Você não precisa ser um especialista em sites para saber a importância que a Meta Description tem na hora de atrair um visitante para a sua página. Muitas vezes, ela é a responsável por criar a curiosidade/necessidade/desejo no usuário de conhecer seu site.
O que é e como funciona a Meta Description?
Basicamente, a Meta Description é o resumo – bem resumido mesmo – do assunto da página.
É através dela que o usuário se sentirá atraído a clicar no link. O texto fornecido para a Meta Description não aparece no site; ou seja, ele só é exibido nos resultados da busca.
Apesar de breve, é preciso muito cuidado ao criar a Meta Description para o seu site. Por isso, selecionamos algumas dicas importantes para te ajudar a criar a melhor descrição.
1. Objetividade e clareza
Não há tempo (e nem espaço) para enrolação: seja breve e diga exatamente o que precisa ser dito. Com apenas 160 caracteres, é preciso muita análise para ter certeza que o texto escolhido está atrativo e conciso.
2. Seja verdadeiro
Se o seu site trata de venda de brinquedos infantis, por exemplo, diga isso na Meta Description. Não prometa ao seu usuário que ele encontrará coisas/informações que não estão disponíveis. Isso só tira a credibilidade da sua página e faz com que o usuário não retorne ao seu site.
3. Palavras-chave: usar ou não?
A Meta Description não melhora o posicionamento do seu site, mas contribui significativamente para que o usuário escolha clicar no seu link ao invés dos outros que foram encontrados na busca. Dessa maneira, o uso de palavras-chave na construção da Meta Description é relativo: você pode optar por usar para que o usuário se identifique, aumentando as chances de cliques.
4. Linguagem e inovação
Crie um texto que seja exclusivo. Textos repetidos não trazem nenhum tipo de vantagem e são descartados pelo usuário. Também preste atenção na linguagem utilizada. Ela deve seguir a comunicação que você estabelece no site com os usuários.
Imagem do Google via antb / Shutterstock.com.
Michele
Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.