Criar foco para empreender é um desafio. Ouça o episódio 21 do Podcast Mídia, Não Marketing, e descubra porque foco é o que diferencia um amador de um profissional. Você vai aprender:
- Como saber se você está focado o suficiente.
- O que Gary Vaynerchuk, o BOPE e o Professor Clovis tem em comum.
- Porque é bom estar bravo para empreender.
- Porque às vezes tudo que você precisa é desfocar.
- Como criar foco para empreender.
- Qual é a técnica de foco que tem o objetivo em primeiro lugar.
Ouça o Podcast Mídia, Não Marketing, abaixo…
[player]
Notas do Show
Destaques, Dicas e Bônus
- “Comece com o final em mente.” – Brian Clark
- Foco é objetivo.
- Comece de trás para frente.
- É impossível ter foco sem saber o que você quer.
- Faça tudo com objetivo, porém com calma.
- Canalize a sua energia.
- Se você não tiver foco, serve de ativo para quem tem.
- A nossa sociedade recompensa quem sabe o que quer.
- Foco é como um músculo. Se não usarmos, atrofia.
- Numa era de distrações intermináveis, aprimore seu foco para prosperar no mundo complexo em que vivemos.
- Foco é a “hábilidade sutil”, ferramenta essencial, e o que diferencia um especialista de um amador.
- “Você vai morrer” – Gary Vaynerchuk
- Você tem um tempo limitado. Foque.
- Para ter foco, decida o objetivo.
- Quem erra mais, ganha.
- Saiba dizer não.
Transcrição:
Sem afobação, pode tá o pau quebrando, você vai fazer tudo com calma.” – Capitão Nascimento
Focar no que você está fazendo é fundamental.
Mas como criar foco para empreender? Como saber se você está focado o suficiente?
Porque foco é importante para o empreendedor
Hoje em dia não ter foco parece ser menos perigoso do que antigamente.
Se você não tivesse foco navegando pelos mares agitados para levar as suas mercadorias, a probabilidade de seu navio não chegar em seu destino era quase certa.
Foram raras as faltas de foco que levaram grandes marinheiros a lugares melhores do que pretendiam, apesar de nosso país fazer parte dessa estatística.
Se você caminhasse tranquilamente em meio a uma floresta, corria perigo de virar o jantar.
Atualmente, o risco é menor para a sua saúde física se você não tiver foco. Mas você corre um grande risco quando não tem foco. Hoje em dia, se você não tem foco, está condenado a seguir quem tem e servir de ativo para atingir os objetivos de outras pessoas.
Mais do que apenas ser atropelado na rua ou bater a cabeça em um poste teclando no seu celular, a falta de foco vai acabar com o seu negócio e seus sonhos.
A sua falta de foco vai contribuir para os objetivos de quem tem mais foco do que você. Para os empreendedores quem tem mais foco do que você. Para os resultados de quem tem mais foco do que você.
A nossa sociedade capitalista recompensa as pessoas que sabem o que querem. Se você não tem foco, você não manda na sua vida. Você vai seguir quem tem foco porque não se dá ao trabalho de saber onde quer chegar e ter o foco necessário para ir atrás.
E se você quer empreender ou fazer acontecer nos seus próprios termos, foco é fundamental.
Você precisa de foco para:
- Criar coragem
- Criar um negócio
- Criar uma marca
- Criar um produto
- Entender seu cliente
- Produzir conteúdo
- Espalhar a sua mensagem
- Comunicar
- Empreender
- E praticamente tudo relativo a negócios de sucesso…
Daniel Goleman diz em seu livro Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso, que foco é como um músculo. Se não usarmos, atrofia. Mas se fizemos bom uso, ele se fortalece, se desenvolve e cresce.
Numa era de distrações intermináveis, ele diz que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos.
Chama foco de “a hábilidade sutil”, ferramenta essencial, e o que diferencia um especialista de um amador.
Lembre-se dos heróis da sua vida. Da sua série favorita do Netflix. Do seu filme predileto. O ator principal, o herói, tem foco ou não? Provavelmente ele é o personagem mais focado, porque da mesma forma que quem tem mais e melhores conteúdos se destaca, quem tem mais foco, ganha.
Eu usei como desculpa por um bom tempo que faltou foco do meu chará para escrever seu livro, que na época em que li me pareceu um pouco extenso. Mas na verdade, o que realmente faltou foi meu foco em concluir a leitura.
