Prêmios e jobs aprovados: a vida de um publicitário é uma estrada que nunca chega ao fim e que oscila, constantemente, entre o sorriso e as lágrimas.
Assim como qualquer profissão (e qualquer outra coisa na vida), ela não tem uma receita pronta e eficaz de sucesso, mas algumas dicas podem fazer a diferença.
1. Não roubarás a ideia alheia
Publicitário vive de ideias, é verdade; mas, se apropriar da ideia do outro é sacanagem, jogo baixo. Dê o crédito a quem merece. Comemore pelo outro. Na próxima vez, pode ser você.
2. Não falarás “logomarca”
Livre-se desse mal – amém! Lembre-se de que logomarca é redundante, segundo sua definição que origina-se no grego. Logotipo, portanto, é o correto!
3. Não plagiar
Não importa se a sua ideia não é a melhor do mundo: use-a e jamais, em hipótese alguma, copie algo. Mais vale uma ideia original mais ou menos do que uma ideia boa plagiada!
4. Farás pesquisa de referência sempre
Exercite o hábito de pesquisar antes de começar. Com a pesquisa, você ganha pontos: sabe o que não fazer e por onde começar!
5. Praticarás a inteligência emocional
Entenda que um dia não é igual ao outro e é preciso adaptar-se a cada situação. Não deixe seu mau humor interferir no trabalho (ou, ao menos, tente) e saiba que criação é trabalho de equipe.
Muito mais do que normas ou mandamentos, essas são condutas de bom senso e, acima de tudo, práticas que são vivenciadas cotidianamente e aprimoradas. Ser publicitário requer muito mais que sacadas de sucesso, requer trabalho duro, pesquisa diária e aperfeiçoamento (profissional e pessoal) constante!
Publicado originalmente em 14 de outubro de 2015.
Michele
Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.
Related Posts
12 Comments
Comments are closed.
Muito bom!
Como eu amo entrar nos sites relacionados à publicidade. Este por exemplo, sempre que faço uma visita, saio com algo novo em mente. Atualmente estou indo para o quarto período de Publicidade e Propaganda e já tive a oportunidade de trabalhar dentro de uma agência. Esse ponto citado sobre o mal humor, realmente é um ponto muito forte, pois cada dia tem sua peculiaridade e o nosso humor não é constante. Acredito que como você mesma disse, se adaptar é fundamental e sinceramente, usar a criatividade de maneiras distintas a todo momento e todos os dias é uma tarefa um tanto quanto complicada. Por isso digo, publicidade é um curso para quem realmente tem amor pela profissão.
Obrigado pelo comentário José! Realmente, publicidade é pra quem tem amor pela profissão.
Excelente! Adoro as publicações da Michele! Ela interage de uma forma magnífica com os leitores. ; )
Obrigado Barbara, a Michele é fera e vai adorar ler o seu comentário!
Realmente a publicidade está intimamente relacionada as afetividades e relacionamentos das pessoas.. ignorar os sentimentos alheios e o que a publicidade suscita no cliente é tapar os olhos e ouvidos à publicidade….
Não podemos negar que a publicidade é uma estratégia que deve estar aliada ao estudo das emoções, e cada dia mais as pessoas fazem de tudo para liberá-las.. vamos trabalhar coma publicidade dessa maneira sutil..
seoparaafliado2017funciona
Muito útil!
Excelente conteúdo
Obrigado pessoal da TheTails!
[…] podia ter tido um futuro na vida. Podia mesmo. Acho até que eu tinha potencial para isso; mas aí, eu resolvi cursar Letras e ser […]
[…] 7 de março de 2020 In: Publicidade & Marketing vitaminapublicitaria.com.br Prêmios e jobs aprovados: a vida de um publicitário é uma estrada […]