Você lembra a última vez que clicou em um pop-up?
Que fez o download de um eBook que realmente leu, ou clicou em um banner na lateral de um site?
Você gosta de precisar fechar a promoção que pula na tela, ou que os anúncios que te seguem são sobre o que você navega pela internet?
Vamos conferir algumas dicas para criar a experiência em seu site que seu cliente gostaria de ter.
A mensagem principal
O ser humano é, digamos, limitado.
Não conseguimos fazer diversas coisas ao mesmo, ou no mínimo fazemos muito mal. Já é sabido há tempos que não somos bons em multitarefas, então porque o seu site quer passar várias mensagens ao mesmo tempo?
A verdade é que seu cérebro simplesmente não pode focar em mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Quando você o pede para fazê-lo, ele não faz. Ele troca entre tarefas.”
Estrategistas
Seu site precisa ter uma mensagem principal. Para isso você precisa saber a fase em que seu leitor, usuário, visitante, whatever, está.
E você faz isso com a jornada do herói.
Vamos falar mais sobre a jornada do herói por aqui em breve.
Se o seu conteúdo é para o início da jornada do cliente com a sua marca, também conhecido no mercado como TOFU (topo do funil), a mensagem para ele deve ser clara para esta etapa.
Você provavelmente quer que ele se inscreva na sua lista de e-mail para iniciar o relacionamento. Então foque nesta mensagem. Fale sobre a newsletter que você envia semanalmente ao longo do conteúdo. Incite o visitante a querer fazer a ação ao final, a sua chamada para ação.
A lição aqui é para tomar cuidado ao tentar pegar o cliente de qualquer forma.
Quando você tenta convencer o cliente a fazer qualquer coisa, você assusta ele. E um cliente assustado se torna confuso. Um cliente sem clareza não toma ação, e o cérebro primitivo humano vai fazer com que ele queira se proteger de qualquer perigo, ou seja, sair de lá o mais rápido possível.
A tipografia
Um site é composto em grande maioria por texto. Por isso a tipografia do site precisa ser adequada à leitura.
Crie seu site com uma tipografia que esteja alinhada com a sua persona.
Inspire-se em sites como o Medium e o Vitamina Publicitária :D. Tem muito conteúdo na internet sobre tipografia, o Rafal Tomal é um ótimo professor para você aprender e vale a pena se inscrever no site dele sobre como parear fontes, o Typespiration, para amantes de tipografia, com combinações de fontes para web e palhetas de cores prontas para usar em HTML e CSS.
Um site aconchegante
Por isso uma boa prática é ter um site aconchegante.
Tá Mas como um site pode ser aconchegante?
Comece com o minimalismo. Comece retirando tudo que o site não precisa. Tudo que não é fundamental. Deixe somente o que é essencial.
SemLateral.com?
Há, a lateral… Tantas oportunidades…
Uma chamada para uma coisa aqui, um widget lá, só mais um menuzinho….
A lateral do site pode ser um monstro, ou algo que nem o NoSidebar.
O primeiro passo para criar uma vida que você quer é se livrar de tudo que você não quer.”
Joshua Becker
O NoSidebar é um site criado por Brian Gardner, o fundador da StudioPress sobre minimalismo. Brian é especialista em criar sites minimalistas, e o próprio nome do site, que seria SemLateral em português, já demonstra que o projeto mostra como juntar uma vida simples com um marketing digital focado.
Menos é mais, principalmente na internet, lotada de informação e gente querendo a sua atenção para vende a qualquer custo.
Normalmente enchemos nossas vidas de coisas. De coisas para fazer, coisas para comprar, coisas que atrapalham.
Livre-se de tudo que não é essencial. Tanto na vida, como no seu site.
Crie seu site até sem lateral. Tem coragem?
A ética nos websites
Como você gosta que os sites sejam? Qual é a experiência que você gosta de passar em um site?
Você gosta de um site que vai direto ao ponto, que não tenta te vender algo a cada 3 parágrafos, que respeita a sua visita entregando o que prometeu e nem pensa em ter uma headline clickbait?
Então é assim que seu site deve ser.
Os sites não são construídos sozinhos, eles são criados por profissionais que sabem o que estão fazendo e tem o conhecimento e obrigação de criar uma internet ética.
Por isso você, como profissional de web, empreendedor digital ou criativo freelancer, tem nas mãos a oportunidade de ser diferente. Porque 95% das pessoas que lerão este texto colocarão em prática quase nada do que aprenderam teoricamente agora. Quem sabe removerão um widget da lateral. Quem sabe irão melhorar algum detalhe do site.
Se você faz parte dos 5% repense toda a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Transforme sua mensagem e seu propósito em algo simples, mas com impacto, focado no longo prazo e e assim você vai criar um site ético.
Veja que aqui não estamos falando apenas de criar um site que atenda o seu cliente, e o cliente dele. Isso é sim essencial. Quando falamos para criar um site que você gostaria para você mesmo, a mensagem é diferente.
O progresso é fundamental, e o foco na mensagem principal vai fazer a diferença para o seu website.
Crie seu site como você gostaria que fosse criado para você mesmo.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.
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4 Comments
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Adorei o post!
Obrigado Rosalita!
Seus assuntos e textos são, simplesmente, excelentes. São raras as pessoas que me prendem a atenção, mas você – com certeza – sempre vale a pena. Parabéns!
Muito obrigado Ana! Volte sempre!