Nós seres humanos adoramos colocar a culpa no outro. Nesse caso, Goleman escreveu e publicou um livro inteiro sobre o assunto, e eu não tinha nem conseguido terminar de ler e estava reclamando do tamanho do livro.
Esse é o professor Clovis de Barros Filho no Youtube. Clóvis é jornalista e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e coordenador do programa de mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing.
O professor Clovis ressalta nesse trecho como carecemos de brio e de vontade. Não é falta de inteligência. É falta de vontade de fazer acontecer.
E vontade com ação, precisa de foco. Porque como o professor diz, se você nasceu com a capacidade padrão dos seres humanos, um cérebro de um tamano normal e inteligência mediana, basta querer e fazer acontecer. Não é necessáro um talento sobrenatural para empreender.
Mas sem dúvida nenhum é preciso coragem, e foco.
Como ter foco?
Mas como ter foco?
Você vai morrer” – Gary Vaynerchuk
Esse é Gary Vaynerchuk, Essa é a frase motivacional que Gary deu quando uma garota pediu um incentivo em 3 palavras para ele em NY.
E além de ser verdade, essa frase nos ajuda a relembrar que temos que focar no que realmente queremos para nossos negócios.
Seja para você mesmo, para sua família ou para quem você ama, se você não focar, os resultados não vão aparecer.
A vida é uma evolução. E para evoluir, precisamos usar a energia que temos para lutar em direção a nossos objetivos.
Mas como mensurar nosso foco? Como ter certeza que estamos focados?
Temos um tempo limitado. Você precisa focar.
Foco é tomar decisões
Para ter foco, você primeiro precisa decidir no que focar.
É difícil ter foco porque primeiro é necessário que você decida para onde você quer ir e tome a decisão de ir atrás.
Quem erra mais, ganha.
Comece de trás para frente
Comece com o final em mente. – Brian Clark
Foco é objetivo, e por isso começar com o final em mente é a melhor forma de atingir o primeiro resultado necessário para ter foco: saber o que você quer.
É impossível ter foco sem saber o que você quer, e começar de trás para frente é uma das melhores formas para ter foco. Primeiro você precisa saber para onde quer ir.
Assim você sabe o que você quer e pode definir as etapas anteriores até chegar onde você está.
E a partir daí começar a trabalhar em direção a seu objetivo com foco.
Saiba dizer não
Saiba dizer não e foque no que é importante para você e para o seu negócio.
Devem existir apenas duas respostas que você pode dar para qualquer decisão que você tenha que tomar para ter foco no seu empreendimento:
Ou é “óbvio que sim”, ou é “-nem fudendo-” “de jeito nenhum”.
Saber o que você quer é o primeiro passo, e saber dizer não para o resto é o segundo.
Tenha claro o que você quer para e saiba dizer não para as coisas que não contribuem com isso.
É comum acharmos que as pessoas ou coisas que não estão ajudando podem também não atrapalhar.
Mas imagine o carro dos Flintstones, que tem aquele buraco no meio em que as pessoas colocam as pernas para movimentar o carro. O simples fato de ter mais pessoas ou coisas no carro já atrapalha. Elas não precisam estar pedalando contra a sua direção. Se elas não estão contribuindo a peladar neste caso, elas são peso morto. Por estarem lá você precisa fazer mais força para que o carro se movimente.
Então se as coisas não estão ajudando você a ir para frente, elas atrapalham o seu foco e você deve dizer não.
Saiba dizer não para tudo que não agrega valor e cuidado ao adicionar detalhes que agregam valor mas também precisam da sua energia. Menos é mais e a simplicidade é ouro.
Porque foco é importante agora
Foco é cada vez mais importante porque existem cada vez mais possibilidades.
A cada minuto há novos problemas que podem ser resolvidos e o cérebro recompensa tarefas resolvidas. Por isso checamos tanto as redes sociais e e-mails.
Cuidado com as recompensas que não trazem resultados reais para você e seu negócio.
Todos os dias surgem novas metas e objetivos que você pode querer focar. E isso pode se transformar em um ciclo improdutivo que leva você para longe dos seus objetivos.
“O Brasil não é para principiantes. – Antônio Carlos Jobim
Um olho no peixe e outro no gato? Se você prefere comer peixe, foque no peixe e esqueça o gato.
