Os mercados vivem uma nova relação entre conteúdo, consumidores e canais. Com a disseminação dos dispositivos móveis, o ato de consumir se transformou. Além da publicidade tradicional, cada vez mais a opinião de outros consumidores pesa na decisão de compra. E as marcas já perceberam isso.
Não se pode pensar no futuro do marketing apenas com as redes sociais, com o uso de Twitter e Facebook que vemos hoje. É preciso compreender que todas as mídias tornaram-se sociais e as pessoas estão cada vez mais interessadas em conversas.
Marketing de Conteúdo é uma maneira de descrever a informação que atrai um público para uma marca, ou seja, saber criar conversas relevantes sobre essa marca. O foco dos mercados hoje é conseguir reter a atenção dos consumidores.
O tempo das pessoas é limitado e valioso, e atenção é uma questão de escolha. De nada adianta uma enxurrada de informação irrelevante. Por isso, é preciso conhecer bem seu público e ter objetivos claros, para conseguir desenvolver conteúdo de qualidade.
Mas, afinal, como prender a atenção do meu consumidor? Não existem fórmulas mágicas, mas a resposta mais aproximada pode estar nos conceitos de Storytelling Transmídia:
– Os consumidores são os meios: entenda os consumidores como meios de disseminar seu conteúdo. Com apenas é celular é possível levar uma mensagem longe.
– Pessoas querem fazer parte: conte histórias, elas têm o poder de reunir pessoas com interesses comuns.
– Crie empatia: é muito mais provável que alguém compartilhe algo com que se identifica.
Que saber mais sobre Storytelling Transmídia? Vamos falar mais sobre esse assunto no próximo post ;D
Autora: Poka Nascimento