4 de dezembro o mundo comemora o Dia Universal da Propaganda.
No dia 4 de dezembro de 1936, aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, um congresso de publicidade que reuniu publicitรกrios, pessoas que trabalhavam em veรญculos de comunicaรงรฃo e outros profissionais. Com isso, a partir de 1937, essa data passou a ser o Dia Panamericano da Propaganda. Mas, sรณ a partir da dรฉcada de 1970, passou a ser o Dia Mundial da Propaganda.
Os anรบncios publicitรกrios sรฃo feitos para vender produtos ou serviรงos, de marcas tradicionais ou novas, criando no consumidor uma necessidade real ou imaginรกria de adquiri-lo. A propaganda pode ser feita em diferentes veรญculos de comunicaรงรฃo, como: televisรฃo, rรกdio, revista, jornal, outdoor e outros.
A Propaganda no Brasil
No inรญcio de 1800, รฉpoca do Prรญncipe Regente, houve a abertura dos Portos e a fundaรงรฃo do jornal “Gazeta do Rio de Janeiro” onde foi publicado o primeiro anรบncio. Nessa รฉpoca, o texto dos anรบncios nรฃo era muito importante e alguns nem tinham tรญtulo, mostrando somente o nome do produto. Somente por volta de 1875, comeรงaram a utilizar ilustraรงรตes e rimas nos anรบncios.
A propaganda cresceu com a multiplicaรงรฃo de jornais e revistas, e surgiram tambรฉm cartazes e painรฉis ao ar livre. A primeira agรชncia de publicidade surgiu em Sรฃo Paulo em 1913 e, nos anos 30, o rรกdio foi o meio de comunicaรงรฃo do momento. Os anos de 1941 a 45 foram anos de guerra e esse tema foi usado tambรฉm nas propagandas.
Em 1950 surgiu a TV Tupi, sendo o primeiro canal de TV brasileiro e da Amรฉrica Latina. Nessa รฉpoca, os comerciais eram ao vivo e ser garota-propaganda era um cargo de importรขncia na televisรฃo. Com a Constituiรงรฃo de 1988, foram criadas leis com restriรงรตes ร propaganda que atรฉ os dias de hoje vem passando por modificaรงรตes.
Fonte:ย http://www.criancafazarte.com.br/datas/datas_propaganda.htm
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi รฉ empresรกrio, publicitรกrio, e ajuda empreendedores a construรญrem seus negรณcios com aย internet.
Hรกย mais de 15 anos no mercado, jรก foi dono de agรชncias de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e รฉ editor-chefe do Vitamina Publicitรกria, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bรญblia do marketing de conteรบdo pela VentureBeat.