O debate pode parecer antigo, mas está cada vez mais atual e recorrente.

Todos os dias somos atacados por uma avalanche de informações, mas não nos aprofundamos em nada. E isso não é exclusividade da internet: TV, jornais, anúncios, livros e aquela revista que você assinou e ainda nem tirou do plástico.

Mas a web tornou tudo muito mais rápido. Você lê os sites de notícias, blogs, acompanha as atualizações dos seus amigos no Facebook, a timeline no Twitter voa, sua caixa fica lotada de e-mails… É muita informação!

A angústia por não conseguir acompanhar tudo isso já é até diagnosticada, em alguns casos, como o mal dos nossos tempos: a síndrome do excesso de informação. O fluxo contínuo não permite absorver bem esse conteúdo porque não abre espaço para reflexão. Análise demanda tempo para entender e questionar.

Uma tendência que promete resolver esse problema é a curadoria de conteúdo.  Plataformas como o Storify organizam os conteúdos para você. E já existem até profissionais atuando como curadores de conteúdo para grandes empresas.

O sempre questionador Renê de Paula fez um de seus vídeos sobre o assunto. Recomendo dedicar 10 minutos do seu tempo para assistir, e mais alguns para a reflexão.

Eu acredito que a qualidade da internet depende do uso que você faz dela, então, use com moderação ;D

Autora: Poka Nascimento