Entre as muitas práticas de marketing online está o post pago, fazer um agrado para um blogueiro famoso falar (bem) de um produto. E isso pode ir desde enviar um kit exclusivo e super bacana para o blogueiro até bancar uma viagem para que ele vá cobrir um evento. E depois de tantos mimos, o retorno é quase sempre positivo.
Um blog, de início, não paga contas, mas depois de conseguir certa notoriedade, muitos blogueiros são procurados por empresas interessadas em posts pagos. Os blogueiros famosos são hoje um verdadeiro veículo de mídia, com uma audiência cativa e poder de formar opinião.
O que as empresas dizem é que querem uma opinião “isenta”, “honesta” e, claro, “positiva” sobre o produto, o que, em alguns casos, pode até acontecer mesmo.
E será que é possível ter uma opinião totalmente isenta sobre uma empresa depois de receber um presentinho dela? Esses blogueiros estão se vendendo? O jabá na web acaba com a credibilidade?
O que alguns blogueiros fazem é avaliar se aquele conteúdo tem realmente alguma relevância para seu público e deixam explícito que aquele post é uma propaganda. Os maiores blogs estão cheios disso.
Mas o que acontece em alguns casos é que a propaganda no blog acaba interferindo no conteúdo. O blogueiro acaba sendo pressionado pela empresa e ou se omite ou disfarça um assunto que seja mais comprometedor. Isso quando não sai um post extremamente positivo sobre um produto que não seja tão bom, por exemplo. O blog acaba ficando forçado e os leitores se sentem traídos.
E qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe um comentário:
Não há mal algum em um blogueiro ganhar dinheiro com seu blog, mas o respeito com o leitor deve vir em primeiro lugar.
Lista dos blogueiros que mais faturaram em 2010:
1º. Michael Arrington (TechCrunch): US$ 2,4 milhões por ano
2º. Pete Cashmore (Mashable): US$ 2,1 milhões
3º. Timothy Sykes (Investimonials): US$ 1,8 milhão
4º. Mario Lavandeira (Perez Hilton): US$ 1,6 milhão
5º. Jake Dobkin (Gothamist): US$ 960 mil
6º. Matt Marshall (VentureBeat): US$ 744 mil
7º. Ewidson Then (Slash Gear): US$ 720 mil
8º. Nick Denton (Lifehacker): US$ 720 mil
9º. Vitaly Freedman (Smashing Magazine): US$ 696 mil
10º. Collis Ta’eed (Tuts+): US$ 110 mil