Todos sabemos que em Social Media tudo pode ser medido.
OK, mas então, quais métricas nas mídias sociais devem ser mensuradas?
Definir essas métricas não é tão simples quanto pode parecer para se destacar nas mídias sociais.
As métricas nas mídias sociais podem indicar, por exemplo, quantas pessoas associam sua marca a segmento A ou C, por exemplo.
As aplicações mais comuns de métricas são para mensurar ROI (retorno sobre o investimento) e impacto nas vendas.
Não há como dizer quais são as métricas mais importantes a serem medidas, isso depende sempre do negócio da empresa.
Também é preciso entender o quanto as mídias sociais interferem nele e se são usadas de fato como uma mídia, apenas para relacionamento, ou ainda, como um lugar de insight para os negócios/produtos, onde podem surgir melhorias.
Apesar disso, dispomos de muitos dados de pesquisa que permitem definir as métricas mais usadas pelo mercado.
De moro geral é preciso saber informações sobre seus seguidores e o quanto suas mensagens impactam neles.
O ideal é mesclar essas métricas com os dados de negócios da empresa, como dados de venda, custo etc.
Dessa forma, é possível trabalhar em cima disso para que as métricas ajudem a alcançar o objetivo de negócio da empresa.
Esses dados podem ser divididos em:
- Dados de audiência: quantas pessoas serão impactadas;
- Dados de participação: quantas pessoas interagem, dão RT ou curtem;
- Dados de engajamento: relacionamento de pessoas que sempre interagem com a marca;
- Dados de comunidade: quantas pessoas estão na página da marca.
Existem inúmeras ferramentas de mensuração.
Acredito que as melhores pagas sejam mesmo o Scup e o Radian6, mas se o seu negócio é pequeno, tente as gratuitas como o HootSuite (tem uma versão paga mais completa) ou mesmo os dados do Google Analytics.
O importante é saber analisar e fazer o melhor uso desses números na sua estratégia de comunicação.
Para fechar, deixo vocês com a palestra do Social Media Week do ano passado sobre o tema:
Mitos & Verdades das Métricas e do ROI em Mídias Sociais.