles tem um forte incentivo a dizer sim porque cada artigo escrito é uma oportunidade de alcançar mais visibilidade e oportunidades. Comece hoje a criar relacionamentos com outros blogueiros.
Envolva os Funcionários: Uma outra forma de melhorar o conteúdo do seu blog é envolver o seu time de colaboradores e funcionários. Fale com os vendedores, técnicos, profissionais de suporte e executivos para ajudar você a desenvolver um post em seu blog.
Conclusão
É necessário solidificar as bases de um blog de negócio. Comece estabelecendo metas para você e seu negócio, pesquise profundamente o seu público-alvo, os problemas que passam e suas prioridades. Depois desenvolva conteúdo de alta qualidade que informe e eduque a sua audiência.
Quando começar a criar o conteúdo de seu blog, busque sempre formas de desenvolver o máximo de conteúdo de qualidade quanto possível. Reposte conteúdo existente, solicite posts de outros blogueiros e envolva funcionários nos esforços de criação de conteúdo. Lembre-se que conteúdo é a sua moeda na internet, e quanto mais conteúdo de qualidade você tiver, maior será o seu impacto.
Para concluir, não há mágica em blogar. Porém, ao clarear as metas definidas, maximizar os seus recursos e se tornar um blogueiro eficiente vai colocar a você no caminho certo para implementar uma estratégia de sucesso para seu blog e ajudar a atingir os objetivos de seu negócio.
Este post é uma versão do original “4 Pillars of a Successful Blogging Strategy“.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.