Demorou, mas o e-commerce finalmente chegou às redes sociais. O Facebook lançou nesta quarta-feira, dia 18, o LikeStore, onde será possível vender produtos diretamente pela rede social. A estréia da página será através da venda de ingressos do show de Jack Johnson, em Recife. A princípio, o serviço será restrito a grandes parceiros com o Show de Ingressoas, mas as negociações do F-commerce – as lojas virtuais do Facebook – já estão em andamento com outros fornecedores.
O sucesso do e-commerce entre os internautas é irrefutável. Em 2010, o serviço movimentou R$ 14,8 bilhões – e ainda é uma prática recente. A expectativa é quem em 2011 esse número suba para aproximadamente R$ 20 bilhões. A associação à web 2.0 é uma sacada genial: os consumidores passarão a ter um contato ainda mais próximo com os produtos, coisa que além de facilitar o acesso e consequentemente a compra, irá proporcionar uma disseminação viral das marcas. Já estava na hora da prática surgir – e, mais uma vez, o Facebook conta com a vantagem do pioneirismo.