Qual a melhor maneira de se aprender alguma coisa? Certamente, errando. E nada desse papo de aprender com o erro dos outros, nós precisamos fazer, errar, tentar de novo, e assim aprender. Sabe tentativa e erro? Então…
Esse método de aprendizagem se aplica, especialmente, no mundo da publicidade. Num mercado onde a criatividade é colocada a prova a todo o momento, se arriscar é uma necessidade. Do contrário, estaremos fazendo mais do mesmo.
É por isso que discordo em gênero, número e grau com uma famosa frase do Gil Giardelli: “Não podemos usar velhos mapas para descobrir novas terras”. Como não? Se eu deixar o passado de lado poderei cometer os mesmo erros. É preciso aprender com o que já foi feito e inovar em cima disso. As novas idéias não surgem do nada, elas são soluções para problemas antigos.
Talvez um dos maiores problemas do mercado publicitário hoje seja exatamente o medo de errar. Tudo está cada vez mais pautado em números, indo sempre pelo caminho mais seguro, mas nem sempre o mais inovador. E o mais grave, muitas vezes as ações são feitas parar gerar likes e shares apenas, mas até que ponto isso reflete em vendas? E no final, gerar vendas não era o propósito central do trabalho?
Por isso, se é possível dizer algo para quem está começando é: erre! Quanto mais cedo você começar a errar, mais rápido vai aprender. Mas isso de nada adianta enquanto as empresas também não estiverem dispostas a arriscar, a colocar a inovação em prática.
Deixo vocês com esse vídeo bacana do TED que trata sobre como inovar e ter boas idéias.
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2 Comments
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Além do motivador post, gostaria de agradecer por compartilhar esse video tão importante para o destino de nossas agências e organizações. Parabéns!
Miguel Mendes nós que agradecemos por você ser leitor do Vitamina Publicitária. Aproveitamos para indicar o TED caso não conheça, onde conferimos o vídeo http://www.ted.com. Continue nos seguindo! Abraços!