Segundo uma pesquisa da comScore, o Brasil é o quinto país que mais acessa redes sociais no mundo! Aproximadamente 87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais e a tendência é de que o número cresça: cerca de 20% da população pretende entrar no mundo das redes sociais num futuro próximo.
Essa afinidade dos brasileiros com as redes sociais é um potencial que não pode mais ser ignorado pelas empresas. Então porque não aproveitar esse perfil nos negócios?
Muitas empresas não aderem às redes sociais por temerem perder o controle da situação, e muitas fazem isso de forma parcial, agindo apenas como emissoras, o que torna o conteúdo desinteressante. A regra das redes sociais é a interação e não se pode ignorar esse fato, é uma via de mão dupla.
Todas as empresas devem estar presentes nas redes sociais? Em minha opinião, não. Se a empresa não tiver um bom planejamento, objetivos claros e disposição para criar relacionamento com seus clientes ou mesmo intenção de mudar sua cultura, é melhor nem começar. Porque do contrário, estará investindo tempo em dinheiro para falar sozinha. Sabemos que há muitas maneiras de se conseguir números, mas eles podem não refletir em resultados para a empresa.
A colaboração deve fazer parte do mundo corporativo. As pessoas estão prontas, a ferramenta também. E sua a empresa, está pronta para virar 2.0?