Atualmente, produzir conteúdo (seja você um profissional ou uma empresa) é sinal de maturidade em sua trajetória.

O marketing de conteúdo trouxe uma revolução na comunicação de pessoas com pessoas, de pessoas com empresas e empresas com empresas.

A reputação de sua marca nunca esteve tão transparente quanto nas ações de marketing atuais. As pessoas precisam e querem saber mais sobre sua história, processos para chegar ao produto final, sua percepção sobre as noticias e novidades de seu mercado.

Porém, produzir conteúdo é muito mais do que compartilhar algo ou escrever sem objetivo.

Produzir conteúdo significa que você já está à frente de seu mercado, que possui conhecimento suficiente sobre seu ramo e, principalmente, que faz questão de compartilhar algo útil e que possa agregar na vida de seu público.

Para iniciar este processo é preciso planejamento. Traçar os objetivos a serem alcançados, analisar a fundo o comportamento e preferência de seus consumidores e fazer um cronograma dos assuntos que serão divulgados, juntamente com as datas e a periodicidade.

Existem duas frentes para produzir conteúdo: a produção e a curadoria. Ambas são complementares e fortalecerão o seu relacionamento com seus stakeholders.

A Produção Própria de Conteúdo

Esta forma oferece inúmeros benefícios para sua empresa e principalmente para seu público. Produzir conteúdo único, exclusivo e de autoria de sua equipe eleva a imagem de sua empresa e oferece inúmeras vantagens, como: 

  • Informar o quanto sua empresa conhece sobre o assunto publicado;
  • Atrelar sua marca em diferentes modos: textos, vídeos, infográficos e informações de qualidade;
  • Possibilidade de otimização para que este conteúdo seja mais facilmente encontrado pelos buscadores;
  • Você pode ser referência para outros profissionais e/ou empresa (assim como você consome conteúdo dos concorrentes para obter mais informações);
  • Propagar a preocupação de sua marca em publicar conteúdo de qualidade, sempre com foco no aumento de conhecimento e relacionamento com seu público.

Ou seja, produzir conteúdo próprio é essencial para que suas redes sociais sejam vistas como referência no mercado em que atua.

Dica: obviamente, nem sempre podemos criar conteúdo “do zero”. Você pode (e deve!) pesquisar assuntos e matérias que já foram publicadas sobre seu ramo e dar a sua opinião a respeito (colocando assim, a personalidade de sua marca na noticia já publicada) ou reescrevê-la de uma nova forma, com ênfase em algo que você possa agregar ao assunto.

Produzir conteúdo próprio requer:

  1. Organizar os temas para facilitar a pesquisa e escrita;
  2. Estocar artigos (sempre que possível, para ter uma “carta na manga” se algum imprevisto acontecer;
  3. Montar um calendário editorial (com os assuntos, datas e periodicidade).

Estas 3 etapas são fundamentais para que seu conteúdo tenha o sucesso merecido.

ATENÇÃO! Não é preciso divulgar 100% de conteúdo próprio para você construir uma boa imagem na internet. Existe outra forma de distribuir conteúdo que seu público vai adorar! Selecione o que há de melhor dentro de um assunto sobre seu ramo de atividade e mostre ao seu público. Esta é a outra frente de produção, a curadoria.

A Curadoria

Existem portais que fazem muito sucesso e que vivem somente de curadoria de conteúdo: BuzzFeed e Update or Die são alguns exemplos. Eles se baseiam na seleção de assuntos, imagens e vídeos produzidos por outras pessoas. Mas, sempre incluem sua percepção ou divulgam de forma que vá de encontro com a sua personalidade, dando um toque exclusivo ao portal, mesmo que este conteúdo já tenha sido visto por outras pessoas.

Esta é uma excelente estratégia! Publicar algo que já está em circulação não é pecado! Pelo contrário: você pode aproveitar o sucesso de uma publicação, postar com sua opinião ou forma única de sua empresa e ainda ganhar tempo para finalizar aquele artigo próprio, que dá um pouco mais de trabalho.

Dê seu toque especial no texto ou vídeo que já foi publicado e mostre ao seu consumidor que você publicou algo já existente, mas que você se preocupou em colocar a identidade de sua empresa para que seu público fique a vontade para consumi-lo.

A curadoria é ótima para você conhecer mais sobre o seu mercado e, de quebra, se relacionar com empresas que podem contribuir para o conhecimento de seu público. 

Lembre-se sempre de colocar os créditos deste conteúdo e prepare-se, pois você pode ser a referência também de outras pessoas que procuram conteúdo interessante.

Ao final, empresas e consumidores são beneficiados com tanta informação de qualidade, que oferecem mais conhecimento para todos, além do principal, que é estreitar o relacionamento entre todos os envolvidos.

Foto de SEO via Shutterstock.