O que รฉย Growth Hacking?

Hรก pouco mais de 1 ano atrรกs, Dave Chaffey perguntou em um post: โO que as empresas podem aprender com growth hacking?โ.
Esta foi uma das primeiras matรฉrias que introduziram a abordagemย growth hacking, que se originou em negรณcios online de startups e definiu como as empresas mais tradicionais estรฃo criandoย growth hackingย para apoiar a otimizaรงรฃo de conversรฃo.
Neste post vou apresentar alguns conceitos e informaรงรตesย atravรฉs de uma resenha mais profunda de um livro sobreย growth hackingย que li recentemente.
No livroย Growth Hacker Marketing, Ryan Holiday explica mais sobre esta nova abordagem que estรก sendo aplicada nos departamentos de marketing de empresas de alto nรญvel tecnolรณgico e mercadolรณgico.
ร um questionamento sobre como os departamentos de marketing tradicionais operam. De acordo com o Google Trends, o aumento da procura associada a este novo conjunto de habilidades estรก em ascensรฃo eย estรก aqui para ficar.
Mas, por que oย growth hackingย se torna essencial para as organizaรงรตes funcionarem de agora em diante?
Vamos lรก:
#1. Adeus ร economia industrial, olรก economia conectada
A era da Revoluรงรฃo Industrial e das muitas organizaรงรตes (e suas culturas) estรก em declรญnio.
Em seu lugar estรก uma economia conectada que tem proporcionado o estรญmulo para a colaboraรงรฃo, a iniciativa para derrubar o que eram โbarreiras de entrada em mercadosโ e a destruiรงรฃo de monopรณlios (por exemplo, a indรบstria da mรบsica e da ediรงรฃo de livros).
#2. O impacto da recessรฃo global
A percepรงรฃo de milhares de pessoas e dezenas de empresas estรก despertada para esta nova era em que vivemos agora, um novo amanhecer de uma interconexรฃo, chamada de economia global.
ร cada vez mais fรกcil encontrar uma maneira e uma alternativa mais barata para o โrace to the bottomโ.
De acordo com a revista de negรณcios Forbes: โEm torno de 8,4 milhรตes de postos de trabalho nos EUA desapareceram entre Janeiro de 2008 a Dezembro de 2009โณ, grande parte, devido ร falta de competรชncias de funcionรกrios digitais ou simplesmente por que nรฃo haviam oportunidades ou exigรชncias de habilidades tradicionais dentro das empresas.
A visรฃoย Growth Hacker Marketing
Em seu livro, Holiday define o cenรกrio fornecendo uma visรฃo geral da cultura organizacional e do despertar para a economia conectada.
Ele lista uma sรฉrie de organizaรงรตes bem-sucedidas que adotaram essa forma de trabalho (Dropbox, Mailbox, Twitter, Facebook, Instagram) com um nรบmero fascinante de casos profundos estudados durante todo o livro.
O livro รฉ dividido em 4 principais รกreas:ย product market fit, encontrando seuย growth hack,ย ser viral e conservaรงรฃo / otimizaรงรฃo.
Passo #1: product market fit
PMF รฉ o momento em que o produto e seus clientes estรฃo em perfeita sincronia um com o outro.
E a melhor maneira de chegar a este objetivo final รฉ comeรงar com um MVP (produto mรญnimo viรกvel) e melhorรก-lo com base no feedback โ nรฃo tenha medo de lanรงar o produto e aprender com o seu pรบblico sobre as formas de melhorar o seu valor. Abrace o medo.
Na รฉpoca mais recente dos produtos, nรณs รฉramos responsรกveis pelo produto ou equipe de desenvolvimento de negรณcios, mas PMF convida a equipe de marketing para ser o componente central no desenvolvimento e refinamento de criaรงรฃo do produto e lanรงa-lo atravรฉs do feedback de seu pรบblico.
Passo #2: encontrando seu growth hack
Conheรงa o seu pรบblico. Isso รฉ essencial para fazer a sua audiรชncia ciente do produto/serviรงo que vocรช estรก lanรงando.
