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Como Fidelizar Clientes como Designer Freelancer

Use conteúdo para criar autoridade. A partir daí, é você quem dá as cartas.

Uma das maiores dores de quem começa sua vida como freelancer é fidelizar clientes e alcançar uma renda estável.

Os obstáculos como a dificuldade para atrair novos leads, precificar, vender, a inadimplência e falta de fidelização, tornam a rotina de um freelancer mais difícil do que o esperado.

O caminho até conquistar clientes ideais que valorizam seu trabalho e pagam mensalidades recorrentes exige trabalho e disciplina. Por isso preparamos esse roteiro com um passo a passo para você seguir e chegar lá. Vamos começar!

1. Use as plataformas para freelancer

Calma amigo freelancer criativo, nós sabemos que trabalhar em plataformas voltadas para atividades freelancer não é sinônimo de renda estável. Muito longe disso. Mas é uma ótima porta de entrada para começar a ter seus primeiros ganhos atuando de forma independente.

Algumas das maiores, caso você ainda não conheça são:

A verdade é que você não vai sair da noite para o dia conquistando novos clientes. Na posição de freelancer, é preciso mostrar trabalho, mesmo que sejam poucos, para que em algum tempo os clientes certos para você possam te encontrar, confiar nos seus serviços e solicitar novos projetos.

As maioria das plataformas freelancer são conhecidas por oferecerem valores abaixo do que deveriam para os projetos, sejam relacionados à criação gráfica, produção de conteúdo, web design, redação, ou qualquer outra área criativa.

Use elas como uma forma de experiência para melhorar o desenvolvimento das suas atividades e conquistar os primeiros clientes, que também podem se tornar clientes fixos em um breve futuro.

Avalie sua produção

Com os trabalhos nas plataformas, receba os primeiros depoimentos e feedbacks sobre seus jobs e alinhe os pontos que podem ser melhorados. Faça sempre seu melhor trabalho.

Seja sincero consigo mesmo e ajuste os detalhes para aprender como fidelizar clientes recorrentes. Com eles, não vai soar muito bem se você tiver que fazer ajustes todas as vezes que passar por uma aprovação.

Cumpra os prazos

Talvez o melhor aprendizado para quem atua em plataformas freelancer seja em relação ao cumprimento dos prazos. Com seus primeiros projetos você terá uma boa base de como funciona seu tempo de produção e de como você lida com as dificuldades que irão aparecer pelo caminho.

Como freelancer, cumprir os prazos acordados com o cliente é uma lei. Por isso não atrase nenhuma tarefa ou entrega. A sua credibilidade depende da sua palavra.

Seja pontual para que sua marca seja construída com uma base sólida. Os pequenos detalhes importam.

Além disso, se você não atrasa o projeto, ajuda a evitar atrasos no pagamento.

Crie processos para melhorar sua produtividade e qualidade

Quando você cria processos, começa a pensar como um empresário e empreendedor. É mais fácil delegar tarefas para parceiros e futuros colaboradores, e você melhora a produtividade e qualidade do seu trabalho. Você pode criar processos para:

  • Como atrair clientes com a sua produção de conteúdo
  • Como compartilhar seus jobs e depoimentos nas redes sociais
  • Como apresentar a solução para seus clientes potenciais
  • Como gerenciar seus projetos
  • Como realizar o pós-venda (que é também um pré-venda)
  • O seu processo de como fidelizar clientes como freelancer
  • E quaisquer outros processos que você realize repetidamente.

Basicamente, se a tarefa é realizada com frequência, você precisa ter um processo. Use ferramentas como o Trello, por exemplo.

Faça freelas para conhecidos, amigos e familiares

Além das plataformas freelancers, você pode, e deve, oferecer seus serviços para amigos, familiares e conhecidos.

