Não se faz marketing de conteúdo de qualidade com uma pessoa só. Trabalhar em uma estratégia que realmente dá resultado é tarefa para uma equipe bem estruturada e definida. E, nesse processo, o editor e produtor de conteúdo têm papéis fundamentais.
A gente já sabe (e se não sabe, tá sabendo agora) que quando se trata de marketing digital o conteúdo é rei. É ele que vai atrair, converter e se relacionar com o seu cliente com eficiência. Através dele, você se torna autoridade e referência, além de fidelizar o seu cliente.
Engana-se quem acredita piamente que produzir conteúdo é só escrever artigos para blog.
A produção de conteúdo de qualidade baseia-se em uma equipe qualificada (com o perdão da repetição). Para não sobrecarregar os profissionais, assim como, para agregar valor ao trabalho, é essencial dividir as tarefas.
O editor de conteúdo
Responsável pelo cumprimento de tarefas, lapidação do conteúdo e planejamentos de temas, o editor é aquela pessoa que gerencia o processo de produção de conteúdo. Através de cronogramas e feedbacks, esse profissional deve incentivar o desenvolvimento constante do desempenho do produtor de conteúdo.
Para isso, é interessante que o editor tenha um Manual de Conteúdo, o qual precisar ter alguns fatores bem definidos: fonte, formatação, estrutura, tipo de imagem, tom, persona…).
O produtor de conteúdo
O cara que coloca a mão na massa: o produtor desenvolve o conteúdo que será publicado. Para ser produtor de conteúdo, é preciso gostar de escrever, de ler, de pesquisar. Ser curioso é lei para quem quer produzir conteúdo de qualidade.
Sob o olhar atento do editor, o produtor de conteúdo redige os artigos e vai lapidando sua produção para que tenha qualidade e, acima disso, cumpra com seu objetivo.
É importante ressaltar que o trabalho paralelo entre esses profissionais é essencial para que o conteúdo produzido vá além das expectativas. A conversa constante para refinar os temas, a produção e, até mesmo, manter o Manual de Conteúdo atualizado, também faz parte do trabalho de ambos.
Acredito que não seja possível definir inicialmente o que cada pessoa deve ser. É na rotina, no trabalho diário que essas funções se estabelecem. Mas, é absolutamente fundamental que as tarefas sejam desempenhadas com maestria.
E você, se identifica com alguma das funções? Já exerce alguma delas?
Michele
Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.
Related Posts
3 Comments
Comments are closed.
o q faz um criador de conteúdo? pode explicar de uma maneira mais simples?
Qual é o real papel de um.coordenador de conteúdo na televisão? Quam dirige no programa é o coordenador ou o realizador? Gostariam muito de obter esta resposta. Obrigado
Qual é o real papel de um.coordenador de conteúdo na televisão? Quem all no programa é o coordenador ou o realizador? Gostariam muito de obter esta resposta. Obrigado