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Como Construir uma Audiência do Zero para suas Redes Sociais?

Ter perfis nas redes sociais e nenhum seguidor para consumir o seu conteúdo é o mesmo que uma orquestra tocar para um auditório vazio. Hoje você vai aprender a construir uma audiência nas redes sociais!

Sim, não se assuste com a comparação! O seu conteúdo de qualidade é digno de um público tão bom quanto o de um orquestra, não é mesmo?

Por isso, é importante ter uma audiência engajada e pronta para consumir o seu conteúdo.

Mas é preciso começar de algum lugar! Descubra agora como construir uma audiência do zero para suas redes sociais:

Convide seus amigos!

Vamos começar pelo mais fácil!

A grande maioria das redes sociais te dão a opção de encontrar seguidores a partir de contatos, e-mails e outras redes sociais. Logo, aproveite isso! Convide os seus amigos para curtir a sua página ou seguir o seu perfil.

Uma vantagem interessante é que você pode falar diretamente com eles também. Envie um inbox para seus amigos mais influentes que tem relação com o negócio e incentive-os a seguir os seus perfis, e também a indicá-lo para sua rede de seguidores.

Promova a sua página/perfil

Nos últimos anos o Facebook reduziu – e muito – o alcance orgânico das páginas de negócios.

Por isso, tratando da rede social do Mark, a melhor forma de conseguir novos seguidores rapidamente é promovendo a sua página através de Facebook Ads.

Mas essa mesma ideia pode ser seguida em outras redes sociais! Investir em anúncios nas redes sociais é uma excelente maneira de atingir usuários que, em outras situações não teriam nenhum tipo de interação com sua marca.

Aponte todos os seus canais para as redes sociais

E-mails, site, blog. Explore todas as mídias que você já está usando para direcionar os seus visitantes para as redes sociais. Crie chamadas, pop-ups, enfim, qualquer coisa para chamar a atenção deles e incentivá-los a curtir os seus canais sociais.

Sorteie coisas!

Nada melhor do que dar algo de graça para construir uma audiência.

Sorteio de itens sempre chama a atenção. Eles seduzem as pessoas a compartilhar uma foto, curtir páginas e marcar os amigos. É bem provável que o que está sendo sorteado não faz tanta diferença para o seu negócio. Mas isso não importa, agora é a hora de focar em aumentar a sua base de seguidores!

A primeira impressão é a que conta

O seu perfil precisa ser impecável!

Boas fotos, organizado, com as informações fáceis de serem encontradas. Tenha uma descrição limpa, com palavras-chave relevantes sobre o seu negócio (e algumas hashtags no meio).

Logo, cores, tudo isso importa nessa hora!

Invista em relacionamento

Ninguém quer seguir empresas que são monótonas online.

Você precisa interagir, dar voz para os seus seguidores e responder as suas dúvidas. Sempre que houverem comentários, faça questão de dar respostas rápidas!

Crie uma comunidade

Ninguém gosta de ficar de fora de algo legal, não é mesmo? As redes sociais dão a oportunidade de você criar uma comunidade.

Juntar pessoas com ideias semelhantes e compartilhar conteúdo, promover interações e fazer com que elas interajam entrem si.

No Facebook e LinkedIn, por exemplo, você pode criar grupos sobre assuntos específicos.

Principalmente no LinkedIn, é possível atrair usuários muito interessados em um certo tema.

No Twitter, hashtags são a escolha certa. Escolha um trending topic (ou não, interaja com todos!) e entre na conversa.

Fique ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana

Sinto te informar, mas redes sociais são 24/7.

É preciso estar antenado praticamente a toda hora para ficar por dentro das últimas novidades e assuntos (principalmente se você trabalha para uma revista da moda ou jornais de furos jornalísticos).

Além disso, postar constantemente (na verdade, diariamente) e acompanhar as interações, curtidas e comentários é o que vai garantir o sucesso na hora de construir a sua audiência. 24/7.

Peça ajuda aos universitários

Não é nenhuma vergonha pedir ajuda para quem tem recursos que são úteis para o seu negócio.

A construção de uma comunidade de seguidores é um processo árduo. Claro, existem formas de acelerar isso, mas elas custam tempo e dinheiro – mais tempo do que dinheiro, na verdade.

Para muitas empresas fica inviável ter uma equipe de marketing full-time, dedicada a gerir as redes sociais e as outras ferramentas digitais. Por isso, contar com uma agência de marketing digital pode ser uma opção bem interessante.

Além de ter o know-how, eles tem o tempo disponível e a mão-de-obra especializada.

Sim, encontrar bons social medias no mercado pode ser um desafio! Mas, talvez ainda mais importante, eles também têm as ferramentas necessárias. Plataformas de automação, mensuração e análise podem fazer toda a diferença na hora de construir uma audiência.

Compartilhe!

Um mundo onde as pessoas só olham para o próprio umbigo é um mundo chato.

Nas redes sociais é preciso estar por dentro do que está acontecendo ao seu redor. Seja uma nova tendência, alguma opinião controversa ou o que os seus usuários estão falando.

E, claro, compartilhe isso! Crie conteúdo que vai entrar bem no meio da conversa – mas faça desse conteúdo relevante.

Principalmente se ele for fan based, ou seja, criado por seus próprios seguidores.

Eles adoram isso e vão fazer questão de compartilhar (novamente) com seus amigos e seguidores. Mais pessoas para seguir a sua marca!

Compartilhar significa estar sempre replicando e criando conteúdo relevante.

Você precisa estar dentro da conversa (para não falar “ser o centro das atenções”) para conquistar uma audiência relevante e engajada. Todos querem seguir as empresas que tem algo dizer e não se envergonham disso! Acredite, algumas ainda tem esse pensamento!

Criar uma audiência do zero para suas redes sociais é um desafio. Mas um desafio interessante que pode ser alcançado! Você tem todas as ferramentas. É importante conhecer o seu público, criar conteúdo relevante e estar sempre disponível, 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Se você está começando agora nas redes sociais (ou já é um veterano em um novo projeto), é importante ter em mãos tudo o que é necessário para uma estratégia de sucesso.

Por isso, separamos um kit completo de marketing nas redes sociais para você. Aproveite, o download é gratuito!

Lista de Espera Segredo das Mídias Sociais

E em breve as inscrições para a 3ª Turma do Curso Segredo das Mídias Sociais estarão abertas. Inscreva-se na lista de espera aqui.

Pessoas via Shutterstock.

Avatar de Vitor Peçanha

Uma resposta para “Como Construir uma Audiência do Zero para suas Redes Sociais?”

  1. Avatar de Julio

    Realmente esse é o caminho para se conseguir uma boa audiência.
    Quando comecei a utilizar esse método que li num artigo no blog http://virtualsucesso.com minha carteira de clientes aumentou consideravelmente.