Muito se fala em estratégias de engajamento em redes sociais, motivar a base, estimular a participação dos clientes nas redes sociais da empresa. Essa é uma ação de marketing importantíssima hoje.

Em redes sociais corporativas não é diferente. De nada adianta adotar uma ferramenta como esta, com o objetivo de gerar resultados a partir da inteligência coletiva, se não houver participação. Conseguir essa participação da equipe requer planejamento, antes mesmo da instalação da ferramenta.

É preciso que todos estejam abertos para as mudanças e facilidades de uma rede social corporativa, e para isso, informação é fundamental. Prepare uma apresentação geral explicando como funciona a ferramenta quais objetivos a empresa tem com ela.

Outra questão delicada é que muitas pessoas têm receio de expor suas idéias num ambiente como esse por insegurança. Por isso, deve haver a democratização do acesso à ferramenta. Uma rede social corporativa realmente rica é feita da participação de todos, e cabe ao responsável pela implementação deixar isso claro para equipe e educá-la sobre a melhor maneira de aproveitar a ferramenta.

Assim como para engajar o público, estimular a participação através da recompensa é um ótimo caminho; e não entenda recompensa como prêmio, mas sim, reconhecimento. Esse tipo de feedback faz com que o funcionário se sinta motivado a continuar participando e os novos participem. É preciso focar no indivíduo.

Com planejamento e informação, a rede social corporativa, além de poupar tempo e dinheiro, se torna uma fonte para resolução de problemas ou mesmo para que a empresa possa descobrir especialistas em potencial entre seus colaboradores.

Existem muitas opções que podem ser facilmente encontradas na web. Escolha a que melhor atender às necessidades da sua empresa, engaje a sua equipe e se prepare para os bons resultados.

Autora: Poka Nascimento