Faça a divulgação de seus serviços sem ser inconveniente e deixe claro que negócios são negócios. Cuidado para não misturar o lado pessoal com o profissional, porém familiares a amigos são excelentes maneiras de começar, porque vão indicar você para outros clientes potenciais.

Você pode usar o Facebook e outras redes sociais para levar seus conhecidos para seu site. Neste ponto, os realmente interessados podem se inscrever em sua lista de e-mails se quiserem receber suas novidades.

Pode ser que não queiram seus serviços neste momento, porém se você mantiver um relacionamento através de e-mail marketing e redes sociais, eles se lembrarão quando necessitarem. Lembre-se de não depender apenas das redes sociais e construa a sua lista de e-mails desde o primeiro dia.

2. Crie uma experiência diferenciada para seu cliente

Um dos dilemas de todo freelancer é entender a melhor forma de embarcar nessa jornada sem ter experiência.

Compare a sua atuação como freelancer com a criação de uma startup. Nos dois casos, as atividades são feitas em um ramo inovador e incerto, que alguns entendem como um risco, mas todos concordam que é bastante escalável rapidamente a partir do momento que se encontra as forças do projeto ou freelancer e aprende-se a usá-las a seu favor.

Você é um expert em uma técnica específica? Crie um eBook sobre o assunto para ajudar a atrair mais leads e fidelizar clientes. Aprenda a usar seus diferenciais e publique conteúdo.

Cada experiência é válida e todos os erros geram um novo aprendizado. Busque soluções para os problemas e tome medidas que melhorem seu trabalho. Crie sempre o melhor produto ou preste o melhor serviço que puder.

Continue aprendendo

Não se acomode. Todo dia surge uma inovação para freelancers, designers e criativos, e por isso você precisa continuar aprendendo para aplicar as novas tendências.

Continue se atualizando com cursos on-line, presenciais e busque novos conhecimentos no Youtube. Existem diversos cursos gratuitos que podem ajudar você a ter um diferencial e ganhar ainda mais experiência na sua área.

3. Conquiste os primeiros clientes fidelizados

“Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades” – Philip Kotler

Depois que você tiver experiência pelas primeiras produções que fez nas plataformas freelancer, já sabe como funciona seu trabalho quando tem prazo apertado e tratar os projetos com os clientes, você está pronto para aprender como fidelizar clientes e alcançar uma renda mais estável.

Produza um bom portfólio e divulgue seus trabalhos já realizados no seu site e nas plataformas freelancer. Eles serão a prova do que você é capaz de desenvolver. Junte depoimentos, publique em seu site e nas redes sociais.

Crie empatia. Faça com que as pessoas te conheçam, gostem e principalmente confiem em você. Essa é a hora de colocar a mão na massa e mostrar seu diferencial.

Tome iniciativas e faça diferente

Pesquise, entenda as necessidades dos clientes, envie um e-mail falando do seu interesse em colaborar. Mostre a sua iniciativa para mostrar que você está levando até os clientes as soluções que eles realmente precisam. Crie a necessidade.

Use a sua criatividade e fuja do que é comum. Se um possível cliente tem a página do Facebook para divulgar seus produtos, porque não ter um site, blog, um e-commerce? Entre em contato, mostre o diferencial do seu serviço e tudo que ele irá ganhar com a sua ajuda.

4. Fidelize seus clientes atuais com conteúdo

Esse é sem dúvida o passo mais importante para todo freelancer, independente da área de atuação. Aprender como fidelizar clientes é a peça fundamental para alcançar o seu objetivo de ter uma renda estável.

Mas o que fazer para que os clientes conquistados se tornem cliente fixos?

Faça Marketing de Conteúdo

Para profissionais que atuam no cenário digital, é imprescindível trabalhar sua marca e fazer seu próprio marketing. E a melhor forma é produzindo conteúdo.

Bill Gates já dizia na década de 90 que “Conteúdo é rei”. É fácil entender que produzir conteúdo que engaje os seus clientes, que seja rico e realmente ajude eles a conhecerem algo novo é uma das maneiras mais eficientes de construir um processo de fidelização.

