Jornalismo fruta (ou o que um redator pode aprender indo a feira)

Post de Tatiana Nascimento ( Poka )

Se você, como eu, não é jornalista de formação, mas trabalha com conteúdo, isso também vale pra você.

Aquele ditado de “saber vender seu peixe” nunca foi tão real. Se antes o jornalismo era uma profissão romantizada, de apurar e mostrar a verdade, hoje, para sobreviver no mercado é preciso saber que o conteúdo é um produto, e um produto que vence rápido, assim como uma fruta. Notícia velha não vende e fruta passada também não.

Você, como produtor de conteúdo, sabe conquistar sua audiência? Veja o feirante, ele sabe o que dizer pra convencer, a hora de baixar o preço, como negociar… E isso porque ele sabe quanto vale o seu produto e conhece bem o seu público. Para que seu conteúdo seja realmente relevante você deve saber essas duas coisas: quanto vale a sua informação / seu trabalho, e o que o vai impactar sua audiência.

Isso não quer dizer que você tenha que dizer só o que sua audiência quer ouvir sempre. Calma, o mercado não matou o idealismo. Mas saber onde, quando e como dizer é o que vai garantir sua sobrevivência no mercado. Informação é um produto valioso, então procure entender bem como funciona esse mercado.

E claro: vá mais a feira ;D

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!