Pense comigo: Qual é sua música predileta?
Lembrou? Agora tente recordar qual foi a última vez que você ouviu ela. Se não faz muito tempo, provavelmente não foi hoje.
E como está o seu dia? Tudo na mais perfeita harmonia ou você gostaria de estar mais feliz?
Diversos estudos provam que ouvir música ajuda a capacidade cognitiva, melhora o humor e traz diversos benefícios.
Eu gosto de dizer que sou movido a música e Sol. Desde de criança ouvia discos de vinil e meu avô gravava fitas cassetes com Mozart, Vivaldi e outros músicos clássicos que diferente do gosto da idade, eram meus prediletos.
Fui roqueiro, gravava até rap quando adolescente e a música sempre esteve presente na minha vida.
Fomos de bolachões, fitas cassetes, CD’s e .mp3 às rádios on-line e ao iTunes. A possibilidade de comprar apenas a música que você quisesse e não compactuar com a pirataria mudou a indústria fonográfica.
Mas ainda estava caro, não era prático, social, e o serviço podia melhorar muito.
Entra o Streaming de Música
Se a sua vida é mais feliz com música e você produz, realiza e vive melhor com ela, o Spotify é o seu novo melhor amigo. A alguns meses estou testando ele e seus concorrentes como o Deezer e Rdio, entre outros.
O Spotify me ganhou. Iniciei este post ouvindo a música Ascolta, do pianista Ludovico Einaudi. Agora já estou ouvindo outra e daqui a pouco vou ouvir alguma música inédita que ainda nunca ouvi na vida.
É genial ver como a música e tecnologia estão interligadas ao ponto de você poder ouvir a música que quiser, na hora que desejar e onde estiver.
O Spotify é um serviço que dá acesso a milhões de músicas. É muito fácil começar e ter a sua coleção disponível a qualquer segundo. Abaixo você pode conferir a minha tela no momento.
Segundo a Billboard “A receita de streaming de música nos EUA cresceu 39% em 2013, gerando US$ 1,4 bilhão e tornando-se mais de um quinto dos negócios da indústria da música gravada, contra apenas 15% em 2012, segundo dados divulgados pela Recording Industry Association of America.”
Provavelmente esta será a forma que você irá ouvir música, seja no celular, em casa ou no carro em pouco tempo.
Não é à toa que este tipo de serviço cresce tanto. Depois que você aprender a usar (coisa de 10 minutos) vai ficar ansioso pra poder ter aquele tempo de ouvir as suas músicas sem perturbação.
Você pode até ouvir as suas músicas offline e não gastar tráfego com a sua operadora. É possível ouvir no celular, no PC, Mac ou web. O serviço premium custa R$14 no Brasil e tem a versão grátis com limitações.
O meu ponto neste artigo é que se a música é importante na sua vida, vale a pena assinar o serviço pago. O custo da metade de um CD por mês dá acesso a milhões de músicas.
Semana passada tive o prazer de ouvir o Neil Young no Dreamforce apresentando o Pono.
Ele comentou que os serviços de streaming de música tem a pior qualidade dentre as formas de se ouvir música atualmente e o Pono entrou no mercado para disponibilizar um serviço de música da mais alta qualidade.
Infelizmente, ainda não é streaming e é necessário realizar o download das músicas, que são gravadas com os arquivos mais originais possíveis de cada gravação, e atingem a qualidade máxima que você pode encontrar atualmente.
Com a melhoria dos serviços de banda larga no mundo, chegaremos a possibilidade de streaming de músicas com mais qualidade, melhor custo e abrangência. Essa combinação de música e tecnologia pode mudar a sua vida.
Pode parecer algo simples e banal, porém estamos vendo a ascenção de um “novo” modelo de negócios que cresce já a muitos anos.
SaaS (Software as a Service – Software como serviço) veio para ficar e agora que atingiu a indústria fonográfica, é capaz de vermos muitos outros tipos de serviços com este modelo.
Vale a pena pensar como você, publicitário, mercadólogo, poderia disponibilizar os seus produtos e serviços como SaaS para a sua empresa ou clientes.
E se você apenas adoraria ouvir aquela música predileta e viajar nem que seja por apenas 1 minutinho, baixe o Spotify.
E pra finalizar, espero que você fique muito mais happy com o seu Spotify!
Imagem do Spotify via Shutterstock e tirada por Denys Prykhodov.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.