A compreensรฃo de quem รฉ seu cliente, como ele interage atravรฉs do digital e fica consciente sobre o seu negรณcio sรฃo os principais atributos necessรกrios.
Vocรช estรก visualizando levar seus produtosย ao mercadoย de uma forma barata, eficaz e รบnica.
Por exemplo para lanรงar o produto Dropbox, os fundadores criam um vรญdeo de demonstraรงรฃo para explicar como usar o serviรงo.
Mas ao invรฉs de contratar uma empresa de alta produรงรฃo, a Dropbox filmou o prรณprio vรญdeo e sabia onde postรก-lo (ou seja, onde o seu pรบblico potencial estaria) e publicou no Digg, Slashdot e Reddit.
Passo #3: seja viral
Growth Hacking รฉ lanรงar o seu produto da forma mais barata possรญvel, รบnica e diferenciada de seus concorrentes.
Para isso, se espalhar de forma viral รฉ um componente central e vocรช estarรก retransmitindo seus usuรกrios para ajudar a espalharem a palavra.
Todo mundo quer lanรงar o prรณximo anรบncio viral para divulgarย o seu produto ou serviรงo, mas vocรช estรก tornando o seu produto / serviรงo mais fรกcil para ser espalhado. Oย mais importante รฉ: vale a pena falar sobre ele?
A Dropbox construiu um dos programas de referรชncia mais eficazes e virais do mundo dasย startups: eles ofereceram espaรงo em disco para todos os usuรกrios que convidassem amigos para o Dropbox e se inscrevessem.
Ao introduzir esta oferta, o nรบmero de novos usuรกrios aumentou em 60%, com mais de 2,8 milhรตes de convites diretos por mรชs.
Passo 4: retenรงรฃo e otimizaรงรฃo
No marketing tradicional, o profissional de marketing traz clientes potenciais.
No mundo doย growth hackย marketing รฉ responsabilidade da รกrea de marketingย reter, compreender e interagir com seus potenciais clientes e converter esse cliente atravรฉs do uso da anรกlise de dados.
Ao invรฉs de gastar mais e mais dinheiro em geraรงรฃo deย leadsย externos, o foco รฉ a otimizaรงรฃo interna de onde vocรช pode aumentar a sua conversรฃo de venda.
O papel doย growth hackingย รฉ otimizar o trรกfego de entrada e o foco em retenรงรฃo.
O growth hackย estรก para ficar
Este รฉ um livro que com certeza recomendaria. ร um livro que ressoa perfeitamente com a economia digital eย conecta todos nรณs que estamos operando. Mais importante, fornece um guia em 4 passos de principais atributos a considerar para aplicar tรฉcnicas de invasรฃo deย Growthย para o mercado.
Como o autor Thomas Friedman afirmou em seu livro, O Mundo รฉ Plano: โpor volta do ano 2000 entramos todos em uma era nova โ Globalizaรงรฃo 3.0 โ que estรก encolhendo o mundo de um tamanho pequeno para um tamanho minรบsculo e nivelando o campo de jogo ao mesmo tempoโ.
Friedman referiu a Globalizaรงรฃo 1.0 como dos paรญses globalizantes e a forรงa dinรขmica na Globalizaรงรฃo 2.0 eram โempresas globalizadasโ. Aย forรงa dinรขmica na Globalizaรงรฃo 3.0 รฉ o โnovo poder para as pessoas de colaborar e competir globalmenteโ.
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Este artigo foi adaptado do original, โImproving marketing using Growth Hackingโ, do Smart Insights e visto em “Aprimore o seu marketing usando growth hacking” do The Growth Hacker. Alias, vale a pena se inscrever na news deles.
Foto do grรกfico de crescimentoย via Shutterstock.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi รฉ empresรกrio, publicitรกrio, e ajuda empreendedores a construรญrem seus negรณcios com aย internet.
Hรกย mais de 15 anos no mercado, jรก foi dono de agรชncias de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e รฉ editor-chefe do Vitamina Publicitรกria, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bรญblia do marketing de conteรบdo pela VentureBeat.