Hoje se fala muito sobre a profissionalização do blogueiro, afinal, o que é isso? A profissionalização do blogueiro é um processo do qual os próbloggers estão passando que é o reconhecimento e a valorização do seu trabalho perante as agências e anunciantes.

Próblogger é o profissional que bloga com fins lucrativos, ou seja, ele faz toda a curadoria de um blog com o objetivo de monetizar aquele projeto. Não é fácil trabalhar com blog, afinal, você tem que dedicar horas fazendo seleção de conteúdo e elaborando os posts para publicar na sua página, justamente por este motivo, que quem trabalha com essa mídia deseja (merece) ser valorizado.

O blog é uma mídia, isso é indiscutível. Podemos dizer que estamos caminhando rumo ao nosso objetivo que é o reconhecimento dos bloggers. Já existem anunciantes e agências que fazem ações em blogs e reconhecem que é uma das formas de segmentar sua campanha, porém, o que complica esse relacionamento é o pagamento. Existem blogueiros que reclamam e outros que são bem pagos, mas isso é um dos pontos que ainda deve ser ajustado durante essa evolução. Uma dica é trabalhar com contrato, pois caso o anunciante não cumpra com o acordo, você poderá recorrer na justiça e ir à busca dos seus direitos.

Monetizar o blog, essa é uma das preocupações na hora de blogar, mas em minha opinião a curadoria de conteúdo vem em primeiro lugar, afinal, o que vai atrair os visitantes é o que você realmente tem a oferecer. Seja exigente quanto a esse ponto, pois um bom conteúdo é essencial para a sobrevivência da sua página e principalmente um fator crucial na hora de conquistar o anunciante.

Falei sobre a curadoria de conteúdo, vamos puxar um pouco mais esse assunto, pois é importante. A curadoria de conteúdo é a seleção de temas, artigos e notícias relevantes para o seu público alvo. Normalmente são necessárias horas e horas para reunir essas informações e só depois criar o post que será publicado no seu blog. Um erro de alguns curadores é só publicar o que está nos trends do dia para poder atrair novos visitantes e isso não é legal.

Com essa evolução da internet e das mídias sociais o blogger está conquistando cada vez mais seu espaço na rede, tenho certeza que daqui algum tempo (esse tempo é em megabytes) estaremos vivenciando um novo cenário com novas oportunidades de negócio para o profissional que transmiti informações pela internet.

Abaixo está o vídeo do “Manifesto da blogosfera” que surgir a partir de um documento criado pela Bia Granja – editora YouPix – compartilhado com geradores de conteúdo com o objetivo de discutir assuntos relacionados as dúvidas de um blogger:

Repórter convidado