falei aqui no Vitamina um pouco sobre curadoria de conteúdo. Pra quem não está familiarizado com o tema, curadoria de conteúdo nada mais é que coletar, filtrar e classificar informações para um determinado grupo.

Com a infinidade de informações a que somos expostos diariamente, esse trabalho se torna importantíssimo nas estratégias de negócios das empresas, funcionando como uma prestação de serviços para o seu público e, consequentemente, dando mais credibilidade para a empresa.

Mas será que apenas curar basta? Eu acredito que não. De fato, a empresa que se preocupa em fazer esse trabalho ganha muitos pontos, mas o que pode realmente demonstrar seu know how sobre um determinado tema é, de fato, produzir seu próprio conteúdo, ser referência no assunto.

Não acho que uma coisa exclua a outra, ou a empresa cura ou produz conteúdo. São duas estratégias que devem andar juntas no plano de comunicação, que se complementam no trabalho de engajar o público e firmar a imagem da empresa.

Nós aqui no Vitamina fazemos as duas coisas: tanto pesquisamos conteúdos interessantes na Internet para vocês, como produzimos nosso próprio material. Você deve conhecer outros blogs que optam só por indexar ou só por apresentar conteúdo próprio. É uma questão de escolha.

E fazendo aqui o meu trabalho de curadora, deixo vocês com essa palestra do Luiz Yassuda no YouPix desse ano: