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Os números são alarmantes: 83% dos profissionais de marketing B2B brasileiros geram conteúdo. Você se encaixa neste perfil? Em caso negativo, é melhor se preparar.

Os bons resultados que a estratégia de marketing de conteúdo traz às empresas resulta no aumento significante de corporações atuantes nas redes sociais, compartilhando informações e conteúdo informativo, inteligente e diversificado para o seu público.

Enquanto a publicidade e a promoção de vendas não fazem questão de esconder seu caráter comercial (pelo contrário, querem mesmo passar a mensagem de que o objetivo é a venda imediata), o Marketing de Conteúdo tem como principal intuito posicionar as empresas como provedoras de conhecimento.

Esta prática está ganhando a preferência das corporações, pois os aproxima ainda mais de seu público e faz com que, naturalmente, sua empresa seja vista como solucionadora de problemas, sem passar a imagem de uma empresa que só quer saber de vender, sem saber as reais necessidades, desejos e interesses de seus consumidores.

Será que isso dá resultado?

Inúmeras pesquisas dizem que SIM! Estudos da Hubspot (empresa de software de conteúdo), por exemplo, revelam que as empresas de bens de consumo que acrescentam o blog a seus websites têm 88% mais oportunidades de vendas a cada mês, dos que as que não possuem. No caso das empresas B2B, a vantagem é de 67%!

Nos Estados Unidos a estratégia de marketing de conteúdo caminha com excelência. No Brasil, a prática cresce bastante, mas ainda hesitante. Segundo a Diretoria do Google da América Latina, um dos maiores entraves para que as empresas brasileiras consigam fazer os seus websites decolarem na internet é, justamente, a falta de produção de conteúdo próprio, com as características da empresa, do local onde está instalada, hábitos dos consumidores e tendências locais.

Fato: seu site será maior visualizado e indexado pelo Google SOMENTE SE VOCÊ PRODUZIR CONTEÚDO DE QUALIDADE.

 

O mundo da internet está conspirando a nosso favor!

Redes sociais como o LinkedIn estão se mexendo para ajudar as marcas a se tornarem publishers melhores. No mês passado, o LinkedIn inovou e colocou no ar uma pontuação que permite mensurar a efetividade de posts.

Calculada com base no total de membros únicos do site que se envolvem com sua empresa (seja através de página corporativa, grupos, publicações, mensagens, etc) a métrica é calculada. Este número é então dividido pela audiência total de usuários ativos do LinkedIn que se deseja alcançar. O resultado mostra qual parte do público-alvo está sendo impactada de fato.

Ou seja, todas as empresas (incluindo as redes sociais e portais que oferecem espaço para as corporações divulgarem seus produtos e serviços) estão se adequando a esta nova realidade.

O público, independente de faixa etária, sexo e interesse, quer saber sobre a empresa que oferece o produto/serviço que ele procura, ele pesquisa sobre os prós e contras, analisa a experiência de compra de outros consumidores, troca informações, compartilha o conhecimento e a vivência do processo e resultado final da compra.

Em meio a tantas movimentações, o marketing de conteúdo está se tornando uma ação dominante de mercado, que beneficia o público, as empresas, os investidores e titãs do mundo da tecnologia.

 

Desenvolver um plano de marketing de conteúdo eficaz consiste de 3 desafios:

  1. Comunicação em tempo real: A internet fornece milhões de informações o tempo todo. É preciso imediatismo, com campanhas inteligentes, rápidas e de qualidade.
  2. Multicanais: Sua mensagem necessita ser transmitida através de textos, infográficos, vídeos, ebooks, entre outros meios para atingir seu público em qualquer canal e dispositivo. Lembre-se de adequar sempre sua mensagem para que o consumidor que esteja acessando seu conteúdo via smartphone ou tablet, consiga entender perfeitamente o texto e visualizar corretamente a imagem.
  3. Consistência: Marcas globais precisam manter a mesma linha de comunicação em diferentes países, sem deixar de incluir características locais. Uma boa saída é padronizar o layout para divulgação de conteúdo institucional, produtos e noticias em geral para que seu público, independente do local onde esteja, possa fazer a conexão da sua empresa com o assunto divulgado. Mude/adapte somente o conteúdo que quer divulgar e utilize sempre este visual padronizado.

Ainda temos muito a aprender com esta nova metodologia. O importante já está sendo feito: o reconhecimento de que compartilhar informações de interesse de seu público, sem fazer publicidade direta ou incomodá-los com promoções indesejáveis, cresce a cada instante.

Mensurar os resultados e averiguar qual será o retorno dos investimentos, com base em custos e receitas alcançadas, são metas que empresas especializadas em marketing de conteúdo pesquisam. Afinal, divulgar conteúdo é realmente excelente para a empresa e para a população em geral, porém, é utopia, mesmo a longo prazo, não almejar um bom aumento nas vendas finais.

Quer saber mais? Assine a news do Vitamina Publicitária.

Foto das estatísticas via Shutterstock.


Tatiana

Graduada em Publicidade e Propaganda, com MBA em Marketing. Trabalha desde de 2002 com comunicação, com foco em criação de conteúdo online, redação publicitária, atendimento e vendas. É Gestora de Relacionamento na mLabs. Contato: [email protected]

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