Foco é estar presente
Foco é estar presente, atento e tomar ações intencionalmente. É não se deixar levar, e ser dono das suas atitudes.
Significa que você sabe o que quer, e como vai chegar lá.
Se você começou com o final em mente, já sabe onde quer chegar. Defina como e esteja presente em suas ações. Não deixe que nada o destraia e foque no resultado.
Nunca foi tão difícil ter foco
São muitas distrações.
De centenas de canais de TV e séries a milhões de sites que você pode acessar, também nunca foi tão importante ter foco.
O medo de perder as coisas que estão acontecendo só te deixa mais longe dos seus objetivos. Conhecido como FOMO, ou fear of missin out, a sindrome do medo de perder o que está acontecendo pode deixar você grudado no Facebook, na TV, e o manter longe de seus objetivos.
É mais importante saber o que está acontecendo no Big Brother ou publicar aquele conteúdo que você está enrolando a meses?
É mais importante para você fazer acontecer ou sair com os amigos?
Controle a si mesmo e tenha foco para controlar seus impulsos, tomando cuidado para não desviar do objetivo.
Nunca foi tão fácil ter foco
Também nunca foi tão fácil ter foco.
São milhares de ferramentas de foco e produtividade, gerenciadores de tarefas e projetos.
Desde técnicas como Pomodoro e Getting Things Done, as metodologias e formas de focar e canalizar a sua energia atualmente estão disponíveis para todos.
Se você não é bom, delegue. Faça o que você gosta, faça o que você sabe fazer e delegue o que puder.
Contrate gente melhor do que você para realizar aquela tarefa, aquele projeto. O foco errado pode ser pior do que a falta de foco.
Cuidado com a procrastinação.
Como Seth Godin falou:
- Conheça os objetivos e seja o mais específico possível.
- Defina responsáveis e datas.
- Como você visualiza a tarefa perfeita? Como ela seria boa o suficiente? Como ela seria se fracassase?
- Quem vai ajudar você? Quem são seus aliados? Quem são os concorrentes?
Foco é estar puto
Quando você está indignado, você pode ter foco.
Use essa energia e a canalize para fazer algo produtivo. Não seja destrutivo, seja efetivo.
Alguém já maltratou você? A vida não foi fácil? Você quer mais?
Fique puto e faça acontecer, porque você merece.
Foco é importante para liderar
Ninguém quer seguir alguém que não tem foco.
Deixar o seu futuro nas mãos de uma pessoa que não sabe para onde está indo é perigoso.
Seja na vida pessoal ou profissional, você quer estar ao lado, junto ou atrás de alguém que tem foco.
Mostre que você tem foco para as pessoas e elas o seguirão, porque a maioria das pessoas não tem foco. As pessoas precisam de alguém que diga o que fazer e onde está o foco que elas devem seguir, poque é difícil tomar decisões.
Foque na sua obra
Invista a sua energia no seu trabalho e na sua obra.
Lembre-se como foi bom iniciar o seu empreendimento e continue com o foco no objetivo em conjunto com o prazer de fazer o que você gosta.
Equilibre o foco com o que você ama. Se não fizer isso pode acabar voltando a um emprego normal.
Cuidado com os eventos que tiram você do seu foco. Seja desde uma reunião on-line até um grande evento da sua indústria, a discussão de assuntos do seu meio, apesar de poderem ser superinteressantes e até produtivas, também podem atrapalhar o seu foco principal.
Desfoque
Às vezes é importante desfocar para deixar o foco correto aparecer.
Deixe a mente descansar e dê espaço para que as ideias clareiem e as coisas realmente importantes se destaquem. A maioria das grandes descobertas foram feitas quando o foco não estava no problema.
Por isso dê uma volta, caminhe 10 minutos ou medite. Faça um esporte, mude o foco do problema, porque ao desfocar você consegue liberar espaço na sua mente.
O foco melhora com o tempo e você pode mensurar de acordo com seus objetivos.
Você está alcançando os resultados que você quer? Se não, provavelmente falta foco.
Você já viu que foco é uma característica em comum dos profissionais de sucesso, seja um Gary Vaynerchuk, policial do BOPE ou o Professor Clovis.
Comece de trás para frente, e como o Capitão Nascimento falou, o pau pode estar quebrando, você vai fazer tudo com calma.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.