Post de Tatiana Nascimento (Poka)

Se você é um dos sortudos que ainda não viu essa pérola, lá vai o link:

http://manifestosocialmedia.com.br/

Depois de ver o vídeo e ler o tal manifesto, fico me perguntando: que tipo de “profissional” faz uma coisa dessas? O que a Bianca espera com isso? E mais: porque pagar um domínio ponto com?!

Piadinhas sobre o universo das agências são legais, e isso não é mérito dos profissionais de Social Media, mas a linha entre isso e ser chato é tênue. Se estão tão insatisfeitos com suas profissões, por que não fazem outra coisa? Ou melhor ainda, por que não fazem algo realmente concreto para melhorar as coisas no trabalho? Quem trabalha em agência (em especial com Social Media) sabe: você tem hora para entrar, nunca para sair; o cliente nunca sabe bem o que quer; você mensura muitas coisas, mas o chefe quer saber mesmo é do retorno do investimento; e todo mundo diz que você passa o dia do Facebook e no Twitter. Mas existe uma palavra-chave que muitos profissionais ainda não aprenderam: planejamento.

Se as áreas trabalham em conjunto, se o cliente tiver um objetivo estiver esclarecido sobre as ações para se chegar lá, se a empresa entende a importância de engajar, e principalmente, se o profissional responsável gostar do que faz, as coisas vão andar melhor. Problemas acontecem, todos têm, e vamos rir disso. Melhor do que criar um manifesto e sair reclamando.

Mas fica uma dúvida? O que será a enigmática data 10/10/2011 que aparece no final do vídeo? Eu chuto que possa ser um viral de algum serviço se gerenciamento de redes. Como se já não existissem e alguém realmente ficasse fazendo gráficos de mensuração na mão… Alguém arrisca outro palpite?

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!