Categorias
Blog Marketing de Conteúdo Publicidade

Manual do Futuro Redator: 11 Frases para Pensar a Redação Publicitária

Ao ler o Manual do Futuro Redator, de Sérgio Calderaro, da Novatec, me deparei com um conteúdo muito mais completo do que somente um manual.

Aliás, eu arriscaria dizer que ele vai exatamente na contramão de um manual.

Digo isso porque ele não traz uma fórmula fechada para ser um redator. Ele compartilha experiências e faz análises de situações cotidianas da profissão. Por isso, selecionei uma lista de 11 frases de Calderaro que marcaram, pra mim, a leitura e que tenho sempre junto.

“Só que não é fácil assim. Não é só querer ser e pronto. Talento para mim é sinônimo de trabalho e dedicação, e isso em qualquer área, decida você ser redator, advogado ou o grande herói das estradas.”
“Adquira o hábito de ler seus textos em voz alta. É uma benção infalível que o livrará de todos os males. Amém.”

“Para os redatores mais românticos, diria que o título é como os olhos de alguém que você acaba de conhecer; para os mais safados, diria que é como a bunda. Em suma, o título é aquilo em que você se fixa primeiro, e a partir dele o leitor já faz seu pré-julgamento e decide se aquele texto – ou aquela pessoa – vale a pena.”

“A experiência estética conta muito e influencia decisivamente qualquer leitor. Por isso você vai ter que ser bom de som e de ritmo. Seu texto tem que soar como música.”

“Mas então. Gastei toda essa saliva para poder concluir este capítulo assim: quanto mais referência você tiver, mais material terá para escrever.”

“O produtor de sacadas em série costuma ter vida bem mais curta e geralmente é substituído […]. Para o futuro redator que quer chegar a algum lugar, a palavra preguiça está proibida.”

“O que penso hoje: deixar que a equipe trabalhe de madrugada é atestado de incompetência de chefes e diretores. Significa que esses digníssimos senhores não sabem administrar bem seu negócio e não lidam bem com a organização do tempo.”

“Por fim, abra bem o seu olho: se lhe derem algo pra revisar na tela, recuse! Exija folha impressa, mesmo que aleguem pane na impressora, falta de tinta ou danos ao meio ambiente. Não aceite. Bata o pé nisso. Não revise na tela! Revise no impresso! Se não a merda vai estourar mais lá na frente e o culpado será ninguém mais, ninguém menos, que você.”

“Há épocas de mudanças mais incisivas […], mas o transe é contínuo, a língua não é peça de museu e tem vida própria, que escapa ao controle de regras de uso e etiqueta.”

“Conviva com colegas que ouvem e querem ser ouvidos, na medida certa. Isso é troca, muitas vezes bem mais enriquecedora que qualquer livro que você possa ler. Pensando bem, são coisas incomparáveis. Pensando melhor ainda, são coisas complementares. Bons livros e bons diálogos. Procure equilibrar tudo isso e você se fortalecerá como redator.”

“Redigir é para os que amam o texto. Você vai precisar desse amor pra não jogar tudo pro alto em vários momentos da sua carreira. […]. Redigir é pra quem tem sensibilidade, mesmo que for pra vender assento de privada.”

Leitores do Vitamina Publicitária tem 20% de desconto na compra do livro com o código “VITAMINA”.

Curso Redação Publicitária com foco em Produção de Conteúdo

As inscrições estão abertas por tempo limitado para o Curso Redação Publicitária com foco em Produção de Conteúdo.

Saiba mais e Inscreva-se Aqui

Jovem via Shutterstock.

Por Michele

Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.

Comente: