Nรณs, publicitรกrios (graduados ou nรฃo), trabalhamos essencialmente com ideias. Geramos resultados de pensamentos considerados, pela maioria das pessoas, improvรกveis. Somos, muitas vezes, vistos como seres especiais. E, cรก entre nรณs, gostamos muito disso. Nosso ego agradece.

Temos ideias pra (quase) tudo: clientes, aรงรตes, produtos, pรกginas no Facebook (sรฉrias ou bizarras), mas, surpreendentemente, nรฃo focamos nossas brilhantes ideias em investimentos que dรฃo retorno financeiro. Mais do que uma constataรงรฃo, a reclamaรงรฃo constante da remuneraรงรฃo de colaboradores em agรชncias de publicidade รฉ um fato de proporรงรตes estratosfรฉricas. Rimos para nรฃo chorar. Mas, serรก que o problema รฉ tรฃo grande e sem soluรงรฃo como dizemos?

Nรฃo estou falando em nos debruรงarmos sobre freelas incansรกveis. Estou incitando a ideia de trabalharmos com as ferramentas de maneira diferente. Sobre diretores de arte e criativos usarem a habilidade no pacote Adobe para ministrar cursos para pessoas interessadas. Redatores palestrarem sobre Lรญngua Portuguesa e seu uso em determinadas situaรงรตes para empresas. Sobre profissionais de atendimento organizarem workshops para trocar ideias sobre como fidelizar um cliente. Enfim, hรก tantos profissionais envolvidos no cotidiano de uma agรชncia de publicidade que temos plenas condiรงรตes, se quisermos, de realizar um simpรณsio diversificado e abrangente.

Temos e, acima disso, conhecemos as ferramentas necessรกrias para fazer acontecer. Temos contatos com fornecedores para concretizar as aรงรตes. Entรฃo, qual รฉ a desculpa mesmo?

E, antes que alguรฉm diga que estarรญamos entregando o ouro aos bandidos, eu afirmo: รฉ muito mais fรกcil ganhar a admiraรงรฃo e o respeito de alguรฉm quando se compartilha o que se tem, principalmente quando o โ€œobjetoโ€ de posse trata-se de conhecimento. ร‰ uma forma gratificante de apaixonar outras pessoas e estimular o melhor de cada uma delas (e, porque nรฃo, usรก-lo a nosso favor tambรฉm). O mercado estรก aรญ, esperando boas ideias serem realizadas.

Portanto, รฉ hora de arregaรงar as mangas, sair do Facebook e colocar a mรฃo na massa: faรงa a Publicidade acontecer de verdade, faรงa algo de diferente. Vocรช vai continuar lendo notรญcias de pessoas bem sucedidas ou vai se tornar uma delas?

Imagem do rapaz via Shutterstock.


Michele

Redatora publicitรกria, gerente de pauta e leitora assiduamente assรญdua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteรบdo. Entre em contato no Facebook.

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