Apesar de muitas empresas não darem a devida atenção a mensuração das ações de email marketing, ela é uma das etapas fundamentais para que o relacionamento digital com os clientes tenha sucesso. Por meio do acompanhamento dos resultados do email marketing, é possível obter informações dos envios e comportamento do seu público. Confira as dicas preparadas por uma empresa especializada em envio e gestão de email marketing, preparou algumas dicas para turbinar as ações digitais.
Veja os principais itens que se deve mensurar:
1. Quantidade de e-mails recebidos, abertos, clicados, CTR e CTOR:
Acompanhar o número de interações nas mensagens é importante para avaliar o quão relevante está sendo os envios para o público. Quanto mais alto é esse número, melhor está o desempenho das suas ações. Se os números estiverem baixos ou apresentarem queda a cada envio, é sinal de que a estratégia precisa ser repensada.
2. Taxa de opt-out (descadastramento)
Esse número pode indicar, por exemplo, que a frequência do envio está muito alta, ou que a mensagem não está de acordo com o interesse do destinatário, ou mesmo que o assunto abordado não tem relevância etc. Para conseguir uma resposta, uma boa ideia é fazer com que o link de opt-out leve o destinatário para uma página onde tenha opções para indicar qual a razão do descadastramento.
3. Analise os links mais acessados no e-mail
Permite identificar pelo que seus destinatários mais se interessam, quais suas preferências etc. A partir daí, é possível oferecer conteúdos cada vez mais relevantes e até mesmo realizar envios segmentados para cada grupo de interesse. Uma forma de fazê-lo é enviar ofertas diferenciadas de determinado produto para quem clicou, mas não o comprou, ou uma oferta de produto relacionado ao que a pessoa tenha comprado (ex: o destinatário comprou um notebook, a empresa faz um envio com ofertas de mini mouse óptico), e assim por diante.
4. Taxa de visualização por horários, dias da semana e dias do mês
De acordo com as maiores taxas de abertura é possível estabelecer qual o melhor dia e horário para enviar email marketing aos seus destinatários.
5. Sua mensuração não se resume ao Click Through
É possível ir além e saber mais. Aproveite as inúmeras possibilidades de análises para aprimorar suas ações de email marketing e fazer campanhas mais efetivas.
Fonte: NB Press