fbpx

A Apple, referência de design há décadas, seguirá uma linha de design difundida pelo Google e Microsoft, contrariando fan-boys, designers e muitos profissionais experientes. Chamada de flat design, ou design plano, a nova tendência traz uma mudança profunda em diversos aspectos dos negócios.

Um design tem como meta o alcance de um objetivo. Quando a empresa que deseja disponibilizar um objetivo remove todos os famosos “ruídos de comunicação”, extremamente conhecidos pelos profissionais de marketing, obtém um resultado muito maior. No caso do flat design, considere basicamente a remoção de todos os detalhes que são adicionais aos conceitos, arquitetura da informação, ao design da interface ou a experiência do usuário. Sombras, reflexos, relevos, gradientes, brilhos e qualquer outro detalhe deve ser removido para os defensores do flat design. O foco deve estar no peso dos elementos da página, no conteúdo, nas cores e na tipografia. O flat design é minimalista e tem como grandes amigos os dispositivos mobiles, como tablets e celulares.

Resumidamente, o conceito apresenta a possibilidade de focar no que é realmente importante. Esta tendência será adotada pela Apple no iOS7, sistema operacional que está para ser lançado para seus dispositivos como iPhones e iPads. Sendo adotada por uma das maiores empresas especializadas em design de todos os tempos, esta técnica tem que ser estudada, aplicada e entendida mais a fundo. Ao invés do designer focar em fazer uma tela similar à realidade, a perspectiva é fazer com que a tela se torne a realidade. É um conceito difícil de entender em um primeiro momento. É necessário pensar mais a frente. O Google Glass é um excelente exemplo de como o flat design é essencial e pode ser aplicado.

Google-Glass-Dating-app-script

Qualquer detalhe que interfira no design pode ser prejudicial. Estamos evoluindo de uma forma tão avançada em termos de integração do digital com o real que o flat design vem muito bem a calhar.

Até agora, quanto mais real um design melhor.

A tendência que se espera é que em pouco tempo os designers iniciem a adicionar profundidade de acordo com a necessidade. Será que um dia vamos voltar ao design realista? Se este for o caminho, com certeza será muito mais maduro. E mais do que apenas o design de websites ou impressos, o flat design faz com que todo o negócio de uma organização seja repensado. Digamos que agora ao invés de design thinking, os empresários devem iniciar a utilizar o flat design thinking.


Daniel Z. Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

Author posts