Gamificação ou gamification é um termo usado para referir-se à utilização da lógica dos jogos para desempenhar tarefas cotidianas.
E a nossa parceira Infobase Interativa criou esse infográfico com 5 cases interessantes que podem render boas ideias para você.
E já que hoje batemos 100 mil downloads de nosso podcast Mídia, Não Marketing, aproveitamos para recomendar o episódio onde entrevistamos Mitikazu Lisboa, CEO da Hive, empresa que atende a clientes como Brahma e Skol, onde conversamos sobre gamificação.
Você pode descobrir mais a respeito de uma pessoa numa hora de jogo do que num ano de conversação. – Platão
Nestes 38 minutos, conversamos sobre:
- Técnicas de gamificação
- Cases
- Aplicações
- Plataformas para gamificação
- Programas de milhagem
- Sistemas de premiação
- Advergames
- E muito mais…
Ouça o episódio aqui e confira o infográfico abaixo.
Pokémon via Shutterstock e Matthew Corley.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.
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4 Comments
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Quero fazer uma contribuição.
O Foursquare não usa mais esse sistema há pelo menos dois anos, desde que ele comprou o swarm, que agora é o braço da empresa que cumpre essa proposta.
Como usuário e profissional de marketing achei um tremendo tiro no pé, uma vez que os muitos brasileiros ainda não eram familiarizados com o app, quando ele começou a ganhar “corpo” e cair no gosto da galera fizeram uma mudança sem sentido algum.
Eu excluir o app e nunca mais usei nem o Foursquare e nem Swarm (já testei e achei uma porcaria).
Mas era é isso só para ajudar na atualização das informações.
E parabéns pelo infográfico muito bom! 🙂
Obrigado pelo comentário Samuel! Eu particularmente não uso o Foursquare mas vemos a geolocalização voltando com força com o Pokemón Go, por exemplo.
[…] As ilustrações são de livre escolha pelo designer, concordando com os temas estabelecidos nos pequenos quadros. Pensei em uma estrutura similar à oferecida como sugestão pela Clarissa, que pode ser acompanhada nesse link. […]
[…] Técnicas de gamification são utilizadas para instigar os desejos naturais das pessoas para alavancar a competição, realização, status, a auto-expressão, altruísmo e alcance de metas. […]