Blog é mídia

Hoje se fala muito sobre a profissionalização do blogueiro, afinal, o que é isso? A profissionalização do blogueiro é um processo do qual os próbloggers estão passando que é o reconhecimento e a valorização do seu trabalho perante as agências e anunciantes.

Próblogger é o profissional que bloga com fins lucrativos, ou seja, ele faz toda a curadoria de um blog com o objetivo de monetizar aquele projeto. Não é fácil trabalhar com blog, afinal, você tem que dedicar horas fazendo seleção de conteúdo e elaborando os posts para publicar na sua página, justamente por este motivo, que quem trabalha com essa mídia deseja (merece) ser valorizado.

O blog é uma mídia, isso é indiscutível. Podemos dizer que estamos caminhando rumo ao nosso objetivo que é o reconhecimento dos bloggers. Já existem anunciantes e agências que fazem ações em blogs e reconhecem que é uma das formas de segmentar sua campanha, porém, o que complica esse relacionamento é o pagamento. Existem blogueiros que reclamam e outros que são bem pagos, mas isso é um dos pontos que ainda deve ser ajustado durante essa evolução. Uma dica é trabalhar com contrato, pois caso o anunciante não cumpra com o acordo, você poderá recorrer na justiça e ir à busca dos seus direitos.

Monetizar o blog, essa é uma das preocupações na hora de blogar, mas em minha opinião a curadoria de conteúdo vem em primeiro lugar, afinal, o que vai atrair os visitantes é o que você realmente tem a oferecer. Seja exigente quanto a esse ponto, pois um bom conteúdo é essencial para a sobrevivência da sua página e principalmente um fator crucial na hora de conquistar o anunciante.

Falei sobre a curadoria de conteúdo, vamos puxar um pouco mais esse assunto, pois é importante. A curadoria de conteúdo é a seleção de temas, artigos e notícias relevantes para o seu público alvo. Normalmente são necessárias horas e horas para reunir essas informações e só depois criar o post que será publicado no seu blog. Um erro de alguns curadores é só publicar o que está nos trends do dia para poder atrair novos visitantes e isso não é legal.

Com essa evolução da internet e das mídias sociais o blogger está conquistando cada vez mais seu espaço na rede, tenho certeza que daqui algum tempo (esse tempo é em megabytes) estaremos vivenciando um novo cenário com novas oportunidades de negócio para o profissional que transmiti informações pela internet.

Abaixo está o vídeo do “Manifesto da blogosfera” que surgir a partir de um documento criado pela Bia Granja – editora YouPix – compartilhado com geradores de conteúdo com o objetivo de discutir assuntos relacionados as dúvidas de um blogger:

Repórter convidado

 

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!