Além de criar websites de alta qualidade para o seu negócio, estar nas redes sociais é essencial no novo marketing.
O Pinterest, a rede social em que os usuários podem criar painéis digitais de imagens inspiradoras, é um peixe fora d’agua no campo das mídias sociais. Ao contrário de outras redes, o uso se espalhou de uma forma diferente e os usuários são 80% mulheres.
Acima de tudo, o Pinterest é único porque trata de imagens, e não quaisquer imagens, ao invés de texto.
O Pinterest não é o espaço para fotos padrões de bancos de fotografias. Para se destacar lá, você precisa de imagens fantásticas e cativantes. É um jogo totalmente novo. O Pinterest requer uma curadoria cuidadosa de imagens não apenas próprias e não é o lugar para a auto-promoção exagerada. Então como você pode aproveitar ao máximo o Pinterest para crescer a sua marca?
O Pinterest é realmente ideal para a sua marca?
O Pinterest é ideal para sites de comércio eletrônico e empresas que têm um negócio altamente visual. Também é ideal para as empresas que têm uma boa compreensão de otimização de SEO geográfica (o Pinterest pode ajudá-lo a se rankear rapidamente por palavras-chave locais). Mas se você não tem o orçamento ou tempo para criar imagens originais (como infográficos e fotos), ele pode não ser bom para você.
Atualize ou crie suas boas práticas de mídias sociais para incluir o Pinterest
Mesmo o Pinterest sendo visual, ainda é uma rede de mídia social. Você precisa usar os padrões de mídias sociais da sua marca, e se você não tem uma política das melhores práticas na sua empresa, comece já.
Esteja disposto a investir tempo e dinheiro
Apenas 20% do conteúdo no Pinterest é original; o resto é criado através de “likes” e imagens de outras pessoas que “re-pinam”. Isto significa que uma marca precisa estar disposta a dedicar o tempo à criação de ações e procurando Pins para compartilhar conteúdo. Especialistas dizem que o número ideal de pins para compartilhar cada dia é de 10 a 15. A parte do dinheiro é referente a criação de imagens originais, sejam novas fotografias criadas por um membro da sua equipe, um fotógrafo profissional ou imagens divertidas criadas por um designer gráfico.
Não é apenas sobre os pins – é sobre a comunidade
Como o Pinterest é visual, é fácil ignorar o aspecto social. Mas como uma marca, você pode se envolver sua comunidade no Pinterest de várias formas: sediar uma competição, lançar painéis para os seus clientes e manter seus fãs informados sobre ofertas e promoções. Assim, além de imagens bonitas, é também sobre quem está vendo estas imagens.
Saiba o que faz uma imagem pinável
O tamanho ideal de um pin é provavelmente menor do que o esperado. Na corrente do Pinterest, uma imagem tem normalmente 238 pixels de largura e se expande para 735 pixels quando clicada (a altura pode variar muito, e em alguns pins pode ser muito longa). Em dispositivos móveis, é ainda menor. Por isso a sua imagem deve ser clara e fácil de entender em um tamanho pequeno, porque você quer que o espectador não só clique para vê-la maior, mas também clique sobre o site em que ela está hospedada.
Além disso, você pode aumentar a sua taxa de cliques por ter algum texto básico sobre a imagem explicando o link.
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Este post é uma versão do “Be Pinteresting: How to grow your brand using Pinterest” da 99designs.
Logo do Pinterest via Shutterstock.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.