Ele é o principal responsável por abrirem ou não a sua mensagem.
O título tem a função de despertar a curiosidade de seu público para que saibam da sua existência. Quanta responsabilidade, hein?
Desenvolver uma ideia e colocá-la em prática não é uma tarefa simples. Requer pesquisa, estudo, aprofundamento do assunto, rascunhos, brainstorming, etc. Após toda esta análise, você inicia o processo de fazer das ideias algo existente.
Escrever bons artigos faz parte da estratégia de inúmeros sites, blogs e redes sociais. Mas, de NADA adianta se estes conteúdos não chamarem a devida atenção de seu público para a leitura. O grande responsável para instigar e convidar o público a aumentar seu conhecimento ou ficar ciente de uma novidade, é o título.
O título é a primeira conexão com seus leitores e se houver falha neste início, é certo que seu objetivo não será alcançado. Ele está presente em praticamente tudo que fazemos na web: nas redes sociais, nas matérias, anúncios e até mesmo nas ferramentas de busca, como o Google.
Devido a esta importância, vamos te ajudar a criar títulos inesquecíveis, que realmente farão a grande diferença em sua mensagem. Vamos as dicas!
1) A técnica AIDA
Existem 4 elementos que são necessários para a construção de bons títulos. São eles:
- Atenção: capture com as palavras certas a atenção de seu leitor. Ideias como: “Saiba agora”, “Imediatamente”, “Não perca tempo”, “Gratuito”, “Descubra” são ótimas para que o leitor saiba de imediato que aquele assunto o interessará.
- Interesse: coloque o principal benefício que seu público terá em ler o seu artigo. “Melhore sua vida”, “Aumente seu conhecimento”, “Ganhe dinheiro” são alguns exemplos.
- Desejo: aqui a ideia é despertar o desejo através da combinação dos benefícios com senso de urgência: “Melhore sua vida imediatamente”, “Aumente seu conhecimento em poucas horas”, “Ganhe mais dinheiro em 1 semana”.
- Ação: convide o leitor a ler, curtir e compartilhar o conhecimento. Inclua algo como: “Clique aqui e descubra”.
Esta é a fórmula perfeita para conseguir a atenção desejada.
2) Deixe sempre claro para seu público que ele é único, especial, que o conhecimento que você compartilha será excelente para sua vida
O título tem o objetivo de comunicar os leitores sobre algo novo, que a leitura do artigo será útil para as pessoas, que estas terão mais conhecimento sobre o assunto.
3) O título tem a função também de informar que sua empresa é referência em determinado assunto
“Saiba agora”, por exemplo, passa a imagem de que quem está comunicando detém deste conhecimento e faz questão de compartilhar para a sociedade algo que é de suma importância.
4) Seja diferente
Não tenha medo de ser esquisito. Às vezes, um título “estranho” pode chamar ainda mais a atenção no meio de mensagens que já estamos acostumados a ver.
5) Listas
Está comprovado: listas e números nos títulos ganham a preferência de qualquer público. “10 motivos”, “7 Dicas”, “3 passos” tem muito mais audiência e aceitação.
6) Utilize palavras-chave
Não é para ser mecânico! Se houver a possibilidade de incluir também no título palavras-chave de seu texto, é uma excelente maneira de SEO, além de ser uma forma atraente e inteligente de chamar a atenção.
Estas dicas te ajudarão a aumentar as chances de seu público ter o interesse sobre determinado artigo publicado. Mas, tão importante quanto, inclua na mensagem o quanto sua empresa se envolve com seus clientes, que fazem questão de fazer parte de seu universo, de solucionar sempre seus problemas, de estar próximo nas dificuldades.
Mesmo se sua estratégia for B2B, seu público, seja ele qual for, são seres humanos que gostam e precisam ser tratados como tal. Quanto mais “íntimos” os títulos e as mensagens forem, a empatia será maior e as chances de notoriedade aumentarão.
Foto do jovem e óculos via Shutterstock.
Tatiana
Graduada em Publicidade e Propaganda, com MBA em Marketing. Trabalha desde de 2002 com comunicação, com foco em criação de conteúdo online, redação publicitária, atendimento e vendas. É Gestora de Relacionamento na mLabs. Contato: [email protected]