Entregue valor, ganhe a confiança dos seus clientes e eduque em direção a seus produtos e serviços.

Crie sua própria audiência com mídia, não marketing

É importante aprender uma maneira melhor de atrair clientes na internet. Por isso dedique um tempo para estudar quais as soluções, caminhos e ferramentas que vão te ajudar a criar uma audiência fiel.

Construir uma relação de confiança com um grupo que está investindo no seu trabalho é essencial para fazê-los tomar a decisão de continuar contando com você. Atue como uma verdadeira empresa de mídia, construa sua audiência e a eduque na direção que leva até os seus serviços.

A sua audiência é a vantagem injusta nos negócios que vai ajudar você a conquistar e fidelizar clientes fixos e recorrentes para a sua marca. Quando você tem a sua própria audiência, se torna uma autoridade no seu mercado, e as pessoas vão entrar na fila para trabalhar com você.

É nessa hora que você sabe que aprendeu como conquistar clientes fixos e alcança a renda estável sendo freelancer ou empreendedor.

5. Tenha uma renda estável

Se você passou por todas as etapas anteriores, pode comemorar! Ter uma renda estável é algo realmente importante para quem atua como freelancer e você já sabe o caminho para alcançar isso.

Ter em suas mãos o controle e previsão financeira para os meses seguintes vai te dar tranquilidade para cada vez mais executar um trabalho de qualidade.

Não perca o foco e se mantenha dentro do que planejou e conquistou:

  • Faça sempre seu melhor trabalho
  • Mantenha a confiança colocada em você
  • Se fortaleça com sua experiência
  • Use o boca a boca, fale com conhecidos e familiares
  • Posicione seu nome como autoridade no que faz com marketing de conteúdo
  • Use e-mail marketing e as redes sociais para manter um relacionamento com seus clientes
  • Continue estudando e inovando

Mesmo chegando a essa etapa, algumas dúvidas sobre a atuação como freelancer podem continuar:

Devo continuar usando plataformas freelancer?

Você ainda pode ficar na dúvida se utiliza ou não as plataformas que deram a base para iniciar essa caminhada.

Não é nenhum crime continuar usando as plataformas, mas a lógica, se você passou por todas as etapas, é que você passe a investir seu tempo fazendo os trabalhos que te trarão um retorno financeiro maior com clientes mais fiéis do que a concorrência desenfreada das plataformas.

Uma boa forma de identificar que você não precisa mais se dedicar tanto a essas plataformas é quando estiver com sua agenda de produções significativamente cheia com os clientes mais fixos e fiéis do que os que aparecem apenas quando precisam de algum serviço.

Uma boa dica é tentar convencer os clientes que trabalhava constantemente nessas plataformas para que sejam seus clientes fixos.

Quando posso aumentar meu preço?

Alguns freelancer e criativos, quando conquistam clientes fixos, ficam na dúvida se devem aumentar o preço cobrado. Para tomar essa decisão é preciso primeiro saber como precificar seu trabalho.

Uma dica para evitar problemas referentes a precificação é estipular um prazo limite para os valores cobrados entre você e o cliente. Se possível, adicione uma cláusula em seu contrato (e lembre-se de sempre usar contratos). Mantenha o compromisso da data e após isso, havendo a necessidade, faça uma nova proposta de valores. Se seu trabalho foi realizado com qualidade, o cliente não vai pensar duas vezes e vai continuar contado com você.

Você pode também avisar que o valor cobrado atualmente vai subir no próximo projeto, e não neste em que você está trabalhando com seu cliente. Desta forma você tem a possibilidade de over deliver, ou seja, entregar mais do que você prometeu, e quando subir o preço, seu cliente vai aceitar sem pensar duas vezes.

Fotos por Bench AccountingPaul DufourAdam Birkett e Alec Weir via Unsplash.

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