A gente já sabe que o conteúdo é rei no Marketing Digital.
Também já sabemos que sem definição de persona não se vai a lugar nenhum. Inclusive, sabemos que a análise constante é parte importantíssima desse processo.
Se já temos consciência de tudo isso me pergunto por que ainda não estamos olhando com atenção para o planejamento? Como ter conteúdo de qualidade sem planejar? Como definir persona sem planejar o que devemos considerar? Como analisar métricas sem planejar ações?
Planejamento é a peça-chave de qualquer estratégia. Ele permite que erros sejam cometidos sem que haja comprometimento do processo como um todo.
Cada ação precisa ser aprimorada com cuidado. É preciso verificar como cada passo refletirá na etapa seguinte e, ainda mais, como contribuirá com a etapa anterior.
Documentando o planejamento
A forma que se escolhe para documentar o planejamento pode contribuir ou atrapalhar o trabalho. Planilhas, tabelas, documentos, softwares ou sistemas precisam ser estudados para que deem conta da demanda de trabalho e que sejam práticos.
A ferramenta escolhida precisa ser adaptável às diferentes necessidades da estratégia. Essa flexibilidade aumenta as possibilidades de criação de ações em busca de um resultado efetivo.
Redator via Shutterstock.