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Ao elaborar o planejamento para que seu negócio como criativo empreendedor surpreenda nas ações na web, é preciso elencar diversos detalhes: qual tipologia utilizar, imagens que se destacam e causam impacto, conteúdo inteligente e atrativo e, não menos importante a escolha da cor perfeita.

A cor atinge as emoções de cada pessoa e é extremamente importante na transmissão de conteúdos e inclusive no processo de vendas. E este detalhe importante muitas vezes passa despercebido em seu planejamento.

O ser humano é extremamente visual. Isso pode ser observado claramente nos posts com maior audiência no Facebook. Quando a empresa publica algo com uma imagem que não chame tanta atenção e com muito conteúdo, sem dúvidas o interesse das pessoas será baixo. Agora, se esta mesma empresa escolhe uma boa imagem com as cores ideais para a mensagem que quer transmitir, aliada a um texto coerente e inteligente é certo que o sucesso deste post será maior.


 

Como saber qual a cor ideal para ilustrar aquilo que quero transmitir e fisgar meu público?

Diversas pesquisas apontam a importância das cores no marketing. Em uma recente, realizada pela KISSMetrics, foi concluído que existem fatores que influenciam como e o que os consumidores compram e um deles é a escolha da cor.

Ao lançar um produto, por exemplo, é crucial considerar que os consumidores dão mais importância ao visual e cor do produto do que outros fatores. Se sua empresa encontra-se neste cenário, use e abuse dessas cores para ilustrar seus posts nas redes sociais.

Se existe mais de uma cor neste novo produto, trabalhe com uma delas para evidenciar seus benefícios e as outras para mostrar suas principais características. Brinque e ouse com esta informação que mexe com as emoções e empatia de todos.

As cores aumentam o reconhecimento de uma marca em 80% e isto se relaciona diretamente à confiança do consumidor.

Assim que sua marca tiver certo know-how em seu mercado, utilize sua cor principal nas campanhas institucionais. Seus clientes farão a ligação automaticamente com a cor e sua empresa.

Isso eleva a simpatia com a sua marca. Ao desenvolver o conteúdo para seu blog, procure imagens que utilizam elementos dessas cores ou coloque-a nos títulos que falam diretamente sobre sua empresa.

O poder das cores é tão incrível devido a habilidade única de atrair tipos específicos de consumidores e mudar o comportamento de compra. Conheça agora como traçar a estratégia perfeita para cada tipo de público e conseguir a atenção almejada:

  1. Consumidores impulsivos. Se sua empresa for do ramo de fast food, lojas de outlet ou de liquidações, ou seja, de corporações que oferecem algo rápido, imediato, com maior rapidez, as cores que mais os atraem são o laranja, vermelho, preto e o azul royal.
  2. Consumidores com orçamento controlado. Muito utilizado em lojas de departamento e bancos, as cores para chamar a atenção desse tipo de público que pensa antes de efetivar a compra são o azul marinho e o verde-água.
  3. Consumidores tradicionais se identificam com o pink e com as cores em tons mais claros.

Você já percebeu o quanto as empresas estão investindo em posts e ilustrações de seus textos com cores vibrantes e chamativas? Isso realmente funciona!

Em meio a tantas mensagens e informações em sua rede social, ao incluir uma cor alegre que mexa com a emoção das pessoas, automaticamente nossos olhos focam neste conteúdo.

Dica legal: se você possui uma empresa que oferece um leque de serviços/produtos, experimente categorizá-los com cores. Sempre que divulgar cada tipo de produto, utilize a mesma cor e verifique os resultados.

Seu público fará o link da cor com os benefícios que este produto lhe traz e as chances de novas compras e empatia com a sua marca aumentará.

Ou, se sua empresa é somente de um ramo específico, ilustre cada vantagem por uma cor. Isso conseguirá dar mais ênfase na mensagem que quer passar e passará mais organização e profissionalismo de sua empresa.

Mas qual cor utilizar?

  • Amarelo: passa otimismo, juventude, calor.
  • Vermelho: senso de urgência, energia, vitalidade.
  • Laranja: ousado, sugere tomada de decisão rápida e imediata.
  • Rosa: romantismo, delicadeza, sutileza.
  • Azul: segurança, credibilidade, confiança.
  • Verde: bem-estar, saúde.
  • Preto: luxo, elegância, poder e precisão.

Existe um conjunto de fatores que influenciam o comportamento do consumidor além da escolha das cores adequadas ao público e objetivo da empresa.

Para os internautas, o design (aqui, além do visual, inclui-se a navegação e organização ruim de um site, por exemplo), palavras que chamam a atenção (provoque e instigue seu público) e a conveniência (velocidade e eficiência) afetam a necessidade de compra também.

Alie criatividade no visual com inteligência no conteúdo e garanta mais pessoas interessadas em sua marca, e, principalmente mais reputação e boas vendas para sua empresa.

Se quiser uma ferramenta bacana para criar seus gráficos e imagens para marketing de conteúdo e mídias sociais, experimente o Canva.com.

Artigo publicado originalmente em 06 de abril de 2014.


Tatiana

Graduada em Publicidade e Propaganda, com MBA em Marketing. Trabalha desde de 2002 com comunicação, com foco em criação de conteúdo online, redação publicitária, atendimento e vendas. É Gestora de Relacionamento na mLabs. Contato: [email protected]

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