Todo mundo quer obter as melhores e mais completas informações, mas quase ninguém quer ou pode gastar muito tempo para absorver o conteúdo online.

Aliás, é exatamente por isso que as abas dos navegadores da internet se tornaram parte da vida esmagadora de quase todos os usuários. Email, redes sociais, pesquisa, site da marca… todos eles competindo pela atenção do leitor.

Por isso, na hora de fazer uma estratégia de marketing digital e produzir um conteúdo para a internet é essencial que você invista no princípio da escaneabilidade.

A palavra pode ser grande e complexa, mas o seu significado é mais simples do que você imagina e essa estratégia tem muito poder para aumentar o alcance do seu conteúdo online.

E para ajudar o seu conteúdo a ter ainda mais sucesso, aproveite nosso artigo de hoje para conhecer tudo sobre a escaneabilidade e como ela pode funcionar a favor do seu texto.

Um material recheado de dicas e exemplos para ajudar a sua marca a se destacar sempre mais!

O que é a escaneabilidade?

Bom, a gente prometeu que ia explicar o que é essa palavra enorme e vamos começar com ela para acabar com a sua angústia.

Provavelmente você conhece o termo escanear, muito popular desde que as mesas digitalizadoras chegaram no país. Em termos práticos e cotidianos, ele significa passar os olhos e absorver o material rapidamente.

Então, vamos à segunda parte do termo, ‘abilidade’. Se colocarmos um H no início da palavra, já temos o seu significado: poder para fazer ou realizar algo.

Ou seja:

escaneabilidade é a habilidade de passar os olhos e absorver o material na sua frente.

Falamos logo no início sobre as abas de um navegador e a nossa tendência a ficar entre elas, passando o olho rapidamente para aprender um assunto, saber as novidades e ler as mensagens novas.

Ou seja, aprendemos a escanear as páginas para podemos fazer mais em menos tempo.

E a pergunta de um milhão de dólares é: o que tem esse termo a ver com a sua estratégia de marketing de conteúdo? Acertou quem respondeu: tudo.

A escaneabilidade é um conjunto de ferramentas que permite ao leitor de seus artigos e postagens absorver a mensagem principal rapidamente. É lógico que, dependendo do tamanho do seu material, fica impossível entender tudo em apenas alguns segundos.

Só que se ele gostar do que percebeu ao escanear o seu material (não esqueça de investir na qualidade!), a tendência é que ele decida por fazer a leitura completa e dedicada do seu conteúdo.

Consequentemente ele vai responder ao seu CTA, clicar nos links internos, increver-se no feed, e ser levado adiante na jornada do cliente e no funil de vendas da sua empresa, para enfim se tornar um consumidor dos seus produtos ou serviços.

Nos próximos tópicos vamos abordar as questões principais que envolvem a escaneabilidade e como usá-las a favor da sua estratégia de marketing de conteúdo:

Quebrando o texto em unidades

Não é muito animador se deparar com um texto enorme, corrido e sem quebras. Principalmente quando abordamos assuntos práticos. É preciso projetar o andamento do assunto, promovendo divisões internas e uma boa quebra de texto.

Vamos a um exemplo muito prático para ilustrar: manual de instruções.

Um material prático que tem um assunto principal, como o funcionamento de um aparelho celular, subdividido em áreas mais específicas, entre as características, funções, aplicativos, conectividade e configurações.

São essas divisões, também chamadas de intertítulos que ajudam o leitor a saber do que se trata cada parte do texto e a achar respostas para questões específicas de uma forma mais rápida.

O uso das imagens para facilitar o entendimento

Outra estratégia usada para melhorar a escaneabilidade de um conteúdo é o uso das imagens.

Elas vão ajudar o leitor a visualizar a informação que está sendo tratada no texto de uma forma diferente, complementando ou ilustrando o que está descrito em palavras.

Quando falamos em leitura diante das telas de computadores e dispositivos móveis sabemos que pode ser bem cansativo fixar a atenção em algo por muito tempo. As imagens também acabam sendo um momento providencial para descansar a vista das letras miúdas da tela.

Além disso, elas também ajudam no compartilhamento nas redes sociais.

Como?

Ao compartilharmos um conteúdo com mensagens, o Facebook as reconhece para colocar junto à chamada do artigo. Elas também se tornam foco central para o compartilhamento em redes que têm foco nas imagens, como o Pinterest e o Instagram.

O poder do negrito e do itálico

Já reparou como muitos conteúdos têm palavras em negrito ou itálico? Na verdade, ao utilizar essas formatações, você acaba tornando elas mais visíveis aos olhos do leitor no momento em que ele escaneia o material.

Esses termos não são escolhidos à esmo. Na verdade, eles indicam os principais assuntos abordados no texto e isso vai ajudar o visitante a reconhecer as palavras-chave do artigo e, com isso, permitir que ele encontre as respostas mais facilmente.

Transformando o conteúdo em listas

Pode reparar: basta colocar o assunto em formato de lista, repletos de bullets, que o artigo parece ficar bem menor e mais fácil de ler.

E não é apenas impressão. Na verdade, essa é uma ótima ferramenta usada para organizar os tópicos em unidades menores.

Esse formato auxilia, principalmente, quando o próprio título do material remete a questões pontuais e específicas, respondendo a prováveis questões da sua persona.

Por exemplo: 8 maneiras de aumentar o engajamento no Facebook para pequenas empresas. Esse título mostra claramente a quem o artigo é destinado (pequenas empresas) e o que você vai encontrar nele (8 dicas de engajamento no Facebook). O número torna o título do post muito mais atraente.

Finalizando…

Agora que você foi devidamente apresentado à escaneabilidade pode perceber, através de exemplos bem práticos, a sua importância para o sucesso do seu conteúdo online.

Só que não podemos deixar de lembrá-lo de que nada disso vai adiantar se você não levar em consideração duas questões básicas no que diz respeito aos materiais que você produz e divulga: é preciso focar sempre na qualidade, na constância e na relevância.

Essa tríade é fundamental não apenas para trazer leitores para o blog que você criou, mas para transformá-los em leads.

Afinal, marketing bem feito é aquele que ajuda você a vender mais e melhor.

Leitora via Shutterstock.